Lisboa tomada pela final da Liga
Téo José
Estou em Portugal. Desembarquei. E, em menos de 24 horas na capital Lisboa, deu para sentir que por aqui só se respira a Final da Liga dos Campeões entre Real e Atlético de Madri – neste sábado 15h40, horário Brasília – com transmissão da Band. E se respira também Copa do Mundo.
Ontem vi, pelo menos, vinte minutos de reportagens sobre a Copa no Brasil. Eu falo de reportagens espontâneas e não coisa paga. Uma, de cerca de cinco minutos, mostrava a cidade de Campinas, interior de São Paulo, local da preparação de Portugal e o receio da dengue.
Outra, de quase uns oito minutos, mostrou imagens de todas a sedes e o foco principal foi a inauguração da Arena Corinthians. A TV local acompanhou o torcedor desde o embarque no metrô até a chegada no estádio. Belas imagens. Uma outra, era apenas sobre Manaus, e falando bem.
Isto também é o legado da Copa. O mundo deve estar mostrando o Brasil. Se estivéssemos preparados de melhor forma, falando coisas melhores. Como levamos como uma onda no mar, nem tudo é positivo. No saldo geral do que vi aqui, são mais coisas boas.
Minha dúvida é de como vai ser depois da Copa. Por mais que seja a favor do evento e otimista, não posso fechar os olhos para muita coisa deixada de lado.
Decisão – Sobre a Liga dos Campeões, me enche os olhos o que vejo. O estádio da Luz, do Benfica, belíssimo e todo preparado para a decisão. Aqui tudo está pronto. Não tem improviso. Todos ingressos vendidos. Os cambistas estão pedindo até 21 mil reais por lugares médios e, o pior, é que têm encontrado mercado. A organização é impressionante, como deve ser em todos os grandes eventos esportivos. A Liga mostra porque pode, de uma certa forma, ser comparada com uma Eurocopa e Copa do Mundo.
Lisboa está vivendo dias de festas, já que domingo também começa o Rock in Rio e a cidade está preparada. Serão mais de 40 mil espanhóis chegando hoje (6ª) e nem todos vão assistir dentro do estádio. Não importa. O que vale é a paixão e festa. Como deve ser o futebol.
Hoje vou tirar a manhã, ao lado do Neto, para visitar Fátima e reforçar a proteção e Fé. Amanhã, às 14h45, estaremos no ar na Band. Minha visão é de favoritismo para o Real.