Blog do Téo José

Quando o pneu é mais importante

Téo José

Outro dia falei sobre as regras inventadas na Fórmula 1 e o valor que certos aspectos artificiais ganham. O pneu atual é uma mostra disto. O macio quase sempre dura muito pouco e por isso os engenheiros – com seus cálculos – passaram a ter até mais peso do que o próprio piloto. Hoje, na China, vimos isto. Sebastian Vettel, o atual campeão, atual líder da temporada, abriu mão de lutar pela pole-position, não utilizando na última parte dos treinos os compostos macios, para largar com os compostos médios.

Foi uma boa tática? Não sei. Pode ser, mas sou do tempo em que uma pole sempre era o objetivo maior até o inicio da prova. Ele deve ficar na pista entre 15 e 20 voltas, enquanto os outros entre oito e 12. Vai depender da corrida para saber se abrirá o suficiente para, parando depois, conseguir voltar na frente. Tenho muitas dúvidas. Button seguiu o mesmo caminho, mas este não teve até agora, em momento algum, um carro muito rápido na pista chinesa.

A pole, você vê, só agora falo nela, ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes. Kimi Räikkönen sai em segundo com a Lotus. Aí estão duas ótimas apostas. O finlandês quando larga mais a frente sempre é sinônimo de osso duro e a Mercedes, com algumas modificações para este GP, me parece ter sido o carro que mais evoluiu. A preocupação com pneus existe nas duas. Na segunda é mais dor de cabeça.

A Ferrari nas duas primeiras etapas mostrou ter um carro competitivo, mais na corrida do que nos treinos. Ainda não é o que se espera do time italiano. Mas começa o ano melhor. Alonso bateu pela primeira vez na temporada Felipe Massa – sairá em terceiro e é também uma boa aposta para vitória. Alonso cresce em ritmo de prova. Felipe Massa largar em quinto, atrás de Nico Rosberg, para não deixar os três primeiros escaparem terá de fazer uma grande largada.

No fundo, espero que tenhamos uma corrida bem melhor do que a classificação onde a atitude da Red Bull, com Vettel, largando em nono, dividiu as atenções com a pole de Hamilton.

E você o que espera da prova?

Cobertura completa do GP da China está no www.amigosdavelocidade.com.br