Mercedes com folga. Williams, atrasada.
Téo José
Por Rogério Elias
O panorama do GP da Grã-Bretanha 2014, como já era esperado, é totalmente favorável aos carros da equipe Mercedes. Os bólidos alemães dominaram com folga os dois treinos livres dessa sexta-feira, no circuito de Silverstone, na preparação para a prova – marcada para esse domingo (09h00 – horário de Brasília).
Lewis Hamilton registrou a marca mais veloz das sessões. Ele foi cerca de 2 décimos mais veloz que seu companheiro Nico Rosberg no segundo treino livre e colocou mais de sete décimos no terceiro colocado na sessão: Fernando Alonso (Ferrari). Seria ilógico não apontar as flechas prateadas como favoritas.
É bem verdade que nos minutos finais da segunda sessão livre, o carro de Hamilton simplesmente parou na pista. O motor Mercedes apagou de repente. Algo a ser finamente verificado na medida em que o carro de Rosberg teve uma sexta-feira sem nenhum problema em Silverstone.
Assumindo uma vitória com dobradinha da Mercedes na Inglaterra, na teoria, o terceiro e último lugar no pódio será disputado pela Ferrari de Fernando Alonso e os dois Red Bulls (Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel). Pelo menos nesta 6ª-feira foram os que mais se aproximaram.
A Williams acabou prejudicada por um primeiro treino inócuo. Susie Wolff, com o carro de Bottas, teve problemas de pressão de óleo e completou apenas quatro voltas. Felipe Massa bateu forte depois de sete voltas e o carro do brasileiro ficou bastante danificado.
A equipe conseguiu aprontar o carro para o segundo treino, mas a programação da Williams na coleta de dados – sobretudo de pneus – ficou atrasada. Vamos ver se haverá uma reação na terceira e última sessão livre que acontecerá nesse sábado.
Rogério Elias, editor do site Amigos da Velocidade, escreve neste espaço como convidado do narrador Téo José que se dedica quase integralmente à Copa do Mundo nas próximas semanas.