Blog do Téo José

O GP Brasil mais frio de todos os tempos

Téo José

O primeiro treino livre do GP Brasil de Fórmula 1 já foi realizado. Com a pista molhada pouca coisa significativa foi observada. Sebastian Vettel deu uma volta com os pneus de 2014 da Pirelli, como são slick, a observação foi feita através de sensores colocados na parte traseira da Red Bull. A previsão é de mais pista molhada para a segunda sessão, o que pode anular esta possibilidade de conhecer os compostos e através destas analises desenvolver parte do projeto do novo Fórmula 1.

Nico Rosberg foi o mais rápido, Lewis Hamilton o segundo e Vettel o terceiro. Nada importa, como disse, a pista esteve molhada o tempo todo e se andou pouco.

O que me chamou atenção foi Interlagos vazio. Narrei os últimos 12 anos pela Jovem Pan e cobri mais umas 10 corridas da Fórmula 1 no Brasil, pela Araguaia FM de Goiânia e também fazendo reportagens pela Jovem Pan. Nunca vi uma sexta-feira com tão pouca gente. Conversando com amigos que circularam por São Paulo nesta semana, me disseram que a cidade está com um movimento absolutamente normal e já tem gente da hotelaria e restaurantes reclamando do movimento mais baixo.

O fim de semana de Fórmula 1 é tido pelas pesquisas como o mais importante para cidade. Chegam milhares de turistas e o dinheiro que corre é bem significativo. Neste ano os números vão cair.

Fico surpreso. Porque pensava que quem gosta da corrida são as pessoas que curtem Fórmula 1, poucos agregados. Fim de semana de Interlagos, sempre foi uma grande festa, mais do que a prova em si. Uma festa de velocidade. Pelos menos os 60, 70 mil que sempre assistem as provas no local. Vejo que não, mesmo esta turma, gosta mesmo é de brasileiro vencedor. Como isto nos últimos tempos anda raro, o interesse vem caindo. Como me disse certa vez o Emerson Fittipaldi: “Brasileiro gosta de esportista vencedor.” É a mais pura verdade, temos inúmeros exemplos de modalidades que cresceram e depois sumiram. A Fórmula 1, pela sua beleza, espetáculo, pensava ter uma base maior de admiradores. O automobilismo em geral. Estava errado. É certo que estamos em época de vacas magras, mas não acreditava que eram tão magrinhas.

Pergunto se vale a pena neste panorama investir mais de 160 milhões de reais em reformas no circuito. A maior parte em uma área de box que será utilizada apenas pela categoria. O contrato já foi assinado e a prefeitura terá de dar maiores explicações.

No domingo deveremos ter as arquibancadas cheias, mas também vamos ter clarões. Mais do que gente em Interlagos, vejo que o interesse está despencando. Uma pena. Porque Fórmula 1 sempre foi e é um dos maiores espetáculos do esporte.