Blog do Téo José

Vai começar a Fórmula Indy

Téo José

A Fórmula Indy já iniciou os treinos para abertura da temporada 2014. Mais uma vez a etapa inaugural vai ser nas ruas de St. Petersburg, na Florida (EUA). 22 pilotos de 15 equipes, mas algumas tem o mesmo dono, mudando apenas a estrutura, estarão acelerando. Os EUA tem o maior número, seis no total. O Brasil vai de Tony Kanaan estreando na Chip Ganassi, a atual campeã, e Helio Castroneves, pela 15ª na Penske. A grande novidade é a volta do ótimo Juan Pablo Montoya, que agora vai estar no trio da Penske. Foi muito bem nos testes e o coloco como um dos principais favoritos ao titulo, mesmo estando sem ritmo de monopostos, depois de sua passagem apagada pela NASCAR.

A categoria tem poucas mudanças técnicas. O carro foi reforçado nas laterais e no cockpit  para segurança e conforto dos pilotos. As mudanças maiores devem acorrer no ano que vem. Ao todo serão 18 provas, com três rodadas duplas e a chegada do misto de Indianapolis. As corridas de 500 milhas terão pontuação dobrada. Os treinos de Indianapolis tem uma nova pontuação, além dos nove mais rápidos do sábado partirem para um nova classificação final no domingo. Uma boa medida, dá para passar na TV e fica mais emocionante.

Nos treinos preparatórios a Penske foi a mais rápida com Will Power, mas a diferença pequena. O time continua com o motor Chevrolet. A Ganassi deixou a parceria com a Honda e vai também de Chevrolet e a Andretti fez o inverso, saiu da Chevrolet e estará de Honda. Estes três times devem lutar pelo titulo, mas outros cinco tem boas chances de vitória. Na Indy com o regulamento mais apertado e poucas mudanças técnica a característica é esta.

Não sou de ficar em cima do muro, por isso aponto Tony e Montoya como favoritos. Hélio vai para sua 17º temporada na Penske e só um bom piloto conseguiria ficar tanto tempo por lá, por isso, não dá para descartá-lo, aliás, este é seu grande desafio, vencedor três vezes em Indianapolis ainda não ganhou o titulo.

Estarei no Bandsports com o Felipe Giaffone neste domingo, a partir das quatro da tarde com a transmissão e agora na NET em HD. Na Band mostraremos flashs da prova e os melhores momentos no Terceiro Tempo.