Blog do Téo José

McLaren descendo a ladeira. E os treinos na Espanha

Téo José

A F1 entrou nesta sexta-feira no circuito de Barcelona para os primeiros treinos livres do GP da Espanha. Prova com largada neste domingo, a quinta etapa da temporada. Mais uma vez, as equipes se preocuparam com os pneus Pirelli e vão continuar se preocupando.

Já está pra lá de chato ver uma corrida sendo sempre decidida no acerto do carro para os compostos de borracha. Hoje seria melhor o projetista só se preocupar com a geometria da suspensão. O papo sempre é: pneu, pneu e pneu.

O composto mais macio, com mais aderência e desgaste maior, está ficando destruído com oito, nove, dez voltas. Principalmente, a parte interna dos colocados no lado esquerdo. Como eu disse, quem conseguir uma boa velocidade e um desgaste menor terá vantagem.

Sem olhar muito para os pneus, Red Bull e Ferrari devem lutar pela pole. Vettel foi o mais rápido com 17 milésimos na frente do Alonso. Depois aparecem Webber, Räikkönen e Massa.

Pelo que vi hoje Alonso é uma ótima aposta. A Ferrari tem crescido nas corridas e, analisando pelos pneus, Kimi sempre tem a vantagem de consumir um pouco menos. Ele pode também beliscar a vitória.

A Red Bull tem sido melhor em velocidade e pelo que as imagens mostraram tem um desgaste maior. Claro que foi apenas a sexta-feira e nem sempre dá para tirar algo mais concreto.

Hoje não vi a Mercedes aparecer bem. O time sofre bastante com o desgaste da borracha. Muito trabalho terá pela frente até a classificação de amanhã.

E a McLaren? – Esta equipe super tradicional começa a viver seus dias de baixa. As modificações feitas no modelo 2013 foram em todos os setores [e grandes]. Na pista ainda não refletiu. Button foi o 12º e Perez o 13º .

Existe uma corrente interna que sugere o quase congelamento do desenvolvimento deste carro e já começar a pensar em 2014. A grana anda curta. O time está desde o ano passado no vermelho e sem perspectivas de melhora.

Vejo um ano muito duro para escuderia inglesa e talvez esta seja uma fase mais longa. Hoje, a McLaren está descendo a ladeira.

Clique aqui para a cobertura completa

Este é o nosso twitter: @teojose