Blog do Téo José

O último piloto brasileiro

Téo José

Meu amigo e companheiro de trabalho, coordenador de automobilismo da Band,
teve vontade de escrever sobre Rubens Barrichello. Eu gostei e resolvi colocar aqui no nosso espaço. O twitter dele é @fernandosvevo.

Acabou…

Simplesmente vimos o adeus do último piloto, de verdade! Aquele que chora, que tem a emoção a flor da pele, que ama correr mais do que a sí próprio. Dinheiro não interessa, apenas o esporte. O sentido da vida é acelerar, mesmo que não consiga chegar em primeiro… Sente o vento, a emoção, a pressão. Aquilo é seu oxigênio.

O último piloto que dividiu uma curva na Fórmula 1 com Senna, Prost e Schumacher, provavelmente os maiores de todos os tempos. Viu esses gênios do melhor lugar, ao lado, dentro da pista. O último que não pede benção para um assessor antes de falar, que deixa o coração aberto em um meio onde as punhaladas são tão bem cauculadas como os carros, que já não exigem como antes.

Pilotou com câmbio manual, pneus de todos os jeitos e viu a morte de perto. Pode não ter levado um título, mas e daí. Button levou, Raikonnen também e nenhum será lembrado com tanto carinho. Suportou brincadeiras e topou tudo com um sorriso no rosto, como se estivesse dizendo: eu faço o que amo, e vocês. O automobilismo brasileiro ficou orfão, de novo, depois de tantos anos.

Foi o último suspiro de uma era. Foi o último que esteve em meio aos maiores…
É possível que descubra fora da pista alegrias tão grandes ou maiores. Filhos, esposa, família. Mas nós, brasileiros, que amamos esse esporte e ainda mais nossos heróis, vamos chorar…

Quem brincou com você vai dizer aos netos o quanto foi grande, importante. Quem sabe, um dia, vão pedir desculpas por tudo o que falaram.. Mas quer saber, deixa falar, você é o cara. A cara do Brasil na pista há quase vinte anos, desde aquela curva em 94.

Você assumiu, cedo, novo, a responsabilidade de substituir um gênio. Aprendeu que gênios são insubstituiveis. Assim como você. Choramos juntos as vitórias, nos revoltamos com as ordens tiranas e sonhamos também Seja feliz, assim como nós fomos. Mas, infelizmente, não podemos desejar o mesmo para o esporte, que não tem mais você…

Obrigado.

  1. Sylvio Micelli

    30/04/2012 02:40:32

    Rubens Barrichello: muito obrigado por nada.

  2. Fabio Silva

    31/01/2012 16:00:11

    Concordo com o que os colegas disseram e com cada letra do texto do Fernando, aqui publicado pelo Teo José.Acompanho o automobilismo desde a infancia, me recordo bem de brigar com meus pais para, aos 6 anos, querer faltar à Escola Biblica da igreja para acompanhar a F1. Nesta modalidade assisti aos melhores duelos entre Senna, Prost, Mansel, Piquet, Shumacher e vi tambem algumas das mais belas corridas já disputadas naquele certame, como a de 1993 de Senna em Donington, nesta, me recordo o nosso querido e estreante Rubens era segundo, e estava na mesma volta de Senna quando seu Jordam quebrou! As vitorias de Rubens na Alemanha e em Silverstone, tambem relaciono neste momento!Bem, hoje vejo outro momento se repetir, me recordo dos duelos de Emerson e Mears, na temporada vencida por Emerson na Indy, e hoje, vejo que o Rubens pode seguir os mesmos passos do grande Rato! Bem amigos, faço minhas as palavras de todos voces, e desejo ao Rubens boa sorte onde quer que ele corra, e que Deus o abençoe sempre, pois nos abençoou com muitos exemplos morais atravez da vida deste grande Piloto!

  3. dob

    23/01/2012 20:43:11

    Ainda bem que vc fez uma anologia dos grandes pilotos, pois os grandes são Prost, Senna, Schumacher, pois venceram e tiveram suas glorias na F1. Agora vc vim falar de um piloto perdedor que passou em varias equipes grande e nunca ganhou nada e chama o de vencedor...Cara vc deve estar louco mesmo! Acho que o Rubens Barrichello foi o melhor piloto dos perdedores da F1...Isso sim, faz uma homenagem a ele, mas não envolve outros pilotos cara, o alesi era bem melhor que ele, o berger tb, o patrese e ate mesmo irverni...pare com com isso...faz uma homenagem pra ele, mas nao fica denegrindo outros pilotos cara...Isso realmente é rediculo, ele ja teve o tempo dele, e ja tomou o lugar de muita gente boa na F1...Vamos dar um Adeus ao Rubens e que siga forte em outras categorias, a F1 agradesce ele por tudo, mas chegou a hora do Adeus...Isso é louvavel...

  4. José Castelo Branco Sobrinho

    23/01/2012 12:20:10

    lendo palavra por palavra neste texto fico muito feliz por Barrichelo ele merece o nosso respeito

  5. Jovino Junior

    23/01/2012 10:54:06

    Ótimo texto Teo. Restou o Tony para levar coração às pistas... Mas, tamanha é a falta que Rubinho fará à F1, que tenho no fundo uma esperança... Ele será chamado de volta, em breve.

  6. lana

    22/01/2012 20:43:05

    oieeee,esse goleiro do Botafogo o Marcio nao era do Gremio Prudente?obrigado,bju.

  7. Diogo Pinheiro

    22/01/2012 18:18:22

    Caramba!! Tem uma parte dos brasileiros que não gostam de esporte. Gostam de vencer, diria o Zé Silvério, Quem critica ou o criticou fez o mesmo com a Daniele Hypólito, com o Guga, com o próprio Massa, com o Maguila... Não se dão ao trabalho de tentar entender o esporte, para avaliar um pouco a capacidade do atleta. Se não estão ganhando, não são bons... Que pena Brasil!! Tem "brasileiros" que comparam o Pelé com o Maradona.Faz parte de nossa cultura, ao mesmo de alguns, achar que grandes feitos são apenas vitórias; longe disso. Grandes feitos, nada mais são que a superação de limites, seja qual for. A seleção brasileira de futebol feminino que o diga. O fato de consegui reunir 22 atletas e jogar de igual pra igual, com qualquer seleção do mundo, já é pra todos aplaudirem de pé, essas guerreiras. Mas, como não ganharam o pan em Guadalajara...Por fim, O Rubinho foi aquele jogar que na hora "H" pediu pra cobrar o pênalti. Bateu no peito e disse - Deixa comigo. Eu estou aqui, e vou representar meu país. Deveríamos aprender com um brasileiro assim. Que foi pra luta e contar tudo, até a própria equipe, lutou e lutou e lutou... E conseguiu, 326 GP's, 68 Pódios, 14 Pole, 11 Vitórias, 17 Voltas mais rápidas, 658 Pontos. Parabéns Rubinho! Parabéns ao @fernandosvevo pelo o texto lindo e sucinto. E ao Teo, que tem esse espaço para os fans de velocidade.

  8. Marcel Bonilha

    22/01/2012 13:47:06

    Infelismente acabou, para nós que admirávamos a F1, Vc foi o cara que só não foi Campeão da F1 por causa do alemão que tudo favorecia a ele, sempre gostei do seu jeito de pilotar, mas esperamos que vc siga para a indy para termos mais um lá para elevar o grande nome do Brasil entre o automobilismo mundial , obrigado Rubens seja feliz.

  9. Weslley

    22/01/2012 00:37:14

    valeu Rubens que deus inlume vc e sua familia, a formula 1 agora nao tera mais graça, nao tera mais emoçao de verdade aquela que vc transmitia quando ganhava ou quando perdia vc sempre fasia agente chorar. quando ganhava nos chorava de emoçao quando perdia ou ocarro quebrava tava eu lacrimejano com vc de novo. foi muito bom kara o pio choro e de agora saber que nao teremos vc mais na f1 aos domingos nos perdemos vc mas, sua familia ganhou isso e que importa aproveite bastante um abraço Weslley

  10. Weslley

    22/01/2012 00:36:23

    É muito bom pro brasileiros

  11. adao

    20/01/2012 23:34:32

    valeu Rubens que deus inlume vc e sua familia, a formula 1 agora nao tera mais graça, nao tera mais emoçao de verdade aquela que vc transmitia quando ganhava ou quando perdia vc sempre fasia agente chorar. quando ganhava nos chorava de emoçao quando perdia ou ocarro quebrava tava eu lacrimejano com vc de novo. foi muito bom kara o pio choro e de agora saber que nao teremos vc mais na f1 aos domingos nos perdemos vc mas, sua familia ganhou isso e que importa aproveite bastante um abraço Adao

  12. Marcos Antonio Pereira

    20/01/2012 20:03:49

    Não precisa dizer quase mais nada sobre o "Grande Rubinho". Acho que todos que somos fãs, fazemos destas as nossas palavras.Gostaria muito de ver o Rubinho envolvido ainda na F1 e quem sabe voltar em 2012/2013...Gostaria muito também que o Felipe Massa lesse esse post para que, daqui pra frente em sua já quase finita carreira na Ferrari sem ganhar nada, se espelhasse um pouco no Rubinho. Que le não dê conselhos estúpidos aos companheiros e compatriotas e que vá tentar alguma coisa em outra equipe, pois na Ferrai tem Dom Fernando Alonso.Torço para que o Rubinho também faça carreira nos EUA daqui uns 5 anos, assim como Emerson, Tony Canaan, o Spiderman e tantos outros brasileiros.Não vou torcer contra a Williams, pois lá temos um "Senna", sendo assim só sobrou a MacLaren, pois junto com a Ferrari, são as duas últimas verdadeiras equipes de F1.SUCESSO RUBINHO! Sucesso Senna! Felipe Massa, faça alguma coisa digna!

  13. Fabio M. C.

    20/01/2012 15:08:46

    É verdade, a F1 perde mais um vez um brasileiro que fez a difença no esporte, um piloto como poucos, que leva competencia, amor e raça para as pistas. Embora não tenha sido um campeão na categoria, é um campeão de bons exemplos, coisa que nada F1 como na maioria dos esportes esta em falta.Parabéns Rubens pela sua tragetória, e quem realmente gosta de automobilismo nunca esquecera de você. Com certava você terá o mesmo sucesso ou até mais agora, fazendo oque você fizer. SUCESSOOOOOOOOOO...

  14. Fabio M. C.

    20/01/2012 15:07:40

    É verdade, a F1 perde mais um vez um brasileiro que fez a difença no esporte, um piloto como poucos, que leva competencia, amor e raça para as pistas. Embora não tenha sido um campeão na categoria, é um campeão de bons exemplos, coisa que nada F1 como na maioria dos esportes esta em falta.Parabéns Rubens pela sua tragetória, e quem realmente gosta de automobilismo nusca esquecera de você. Com certava você terá o mesmo sucesso ou até mais agora, fazendo oque você fizer. SUCESSOOOOOOOOOO...

  15. Álvaro

    20/01/2012 11:03:54

    Realmente o Rubinho é um marco na história do automobilismo, mas colocar Prost e Schumacher como os maiores é um exagero para lá de grande. Talvez tenhamos uns dez na frente de Schumacher e alguns que nunca foram campeões, como Ronnie Peterson e Gilles Villeneuve pai.

  16. jonatas caramori

    20/01/2012 03:03:54

    ai téo Jose sou fã do SP acontece, manda essa piadinha pro denilson, oq o martelo disse para o prego..????Ai se eu te prego!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Daniél Luíz da Rosa Vieira

    19/01/2012 13:53:06

    Pois é pessoal, eu que sempre amei F1 desde á época do Pique e vi lindas disputas entre ele e Sena, depois vi esse cara maravilhoso chamado Rubens Barrichelo disputar lindos e emocionantes pegas com o Shumi e outros tantos com tanto amor e verdade naquilo que fazia, um exemplo de paixão, amor ao automobilismo que ainda não vi em ninguém, de dedicação de superação pois quem não se lembra da fraca Stewart com quem ele fez verdadeiros milagres nas pistas, mostrando sua capacidade indiscutível de preparar e aperfeiçoar um carro tão ruín como aquele e se mostrar um exímio piloto; viver por anos num mundo viu, cheio de veneno, sendo críticado e desrespeitado por muitos, tendo sempre dignidade de olhar para frente e não olhar para trás. Pois é caros amigos, hoje choro um ídolo sendo de uma maneira para mim injustiçado dando adeus ao seu grande amor á [ F1]. Mas eu espero de todo meu coração que ele volte não sei em qual categoria, mais volte nos trazendo muitas alegrias como sempre fez, sendo essa pessoa honrada e digna sem falar no profissional mais explendoroso que já vi no mundo das pistas. Obrigado Barrichelo por tudo e estou torcendo por ti.

  18. Éverton França

    19/01/2012 13:18:01

    Aprendi a ver formula 1 com ele na pista.Acordava de madrugada para ver treinos e corridas por ele, não importava se estava na Ferrari ou na Honda, mas sem dúvida foi na Brawn onde ele me fez sorrir e chorar junto com ele no podium.Acompanho a formula 1 a mais de 12 anos, por causa dele Rubens Barrichello ...Não ví ao vivo grandes corridas com os carros da Jordan e Stewart superando todas as expectativas marcando muitos pontos e indo ao podium.Ví várias e várias vezes essas corridas, graças a internet.Chorei, gritei, briguei, rasguei vários jornais (por causa de alguns da imprensa), enfim me tornei um doido por formula 1. Ao longo dos anos comecei a acompanhar a vida de Rubens e a procurar cada vez mais notícias sobre ele e sua carreira.Agora a formula 1 não tem mais graça...

  19. Gilberto bahia neto

    19/01/2012 12:50:51

    goetei da tua colocação apoio em tudo que vc falou ,quem sabe se nois não vamos ver ele na band pois tenho certeza que na indy se ele for ele vai se dar bem acho eu que tem tudo para ser campeão.um abraço.

  20. Átila Gandra

    18/01/2012 23:52:21

    Muito legal Téo. Obrigado a você também por colocar de forma brilhante tudo que muitos como eu gostariam de dizer para o Rubinho. Por enquanto, o esporte que tantas alegrias me deu, acabou. Quem sabe o Eduardo "Barrichelinho" não desponta por aí?!Valeu mesmo Rubinho, obrigado pelas manhãs e madrugadas de alegria, pelas vitórias emocionantes. Jamais vou esquecer cada uma delas.Agora é curtir a vida com sua família, pois você merece. Você realmente foi um Campeão, um vencedor.Simplesmente, obrigado...

  21. kleber olimpio

    18/01/2012 23:40:20

    acho que para min e muintos brasileiros o ultimo piloto de verdade foi o sena, o resto é conversa fiada, fazem o que a equipe manda e ficao quietos ai quem assiste as corridas pensam e falao o que fazer o que falar nada.

  22. Fabio

    18/01/2012 20:44:47

    SIMPLESMENTE DEMAIS!!!!!

  23. Luis Braga

    18/01/2012 19:40:25

    É verdade… o último piloto de verdade está nos deixando, mas espero que somente por este ano e que em 2013 possamos ver o Rubens na F1.Mas vai ser muito ruim assistir a F1 ou ir a Interlagos em 2012 e não vê-lo na pista. Um piloto que ama o que faz, que ama sua torcida e acima de tudo ama seu país. Barrichello foi, é e sempre será um exemplo de cidadão um exemplo de brasileiro. Um cara que luta pelos seus ideais, que luta por seu país e tenta a todo custo representar o Brasil da melhor forma possível. Barrichello nos emocionou e se emocionou muito durante todos esses anos na F1. Viu seu ídolo morrer, ele surgiu como um ídolo, mas não foi aceito por alguns e sempre com muita garra superou piadas e deboches maldosos de críticos e torcedores que realmente não entendem nada de F1. Rubens valeu por tudo, pelas vitórias, pelos pódiuns, pelas emoções que você nos deu e pelas lágrimas de alegria que vc derramou a cada vitória e a cada pódium. Desejo de coração que em 2013 você possa estar na F1 vc merece e nós seus fãs queremos. Abandonar a F1 é normal e inevitável, mas no momento em que você desejar. Mantenha a forma física em 2012, porque tenho certeza que em 2013 você estará na F1 novamente... Valeu Rubens Barrichello do Brasil!

  24. Luis Braga

    18/01/2012 19:32:51

    É verdade... o último piloto de verdade está nos deixando, mas espero que somente por este ano e quem em 2013 possamos ver Rubens na F1.Mas vai ser muito ruim assistir a F1 ou ir a Interlagos em 2012 e não vê-lo na pista. Um piloto que ama o que faz, que ama sua torcida e acima de tudo ama seu país. Barrichello foi, é e sempre será um exemplo de cidadão um exemplo de brasileiro. Um cara que luta pelos seus ideais, que luta por seu país e tenta a todo custo representar o Brasil da melhor forma possível. Barrichello nos emocionol e se emocionol muito durante todos esses anos na F1. Viu seu ídolo morrer, ele surgiu como um ídolo, mas não foi aceito por alguns e sempre com muita garra superou piadas e deboches maldoso de críticos e torcedores que realmente não entendem nada de F1. Rubens valeu por tudo, pela vitórias, pelos pódiuns, pelas emoções q

  25. Devanir de Oliveira

    18/01/2012 19:24:56

    Assim todos os seus criticos tivessem a mesma claresa, o mesmo respeito pelo profissional que é o Rubinho do Brasil ´parabéns pelo comentario.

  26. Júlio Rodrigues

    18/01/2012 18:00:08

    Parabéns pela publicação. Concordo com o excelente texto. Também vou sentir saudade de Rubens na pista. Do último piloto de verdade, talentoso e trabalhador. Mesmo Ayrton, o gênio, discursou sobre a desleal disputa piloto versus tecnologia. A despeito disso, o campeonato é bem mais de construtores que de pilotos. Obrigado Rubens, pelo seu incansável trabalho. O que eu mais queria era ter comemorado um título seu.

  27. cicero pedro da silva filho

    18/01/2012 17:52:18

    Eu queria ter o privilégio de poder chegar perto do Rubinho e dizer : muito obrigado por ter representado tão bem o povo brasileiro, muito obrigado por ser mais do que um piloto,por ser uma pessoa humilde,simples.E quanto a título é apenas letras escritas em algum pedaço de papel, troféu é apenas um pedaço de metal , pode ter certeza Rubinho você nus deu muito mais do que isso , o orgulho de dizer que você é brasileiro.

  28. adilson rodrigues

    18/01/2012 17:47:12

    bom tão importante como ganhar titulos é ser piloto de verdade e isso o rubinho É e sera sempre lembrado principalmente por caras como eu que des de 1981 acompanha a F1 eu visenna, piquet prost,mansel,bergue,alboreto,lauda,barrichelo,qui dentro de um carro que so falta falar e usando do que foi usado como todo brasileiro sabe,mas isso ja e outra historia , agora é dizer obrigadoRrubens Barrighelo do Brasil

  29. David Rocha

    18/01/2012 17:34:33

    Enaltecer aquele cujo não foi capaz de demostrar nenhuma superação ou talento, igualando este aos grandes mestres e preponderantemente diminuindo a imagem de alguns que conquistaram o titulo mais importante da categoria, por favor, meça seus dizeres. Falar que ele não corria por dinheiro é mesmo que esquecer varios anos de Ferrari de contrato caro, cujo preço valia muito mais que qualquer vitoria nas pistas.Fale que ele foi grande sujeito/alvo para impressa, que voces adoravam tudo que acontecia e como se comportava. O carisma e a humildade dele que certamente é diferente dos demais. Suas emoções se misturavam ao sentimento da pressão de um povo acostumado com pilotos que faziam obras primas a cada corrida. Da pessoa Barrichello certamente é um prato cheio historias, mas o piloto, certamente, muitos invejariam as oportunidades de conquista que o proprio teve.

  30. Marcelo Palmeira

    18/01/2012 17:16:19

    Concordo plenamente com tudo que voce escreveu, é uma pena a saída de Rubinho, espero que ainda possa acontecer alguma coisa, agora de vez perdi a vontade de assistir formula 1

  31. marcos

    18/01/2012 16:50:02

    Teo, concordo com esse texto!Ja perdemos o Senna, agora o Rubinho, para mim acabou a F1 para os Brasucas.O sobrinho do Senna está no embalo do nome de seu tio, o Massa nunca mostrou para q veio!Valeu Rubinho, tenho gravado em minha memoria td que fez de bom.Parabens!!!!

  32. adriano

    18/01/2012 15:11:00

    parabens pelo texto...concordo com tudo, perdemos um grande esportista esse ano

  33. Sergio Ricardo

    18/01/2012 14:29:05

    Barrichelo, continue de cabeça erguida, você é um Campeão !!! Não sei como será assistir a F-1 sem sua participação, mas lhe digo, o destino fecha a porta, mas DEUS dá a alternativa, acho que você tem muito talento para parar agora, pense na Indy.

  34. Ramon Bento

    18/01/2012 13:49:38

    Belo texto Fernando e Téo. Sempre gostei do Rubinho justamente por isso.Arriscou, acertou, errou, sempre se expôs.É humano, como a gente.É um grande piloto. Se não fosse não teria corrido por tanto tempo na Fórmula 1.Tenho certeza que é um ser humano feliz, pois fazia o que gostava.É um privilegiado.Merece o nosso agradecimento.

  35. Jonathan Nogueira

    18/01/2012 13:47:36

    Exelente texto, não tenho nem palavras. Muito emocionante. Realmente, Barrichello vai fazer falta, pois quando ele ganhava era uma festa, no sofrimento, com dificuldades, que abrilhantavam mais suas vitórias. Quem vai lebrar das 400 mil vitórias do Schumacher, ninguem, só vão lembrar os numeros, mas as 11 vitórias do Rubens Barrichello, vou guardar na minha memória e no meu coração. Exemplo de pessoa que, com tanta pressão. Muito obrigado Rubens Barrichello.

  36. Clayton Araújo

    18/01/2012 13:22:16

    Esse texto diz a mais pura verdade, Rubinho pode não ter sido campeão, mas mesmo assim ganhou corridas, trouxe de volta a alegria nas manhãs de domingo e fez coisas que nem o Ayrton fez como por exemplo vencer uma corrida na chuva depois de largar em dezimo oitavo na Alemanha, Senna era genial e nunca ouve um piloto tão rápido quando ele na F-1, mas Rubinho também tem seus méritos. O triste mesmo é que agora as mesmas pessoas que criticavam ele vam ser os primeiros a puxar o saco dele, bando de sem vergonhas, mas também brasileiro nunca teve vergonha na cara, quanto o Senna rodou e teve que abandonar a corrida em Interlagos em 94 foi vaiado e depois quanto morreu virou santo!

  37. MARIO NAMIAS

    18/01/2012 13:21:50

    FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.....TEXTO REPRESENTA TUDO O QUE EU GOSTARIA DE DIZER.... E TEM MAIS UMA QUALIDADE.... ELE É CORINTHIANO, ASSUMIDISSIMO COMO O EX-PRESIDENTE LULA.QUERO VER NEGUINHO QUE FALA OU FALAVA SENTAR NUM BOLIDO DAQUELES....PENSAM QUE É FACIL MANTER-SE COMO PILOTO DE F-1 POR QUASE 20 ANOS......É UMA PENA QUE APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS DA BAND, A F-INDY NÃO CONSEGUE AQUI NO BRASIL A MESMA PENETRAÇÃO DA F-1, POIS, COM AS NOVAS IMPLANTAÇÕES DE SEGURANÇA, A F-INDY TERIA TODAS AS PORTAS ABERTAS PRO RUBINHO CONTINUAR A TOMAR O VENTO NA CARA.....ELE IRIA PRA INDY COMO SE FOSSE UM NOVO DESAFIO, COM FOI MANSELL E SAIU-SE MARAVILHOSAMENTE.AMIGÃO...VOCE QUE FAZ PARTE DE UM BANDO DE LOUCOS....FAÇA COMO O TIMÃO......NÃO PARA, NÃO PARA, NÃO PARA

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso