Blog do Téo José

Equilíbrio nos tempos na Malásia

Téo José

Hamilton

Os treinos livres desta sexta-feira, em Sepang, mostraram um equilíbrio muito grande. Onze pilotos ficaram dentro do mesmo segundo, o que chegou a me surpreender. E a diferença do primeiro, Nico Rosberg, para o sétimo, Daniel Ricciardo, é de menos de quatro décimos. Kimi Räikkönen foi o segundo; Vettel ficou em terceiro; Hamilton, o quarto; e Alonso terminou em quinto. Felipe Massa ficou em sexto, colocou meio segundo em cima de seu companheiro Bottas – e tomou menos de três décimos da melhor marca.

A Mercedes liderou as duas sessões. Na primeira com Hamilton. Tem o carro mais rápido. O problema é o desgaste do pneus, como era esperado. Tanto que os dois pilotos disseram que o trabalho foi todo para tentar entender esta situação e buscar o melhor acerto. Isso significa que na classificação devem estar mais velozes e são os favoritos a pole e a primeira fila. Na corrida, a história pode ser outra.

A Ferrari não tem o melhor carro, mas me parece que evoluiu e não vejo a preocupação com os pneus na mesma proporção. Claro que o calor de Sepang é um problema para todos, mas uns sofrem mais do que outros. Vettel, que fez um bom trabalho, já tratou de ter uma conversa pés no chão – disse que muito foi feito, mas a durabilidade ainda preocupa.

A Williams fez um bom trabalho com Massa. Bottas foi prejudicado por uma amarela, quando estava em volta rápida com pneus médios. Todo mundo por lá só fala em pneus. O time encontrou um bom caminho, já que no primeiro treino estava bem atrás. Fez várias modificações e melhorou bastante na segunda sessão. Tem condições de largar nas seis primeiras filas, mas não será fácil. Na corrida vai ser o primeiro teste real com estes pneus em temperaturas mais altas.

Meu palpite é Hamilton na pole e, na corrida, vejo uma situação bem aberta. Ainda digo que Alonso pode ser uma boa aposta. Mas a Mercedes, mesmo com problemas de pneus, tem o favoritismo.

Depois dos treinos de hoje fiquei mais otimista em uma prova mais disputada na madrugada de domingo. Treino de classificação e corrida começam as cinco da madruga.

Os dez primeiros:

1. Nico Rosberg – Mercedes, 1:39.909
2. Kimi Räikkönen – Ferrari, 1:39.944
3. Sebastian Vettel – Red Bull, 1:39.970
4. Lewis Hamilton – Mercedes, 1:40.051
5. Fernando Alonso – Ferrari, 1:40.103
6. Felipe Massa – Williams, 1:40.112
7. Daniel Ricciardo – Red Bull, 1:40.276
8. Jenson Button – McLaren, 1:40.628
9. Valtteri Bottas – Williams, 1:40.638
10. Nico Hülkenberg – Force India, 1:40.691

Cobertura total no site Amigos da Velocidade. Aqui