Blog do Téo José

Massa precisa de grana

Téo José

Felipe Massa, através de seu empresário Nicolas Todt, que também cuida das carreiras de Pastor Maldonado e Jules Bianchi, tem conversado com muitas equipes. Em quase todas houve o interesse, mas com uma mala de dinheiro junto. A única que manteve contato e não tinha esta necessidade foi a McLaren, mas também não teve o interesse, pelo menos por enquanto.

A melhor opção é a Lotus. O time vive um momento financeiro complicado, tem perdido projetistas e engenheiros importantes e vejo como uma grande interrogação para o ano que vem. Em 2014 os carros serão bem diferentes e com uma nova configuração de motor. O pedido pela vaga gira entre 12 e 17 milhões de dólares. O dinheiro teria de ser conseguido no Brasil. Por isso a cutucada do Bernie Ecclestone na Rede Globo, dizendo que a mídia brasileira seria muito importante para se ter um piloto do pais em 2014.

As outras mais próximas são Williams e Sauber. Equipes que vem caindo ano a ano.

Apesar da preocupação da TV, todas as cotas já foram vendidas. Porque quem compra não está interessado apenas nas provas e sim no pacote de divulgação, que engloba jornais e programas. A emissora vai se mexer? Acho que sim, pode dar alguma vantagem a quem se interessar, mas também não pode se envolver muito, abrir um precedente agora é complicado para o futuro. Trata-se de uma emissora de TV, que compra e exibe eventos esportivos.

Bernie e Jean Todt, este Presidente da FIA e pai do empresário, querem um brasileiro em 2014, só que é um desejo e não imposição. Se nenhum fato novo aparecer este é o panorama. Hoje Massa ainda está distante de 2014.

As negociações estão rolando, muitas, por isso lembro uma musica do Cazuza.:

“Mas se você acha
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não para”