Blog do Téo José

Na Áustria, Massa tem outra chance de brigar pelo pódio

Téo José

Massa

Por Rogério Elias

Como era esperado, o domínio da Mercedes será a tônica do GP da Áustria neste fim de semana de F1. Os flechas prateadas já são muito equilibrados e adaptaram-se muito bem ao circuito de Spielberg. É bem verdade que durante os treinos livres dessa sexta-feira, Lewis Hamilton reclamou que seu carro perdeu potência (o mesmo problema vivido no Canadá). Mas mesmo assim, preparada para uma eventual pane, a equipe deve ditar o ritmo da prova, largando da pole e vencendo. Resta saber como será a briga entre Hamilton e seu companheiro Nico Rosberg pela vitória.

O fato de ser uma pista absolutamente nova para a grande maioria dos pilotos não faz diferença. Nem para o bem e nem para o mal. Na F1 atual, os competidores pegam 'a mão' do traçado em poucas voltas. Primeiro porque o nível de qualidade na condução dos carros é muito alto. E, também, porque eles se preparam muito bem em simuladores de última geração antes sequer de pisar no autódromo num final de semana.

Como a força do motor é um dos pontos fundamentais para um bom resultado neste circuito de Spielberg, além dos carros da Mercedes, a equipe Williams surge como uma candidata ao pódio na Áustria. Valtteri Bottas e Felipe Massa conseguiram ficar entre os cinco primeiros nesta 6ª-feira de treinamento e, no meu entender, poderão brigar pelo terceiro lugar. A Red Bull será a principal adversária nessa luta. O dia foi discreto para os RBR, mas eles estão correndo em casa.

Obviamente que brigar pelo pódio neste domingo (22) significa também sonhar com uma vitória, mas desde que os carros da Mercedes enfrentem algum tipo de problema – como aconteceu no Canadá há quase duas semanas. Para Williams, Red Bull e Ferrari será obrigatório fazer bem feito o dever de caso – com relação a estratégia e paradas de box – para, então, ver o que acontecerá na disputa da Mercedes lá na 1ª posição.

Veja a cobertura no site Amigos da Velocidade 

Rogério Elias, editor do site Amigos da Velocidade, escreve neste espaço como convidado do narrador Téo José que dedica-se quase integralmente à Copa do Mundo nas próximas semanas.