Blog do Téo José

Franchitti, perfeito. Tony, guerreiro.

Téo José

Vencer as 500 Milhas de Indianápolis é o maior desejo de todos os pilotos da Indy. Mais, até, que o titulo. Para vencer você precisa estar no seu dia, ter um ótimo carro e ainda uma boa dose de sorte. Dario Franchitti, ontem, teve tudo isto. A equipe, com as temperaturas mais elevadas, acertou na carga aerodinâmica, foi perfeita nas paradas e ele preciso na tocada. Mesmo quando precisou se recuperar, depois de um toque na sua traseira, com Viso sendo o culpado. Nesta caso, entra a dose de sorte.

Nas voltas finais, com a bandeira verde, sua maior ameaça era o Takuma Sato — que tinha um carro bem rápido e estava no seu dia. O japonês, dentro do seu estilo, foi para o tudo ou nada. E rodou na abertura da volta final, quando estava ao lado do escocês. Mais uma vez sorte para Dario, que não foi tocado. Analisando tudo friamente, ele mereceu vencer. Controlou a situação tempo todo e soube poupar equipamento. Claro que está em uma ótima equipe, mas é um grande piloto.

Tony Kanaan não tinha o melhor carro, nem um time tão competente como a Chip Ganassi, mas ele é um caso a parte. Sabe crescer nas horas certas e, em muitas situações, mesmo um circuito oval, tem uma determinação admirável para levar seu carro no braço. Seria muito bacana vê-lo vencer em Indianápolis. Mas, no fundo, não tinha carro para bater o Dario. Foi ao limite e o limite ficou no quase. Um terceiro lugar com gosto de superação.

Rubens conheceu um circuito oval e Indianápolis. Ficou longe das confusões e terminou em 11º, o que não deixa de ser um bom resultado para um novato. Helio não tinha um carro competitivo para vencer. A Penske errou no acerto com as temperaturas elevadas. Faltava velocidade e, ainda, foi prejudicado com o toque do cabo de uma roda em seu pneu dianteiro direito.

Foi uma boa corrida, principalmente nas 50 últimas voltas, e acho que este carro novo da categoria vai ser bem bacana nos circuitos ovais.

E você o que achou das 500 Milhas?

  1. vera

    23/06/2012 19:59:08

    Teo talvez voce nao tenha visto o meu email ontem antes do jogo da euro, gostaria de dizer que sou sua grande fa e nao e hipocresia mas te acho sem sombra de duvida o melhor narrador da tv na atualidade, gosto da tua imparcialidade quando narra um futebol sem falar que a formula indy nao tem graça quando tu nao esta transmitindo. Se puderes manda um abraço pra mim, vera gutierrez de porto alegre, pois se estiverem transmitindo pela Band aberta estarei ligada,pois meu pacote de tv a cabo nao esta liberada a Band News, que pela claro tv e o 47, espero que daqui a algum tempo eu possa trocar o pacote e assistir a Band News na integra, abraços vera

  2. José Wilson C. Santos

    07/06/2012 19:04:54

    Boa tarde Téo!O automobilismo internacional está decepcionante quanto a competência dos pilotos brasileiros. Na F1, o Felipe Massa que, após sofre aquele trágico acidente nunca mais pilotou como antes; o Bruno Senna sempre cometendo erros amadores, e, pouco provável continue guiando até o final da temporada 2012; Na Indy, o Helinho que só sabe falar, corre numa equipe de ponta e sempre decepciona no final; a Bia que, até hoje nunca provou nada e nem vai provar; o Rubinho que ja acomodou-se no posto de derrotado, duvido muito que mude; e o Tony, coitado, dentre todos pilotos brasileiros citados e o mais aguerrido, o que expressa, ou tenta expressar, uma confiança em nós torcedores que a próxima corrida será a da GRANDE VIRADA, mas que por fim, fica sempre para a próxima corrida. É muito triste, para um fã de automobilismo como eu, que já assisti ao vivo diversas e emocionantes corridas, como exemplo a de Indianápolis em 2011, ter depositada a esperança de vitória em pilotos de tão baixo nível técnico. Foram-se os bons tempos da F1 ( com Senna, Piquet ) e da Indy (com Fittipaldi e Gil de Ferran), e agora só nos basta torcer para algum novo e iluminado piloto brasileiro surgir das cinzas que sobraram da era de glória de nossos pilotos. A PROPÓSITO, IMPLORE PARA O PESSOAL DE INFORMATICA DO SITE DA BAND MUDAR A ANO DO CALENDÁRIO DA INDY, POIS JÁ ESTAMOS NA METADE DO ANO E ATÉ AGORA CONTINUA COMO 2011!!!!!!!!!!!!!!TÉO, JÁ TE PEDI ISSO VÁRIAS VEZES, NÃO DEIXE QUE ESSES AMADORES MANCHAREM AINDA MAIS A IMAGEM DE NOSSO AUTOMOBILISMO!!!!!!!!!!ALGUEM SABE O CONTATO COM O CHEFÃO GRUPO BANDEIRANTES????ACHO QUE ELE CONSEGUE RESOLVER ISSO!!!!!!!!

  3. Fabio

    03/06/2012 02:33:30

    Olá Teo e um abraço a todos os amantes da velocidade.Estou começando a achar que o Rubens não chega nem no pódium, qnto mais ganhar alguma corrida por lá...Acreditei que seria uma boa ele ir para a Indy que com certeza se daria bem na categoria americana, mas, o que estou vendo é justamente o contrário...Não acredito que a KVRacing seja tão fracote a ponto do Rubens se posicionar para a largada apenas num mísero 20° posto(o viso vai largar em 5°), me desculpe Teo, mas, pra mim é uma posição decepciooonante até pela expectativa criada em torno do piloto brasileiro, o qual já ví fazer corridas históricas e memoráveis na F1, até eu que sempre acreditei o defendí, começo a me desapontar...E de que adianta tanta experiência, o torcedor quer se alegrar com pelo menos uma briga pelas seis primeiras posições num treino classificatório, e aí o que acontece é nem uma coisa nem outra...nem boa classificação qnto mais vitória, e em se tratando do Rubens o torcedor já é cansado de tanta desculpa devido tanta falta de resultados, também, devido a dificuldade de ter um carro ou uma equipe descente na F1, e lá se vão seis etapas do mundial da Indy e nada do RubensTeo sejamos sinceros, um piloto pra ser competitivo, tem que andar sempre com a "faca nos dentes", e dosar qndo nessessário, tem que fazer como fez o Sato em Indianápolis, ao invés de asegurar um 2° lugar brigou até o fim pela vitória, gostei!!Chega de ficar com medo ou esperando, acho que aquela garra incrível que o Rubens tinha se acabou e agora então na Indy está mais ainda evidente, o "leão" como foi citado pelo jornalista local, não ruge mais, está tranquilo, calmo até de mais, uma pena...

  4. Diegão

    31/05/2012 13:32:26

    o (R) significa Rookie, para indicar quem são os novatos.

  5. Fabio

    30/05/2012 17:31:34

    EU não sei o que está acontecendo com o Rubens, sempre fui seu fã e sempre o defendí dos inerguminus que não entendem da dificuldade que é não ter um carro vencedor, mas, a meu ver o Rubens está muito tranquilo e muito quieto, e já faz tempo, sempre esperando pela corrida seguinte, tudo bem entendemos que ele é um estreante na Indy, mas não é o Rubens que eu ví correr nos tempos de Ferrari...Muito Bom Dia Teo e amantes do automobilismo!!Não acredito que o Rubens vai querer viver desses resultados (melhor novato-11° posição), tá faltando garra e enteresse pelas vitórias e pior interesse na Indy, categoria a qual o acolheu com maior carinho qndo a outra(F1) nunca lhe deu uma chance real de vitória, alguma coisa tem de errado no piloto brasileiro...a Indy não é uma categoria fácil, a equipe não é das melhores, com tudo, não existe o fácil ainda mais no automobilismo, se ficar esperando cair do céu, não vai ser campeão nem na Indy...Rubens sempre fui seu fã e enquanto vc correr estarei eneressado nas corridas e torcendo por VC porque tu carregas uma coisa muito boa dentro de ti, és um piloto muito talentoso e um pilotaço, faça jus a isso, desejo tude bom para sua Família e que sejas um dia campeão mundialRubens não desaponte ou não encha de seperanças seus fãs se não quiser mais correr!!Cadê a força de vontade de vencer Rubens???Não acredito que é só isso que tens pra mostrar para todos nós que acreditamos em vc!!

  6. Antonio José.

    30/05/2012 12:08:01

    Boa dia a todos!!! Em relação a alguns comentários anteriores, respeitando-os, gortaria de dizer:A letra "r" ao lado do nome de alguns pilotos, quando mostram a colocação dos mesmos, siguinifica rookie (estreante em inglês). Em relação ao acidente na última volta: Nas mesmas condições, sem toque entre eles, não acredito que Sato seria desclassificado, principalmente em virtude dos carros estarem lado a lado na curva 1. Sinceramente, na posição lado a lado em que estavam, mesmo com um toque entre eles (gerando a saída de qualquer um), não acredito que haveria qualquer desclassificação.

  7. ronaldo herling

    29/05/2012 16:07:34

    apenas umas pergunta PARA VOCE TÉO.E se no acidente final da prova de indianapolis o carro de dario franchitti fosse jogado para o muro e se arrebentasse todo, e o carro de sato se sustentasse em primeiro lugar.o que voce acha que aconteceria:SERIA TAKUMA SATO O GANHADOR?ELE SERIA PUNIDO DESCLASSIFICADO E O QUE FICOU EM SEGUNDO SERIA O GANHADOR?POIS O PRIMEIRO SERIA O JAPONES E O SEGUNDO O OUTRO AMERICANO DA GANASSI?Apenas uma afirmação:SATO SERIA COM CERTEZA DESCLASSIFICADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Handerson Simoes

    29/05/2012 15:29:04

    Bom dia, gostaria de saber o que significa a letra "r" ao lado do nome dos pilotos, quando passa a colocação dos mesmo na parte superior da tv?

  9. pedro gaino

    29/05/2012 02:49:05

    Olá Teo Jose, gosto de suas narrações, mas vc está com algumas expressões que estão enchendo o saco véio! tipo: "ele é danadinho, ele é danadinho", tá todo mundo aqui na minha vila falando dessa bobagem de danadinho cara! pára com isso, me parece que voce está numa festinha de criança cara!... danadinho, danadinho... pára pow!...

  10. Neco

    28/05/2012 22:23:48

    Engraçado que no Circuito Mais Badalado de Tio Sam se pensa que só corre americano, pois eles desprezam a Formula 1, ontem os 3 melhores colocados foram estrangeiros: ganhou um escoces com nome italiano (existe isso?), depois veio um cara da Nova Zelandia e em terceiro nosso Tony Kanaan. Estranho isso!

  11. C.A.R.T. 4EVER

    28/05/2012 19:19:14

    Mais uma vez um show de horrores dessa porcaria, por causa dessa maldita pista em 1996 separou-se a mais marcante e gloriosa das categorias , que graça tem ver essa mer... hj em dia ,saudades da velha indy gerenciada pela cart aquilo sim era indy , e esses chassis horrorosos parece carro de ag funeraria, saudades dos REYNARD , LOLA, aquilo sim era chassi , alias quem precisa dessa porcaria de indianapolis, alias isso ai é indy reace league , criada pelo TONY CHIFRUDO GEORGE, nãooooooooo ASsitam IRL a verdadeira INDY era a da C.A.R.T.!!!!

  12. Antonio José.

    28/05/2012 16:50:12

    Teo,Boa tarde!!!As 500 milhas, em minha opinião, mesclou emoção, competitividade e determinação. Emoção da primeira até a última volta (independentemente da particularidade do que ocorreu em cada volta), pois carros andando no circuito de Indianapolis a uma velocidade aproximada de 365 km/h é pura adrenalina e emoção. Competitividade, no mínimo, entre 7 a 10 carros, o que poderia dar a vitória a qualquer um destes ou os demais, como não ! Determinação: Tony, nota 1000. Fez uma corrida sensacional, com relargadas de tirar o chapéu. Dario também, determinação que merece destaque. Rubens: Parabéns. Parabéns sim !!!Graças a DEUS nada de maiores acidentes, mas muito preocupente a questão (ainda não resolvida) dos pneus que se soltam após os choques. O Helinho, graças a DEUS, escapou de um que se soltou do carro de Will Power, que poderia ter lhe tirado a vida.Os carros devem avançar na segurança, pena que muitas vezes isto só acontece após uma tragédia. Os cockpits devem ser fechados (como nos caças). Temos tecnologia disponível. Caso os monopostos já tivessem isso, teríamos uma enorme chance de hoje estarmos convivendo aqui na Terra com Senna, Wheldon e outros. O "se" não existe, o automobilismo é de risco, o corpo humano tem seus limites, mas o ser humano, em grau universal, infelizmente, trabalha no efeito e não na causa.Um abraço.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso