Blog do Téo José

Na Rota da Copa: uma boa estrutura em Fortaleza

Téo José

Estou em Fortaleza desde a última sexta-feira e das três cidades que passei, aqui no Nordeste, esta é disparada a que está mais bem preparada para Copa das Confederações e Copa do Mundo. A cidade se movimentou, com a participação do público e privado. O aeroporto mostra que está tendo um grande evento e tem boas informações. A avenida Beira Mar está com policiamento reforçado, limpa e cuidada. Várias barraquinhas com a opção de cardápio em inglês, os hotéis decorados e com facilidades para quem vem de fora. O estádio, ainda com obras, é de longe o mais adiantado e com as melhores informações – além de voluntários que sabem o que estão fazendo.

O entrono ainda precisa de obras, mas a nova avenida de acesso já foi um grande avanço. Tenho a certeza absoluta que Fortaleza será uma das mais favorecidas com o turismo e gastos de quem vem de fora. Terá seis jogos na Copa do Mundo, merece [e mereceria] até mais. Receber um evento não é só construir um estádio. Isto é a base.

Precisa melhorar a a vida de quem mora no local e abrir possibilidades de crescimento de turismo, trazer dinheiro de fora. Não somente nos meses antes, durante e depois do evento. Sempre é assim com os locais que realizaram eventos como este.

Outro ponto importante é ver que o comércio também tem esta filosofia. Foi criada uma onda de festa e conscientização. Se come muito bem, com várias opções e se é bem atendido. Fortaleza, para mim, que fiquei no Nordeste, é um oásis nas coisas erradas e falta de interesse das autoridades que vi.

Dá para se ter organização sim, mesmo com todas dificuldades existentes.

Só para encerrar, aqui o povo não é alienado não. Também tem manifestações. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.