Alonso absoluto. E o velho papo dos pneus
Téo José
A corrida, o GP da China, não foi muito diferente do que vimos no treino de classificação. Esta estratégia de pneus tem determinado tudo. O equilíbrio, as táticas e até a velocidade dos carros e pilotos. Bacana foram só as cinco primeiras voltas, quando os mais macios, daqueles que largaram na frente, aguentaram. Tivemos ultrapassagens normais, sem ser artificiais, por desgaste ou tipo de composto. Depois foi muito chata.
Fernando Alonso, com um ritmo forte desde o inicio, dominou tranquilamente e sem muito trabalho. Fez o que estava combinado e teve uma Ferrari muito equilibrada e competitiva com os pneus médios, que determinaram o fim de semana.
Foi um final de semana como o espanhol esperava nas provas anteriores. Sofreu um pouco mais na classificação, ainda um ponto que a equipe precisa melhorar e foi soberano nas 56 voltas. Nos três primeiros giros até que Felipe Massa colocou de lado dando uma impressão [falsa] que poderia incomodar seu companheiro. Só impressão. Massa foi mais parecido com o Felipe do meio do ano passado. Bem apagado. Terminou em sexto – mais de 40 segundos atrás do vencedor.
Lewis Hamilton teve uma Mercedes apenas razoável e ainda tem um problema com desgaste de pneus, os macios então nem se fala, por isso, apesar da pole, a terceira posição foi até um bom resultado. Kimi Räikkönen, depois de uma largada bem ruim, terminou em segundo, e mereceu pelo que fez na corrida. Nada excepcional, mas para o ritmo do GP da China deu. E deu também a vice liderança do campeonato ao finlandês. Vettel que só se preocupou com pneus completou em quarto e ainda é líder.
Vou ser repetitivo, mas estes pneus macios que se acabam com quatro cinco voltas e a importância que os compostos ganharam têm deixado as corridas bem chatinhas e artificiais. Sobre a polêmica de ordem de equipe ou não, nem isso foi preciso. Não vimos grandes disputas. As ultrapassagens sem maiores dificuldades, era gente com tipos de pneus diferentes ou em momentos de pneus diferentes.
Vocês viram quantas vezes falei em pneus neste nosso papo. Pois é, isto não anda muito bacana.
Veja os dez primeiros da prova:
1. Fernando Alonso – Ferrari, 56 voltas em 1h36min26s945
2. Kimi Räikkönen – Lotus, + 10.100s
3. Lewis Hamilton – Mercedes, + 12.300s
4. Sebastian Vettel – Red Bull, + 12.500s
5. Jenson Button – McLaren, + 35.200s
6. Felipe Massa – Ferrari, + 40.800s
7. Daniel Ricciardo – Toro Rosso, + 42.600s
8. Paul Di Resta – Force India, + 51.000s
9. Romain Grosjean – Lotus, + 53.400s
10. Nico Hülkenberg – Sauber, + 56.500s