Vacas magras no automobilismo
Téo José
Vivemos um 2011 de vacas magras na Fórmula 1 e F-Indy. Até agora nenhuma vitória brasileira; nenhum compatriota na luta pelos títulos. O fato se agrava porque temos um representante na F-1 andando na Ferrari, uma das melhores equipes; e na Indy, outro na Penske – que hoje tem o líder da temporada: Will Power.
Além disto, é um fim de ano de incertezas. Hèlio Castroneves ainda conversa para renovar seu contrato na Penske e, na Fórmula 1, Rubens Barrichello tem situação complicada para permanecer na Williams. Bruno Senna, também, ainda não tem vaga garantida para 2012.
Não podemos colocar a culpa na falta de apoio dos pilotos que saem do kart aqui no Brasil; nem na falta de categorias realmente escolas; e de um automobilismo mais forte, como foi no passado. Este reflexo, duro dizer, mas é verdade, vai ser sentido daqui alguns anos. Creio que em mais umas quatro temporadas.
Não vejo um futuro aberto para nossos jovens pilotos. Mas, sim, muitas dificuldades. Hoje quem quer fazer carreira nas categorias tops de monopostos precisa sair bem cedo do Brasil. Gastar mais e não ter uma base necessária.
Porém, a falta de resultados atual é por outros motivos e aí acho que falta mais do lado individual. No futuro poderemos ter uma realidade de seca, por falta de estrutura atual no nosso automobilismo.
-
IVAN FROTA
26/09/2011 23:09:42
O PROBLEMA NÃO SÃO OS BRASILEIROS, MAS UMA CRISE NAS CITADAS PRINCIPAIS CATEGORIAS DO AUTOMOBILISMO. VEJA A F1, O MESMO PILOTO GANHOU NOVE CORRIDAS E O MARASMO E A INSÕNIA PREDOMINAM NAS PROVAS, COM O VETTEL DISPARANDO E NÃO HAVENDO NENHUMA DISPUTA PELA PRIMEIRA POSIÇÃO, NEM MESMO NAS DEMAIS PONTEIRAS COLOCAÇÕES.ASSIM NÃO DÁ, QUE GRAÇA PODE TER.NA INDY, A CATEGORIA AINDA SOFRE COM O RACHA IRL-INDY, MESMO APÓS ALGUNS ANOS, CONSEQUENTEMENTE AINDA HÁ CERTA DESORGANIZAÇÃO E FALTA DE PROFISSIONALISMO.QUANTO AOS BRASILEIROS, O MASSA "BARRICHELOU" APÓS O ACIDENTE DA HUNGRIA NO OLHO E O HÉLIO PARECE QUE SENTIU O PROBLEMA DO PROCESSO QUE SOFREU NOS EUA.O KANAAN AINDA DÁ ALGUMA ALEGRIA, MAS NÃO TEM EQUIPE.
-
Eduardo Pereira
26/09/2011 12:21:16
Este ano não tivemos vitorias brasileiras sim,mas entre assitir a indy e a formula 1, foi bem mais emocionante ver a indy porque a competitividade entre os piltotos,principalmente nos circuitos ovais nos leva a torcer e ver, a expectativa de não saber o fim da corrida e quem, vai vencer nos causa mais emoção e na formuila não teve isso. Todosd já sabiam que vettel iria vencer.E me respondam , dá assitir algum esporte sabendo quem vai ser o vencedor, isso é o mesmo que assitir reprised de futebol,se vbocêw não assitiu o jogo, mas sabe quem venceu, vbocê não vai ter a emoção de torcer pela vitória do time porque já sabe o resultado. Este é a mesma comparação que estyou fdazendo entre a formukla indy e a formula 1. Este ano na indy nos circuitos ovais não tivemso muitas emoções porque will power dominou quase todos so circutos mixros, vencedo praticamente tudo, mas nos oavis a coisda era incerta e dava chance para os menoresd vencerem, nos ovais o manda é a estreéghia de cada equipe e não a potencia do carro e porisso quem tem a melhor estratégia para os abastecimentos ganha a prova e fica emocinate para náos que assitimos quanto para vocês que estão narrando porque não sabemos como vai ser o final
-
marcos lacerda
25/09/2011 19:18:35
essee ataque nao foi gol porque vc nao ta edmundovai vascaoooooooooo
-
Anderson Bezerra
25/09/2011 05:02:46
bem! o maior problema já vem desde o passado. antigamente os pilotos tinha que comprar os carros para correrem,o que custa muito dinheiro, e agora tem que comprar vagas nas equipes para poderem entrar na categoria, dependente de patrocínios, e isso está ficando muito chato, pois pouco as empresas investem em equipes, só querem ver os seus pilotos correndo com a sua marca estampada nos carros, e isso deixa o esporte cada vez mais pobre de disputas e emoçõesenquanto a questão de pilotos brasileiros, o Bruno Senna, acredito que consiga futuro na F1 em 2012, só espera ter uma vaga abertaem alguma equipe, pois ele conseguiu trazer 4 patrocínios a equipe dele, e enquanto ao Felipe Massa, o ano que vem é certeza estar ainda na Ferrari por conta do contrato, agora enquanto ao Rubinho, se eu fosse ele, iria pra Indy, pois equipes precisarão de pessoas como ele para o desenvolvimento dos carros novo, e a experiência de desenvolver carros contará muito no ano que vem.
-
teojose
24/09/2011 11:14:58
O Felipe, pode ser uma esperança.
-
Ricardo Barros
24/09/2011 01:41:20
Concordo com tudo que vc disse, mais vc ve alguma saida para que o automobilismo brasileiro volte aos bons tempos? E o Felipe Nars vc acha que ele tem apoio suficiente p/ chegar na F1, pq talento ele já mostra que tem? Obg Teo, Brasss!
-
diassis_alecrim
24/09/2011 01:17:44
Falta tudo! Inclusive apoio financeiro e do poder público. E quando trazem uma nova categoria para o país, como a Indy, ainda tem um monte de babaca, que em vez de apoiar, critica. É difícil ver um país com uma consciência dessas!
-
matheus
23/09/2011 23:08:13
Pocha o Bruno começo agora e tem um tremendo potencial eu sinceramente acredito que em um futuro ele vai estar entre os melhores e se não for até campeão, nossa a ultrapassagem dele em monza conquistando a 9º posição foi fantastica digna de um excelente piloto!!!!
-
Ezequiel
23/09/2011 22:03:18
Não teve vitorias,mas vale resaltar o excelente trabalho do Tony na KV racing,certamente surpreendeu a quem não acreditava mais no seu potencial;é o melhor piloto brasileiro na atualidade.
-
Larissa
23/09/2011 17:50:51
Esse ano não está sendo dos brasileiros mesmo,tanto na Indy,quanto na F-1.
Leia os termos de uso