Blog do Téo José

Blatter está certo

Téo José

Joseph Blatter, presidente da FIFA, pela primeira vez deixou clara sua preocupação com a Copa do Mundo no Brasil. Nesta semana disse ter dúvidas de que a escolha foi a certa. O maior temor dele está nas manifestações. Tem receio de que o ocorrido na Copa das Confederações aconteça e tire o clima festivo da competição. Uma tradição por onde passou. Sim, sempre existem manifestações, mas coisas mais isoladas e sem tanta mobilização.

Pela visão da FIFA este é um grande problema, já que o evento é vendido para o publico e para os patrocinadores, como uma grande festa do esporte, e é. Admiro o que a FIFA fez da Copa do Mundo. Sei que muitas concessões precisam ser feitas para se conquistar o evento. Mas como também disse o Blatter, a FIFA não colocou a Copa aqui goela abaixo. O Brasil pediu e assinou um contrato, o mesmo foi discutido e as duas partes firmaram. Como quando vamos fazer um negócio, ou comprar um bem. Simples assim.

O que digo que a ele está certo, é que hoje também tenho dúvidas sobre a Copa no Brasil. Por outro olhar. Sempre fui a favor. Vamos ganhar novos e modernos estádios, quem sabe o primeiro passo para termos o futebol aqui, também como espetáculo. Como é feito na maioria dos países da Europa e da mesma forma na NBA, NFL. O evento traz divisas financeiras para o país, sendo bem realizado deixa o turismo aquecido por inúmeros anos e quem sabe eternamente, mas sobretudo via a Copa como a possibilidade de melhorar o Brasil, com obras de infraestrutura. Isto infelizmente não aconteceu.

Muito pouco foi feito nos doze estados que vão receber a Copa. O Rio é o lugar que mais tem obras, mas foco está nas Olimpíadas e muito pouco na Copa. Por pura falta de visão, planejamento, competência e vontade de nossos governantes, de todas as esferas. Vamos ter novos e belos estádios, alguns com escolhas equivocadas de sedes e pouco mais. O que é de se lamentar profundamente. Perdemos mais uma grande chance de melhorar o Brasil, no vácuo de um grande evento. Gigante. Como já vimos nos Jogos Pan-americanos.

Analisando a  coisa friamente e sem emoção, digo que a FIFA está certa, fez da Copa do Mundo um evento fantástico. O país também poderia seguir este caminho, mas infelizmente temos gente sem visão em postos bem importantes. Hoje os governos são montados na base da politicagem e não com o olhar técnica. Sem gente certa, podemos esperar muito pouco, quase nada.