Blog do Téo José

Qual o problema com Manaus?

Téo José

manaus

Em janeiro publiquei este texto em defesa de Manaus, que estava sendo atacada por sediar a Copa do Mundo. Com o inicio da competição e nenhum grande problema, muita gente resolveu visitar o espaço e fazer comentários sobre as linhas abaixo. Por isso resolvi republicá-lo. Estive em Manaus na bela vitória da Itália sobre Inglaterra. E comprovo tudo que escrevi abaixo. Pena que a cidade poderia ter mais obras de legado para o pós Copa. Mas isto é outra história da qual falaremos depois da competição.

===

Primeiro foi o treinador da Inglaterra e parte da mídia inglesa, agora vem o técnico da Suíça criticar Manaus como sede da Copa do Mundo. O tal Ottmar Hitzfeld, comandante da seleção suíça, disse ser quase uma irresponsabilidade realizar uma partida da Copa, no meio da floresta amazônica. Ele deveria estar satisfeito por jogar em um local tão especial. Conheço bem Manaus e o Amazonas, já fui a passeio e me hospedei literalmente na floresta e também trabalhei por quatro anos no Festival de Parintins, uma de minhas paixões. Além de fazer outros eventos para TV.

Não tenho nada do que reclamar. Pelo contrário. É quente? Sim, bastante. Como será em Cuiabá, Natal, Recife, Salvador e quem sabe até no Rio e São Paulo, onde tivemos temperaturas bem elevadas na semana passada. Como também foi na Copa dos EUA e foi um frio tremendo na África do Sul.

Claro que Manaus está devendo em obras para Copa, como todas as outras 11 sedes. Ficar jogando pedra na cidade é que não entendo. Se tem uma escolha que defendo é Manaus. Mostrar as belezas naturais do Amazonas é um dever deste país. Até mesmo para se preservar e melhorar.

Estes caras andam reclamando sem nenhum conhecimento. Isto também é falta de um trabalho dos estados e cidades em se venderem na Copa. Todo mundo está dormindo e estes governantes, repito, em todas as esferas não sabem o que é Copa. Já os tais treinadores não conhecem os lugares e ficam falando abobrinha.

Espero que seja escalado durante a competição para fazer pelo menos um jogo em Manaus. Será um grande prazer.