Seleção pode ter encontrado o caminho
Téo José
Sempre fui muito crítico com o trabalho do Mano Menezes no comando da Seleção e vou continuar assim. Mas, depois de uma nova convocação, pensando na seleção olímpica, e dois amistosos realizados, vejo que o momento é de esperança e que um caminho pode ter sido encontrado. Estamos vendo uma renovação que, se continuar, poderá ser a base para a Copa do Mundo. Jogadores menos afetados e que querem jogar. Além disso, pela primeira vez nestes quase dois anos de Mano enxergamos um esquema de jogo.
A ideia de colocar uma certa pressão no adversário em seu campo é boa. Assim, além de roubar a bola mais à frente e pegar o time desarrumado, cria um clima de insegurança no adversário. Todo mundo tem marcado, o que sempre fui favorável. Só não pode engessar os atacantes. Mano também deu sorte já que Oscar foi um achado – como entrou bem e com personalidade.
Hulk vem ganhando espaço, mas prefiro o Lucas por ali. É só dar confiança a ele. Um ataque com Neymar, Lucas e Leandro Damião (ou Pato) é de qualidade e velocidade. No meio gostaria de ver Oscar e Ganso juntos. Dois volantes é o suficiente. Mas no gol ainda é muito cedo para afirmarmos que encontramos os jogadores certos. Esta é uma posição ainda totalmente aberta para Copa.
Com um esquema definido e por incrível que pareça Mano não está defensivo, podemos pensar mais claramente nas peças. Só espero que esta não seja uma impressão errada. Estou mais otimista, mas prefiro ver como vai se sair nas Olimpíadas – quando o bicho realmente pega.
No fundo, o futebol não tem muito segredo. É colocar as peças certas, definir um esquema, dar confiança e ter os jogadores com vontade. Aliás, está é a receita de qualquer projeto. Seja esportivo ou empresarial.