Blog do Téo José

Copa não é só estádio

Téo José

Ando muito pelo nosso Brasil. Ainda bem. Gosto bastante de ver todas as realidades deste país, que poderia até ser um continente. Nos últimos dias me chamaram atenção as cobranças constantes com as obras do estádios da Copa. No ano que vem já acontecerá a Copa das Confederações e nem todas as sedes estão confirmadas. Sobre isto minha preocupação é pequena. Os estádios vão sair. Se vai ser de acordo com o projeto divulgado e com tudo claramente explicado nos gastos… já é outra coisa.

O que me chama atenção – eu que sempre defendi eventos deste porte no país – é que além de estádios, quase nada tem sido feito. Copa não são só os jogos e nem só aquele mês de disputa. O legado, além dos estádios, é o mais importante. As obras e atitudes para melhorar a vida das pessoas depois do evento e, também, aproveitar o momento para deixar alicerces para um turismo duradouro. Não sou eu que digo isto e, sim, dados de pesquisas realizadas em diversos países que receberam Copa e Olimpíadas.

Aqui isto não está acontecendo e nem vai. Estive em Recife outro dia e vi que a cidade está largada, mal cuidada, com lixo nas vias principais e a manutenção do que existe muito precária. Manaus vive mais um drama com as enchentes, que acontecem sempre, e quase nada é feito para resolver. Belo Horizonte tem sérios problemas na rede hoteleira. Assim por diante… poderia citar outras e mais outras cidades. Vejo algumas obras, mas creio que visando mais Olimpíadas, no Rio. Apesar de sentir melhorias na cidade ainda é insuficiente.

Outro fato que me chama atenção são os aeroportos. Todos deficientes para a nossa vida hoje. Imagine com grandes eventos. Não vamos ter nenhum parecido com o pior que utilizei na África do Sul.

Copa para um país é muito bom desde que o país cumpra o prometido e encare o evento como algo mais para sua população. Lamentavelmente, este não é o nosso caso.

  1. José Lyra

    23/05/2012 00:17:04

    Quantos hospitais poderiam ser construídos com a fábula de dinheiro gasto nestes trambolhos de estádios ???

  2. JOSE GORRAO

    22/05/2012 20:41:27

    VERDADE ESTOU CONTIGO MAS O RESTO NAO DA MIDIA NE TEO

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso