Blog do Téo José

Equilíbrio em Monza

Téo José

A Fórmula 1 começa nesta sexta-feira os treinos para o GP da Itália, em Monza. Esta é a pista com a maior média de velocidade do ano.  O importante no circuito é ter um carro com pouca pressão aerodinâmica e velocidade final lá em cima. A Pirelli vai ter os pneus médios e duros. O que pode dar margem, para quem largar mais atrás, tentar apenas uma parada, isto em Monza, significa mais do que em outros circuitos, mas eu digo que ainda é cedo, para especular mais sobre esta possibilidade.

O acerto no circuito italiano não é muito complicado, uma boa corrida vai do DNA do carro. Não tem muita invenção. Se tem velocidade final, a chance de andar na frente é grande. Em quase 80% da pista, se usa aceleração total. O motor da Ferrari sempre mostrou ter potência, principalmente na curva de alta, por isso na teoria deve ser uma equipe forte. Coloco no mesmo patamar Mercedes e Red Bull. Esta última pode ter um pouco mais de dificuldade, por isso deve trabalhar a parte aerodinâmica e relação de marchas, tentando evitar o prejuízo do motor. A vantagem do Vettel é saber que tem um bom carro em qualquer situação, o conjunto nasceu bem.

Uma vitória do Vettel é na teoria o fim do campeonato, quase a prática, só não matematicamente. A Ferrari tem muita pressão, nesta situação Fernando Alonso costuma aparecer bem. Sem dúvida o espanhol é uma ótima aposta.