Blog do Téo José

Agora o duelo está aberto na Red Bull

Téo José

Nos últimos dias, a polêmica da ordem de equipe não obedecida na Red Bull foi o destaque da F1. Sebastian Vettel chegou na China surpreendendo e atirando em cima de seu companheiro Mark Webber – o prejudicado na Malásia. Como eu disse, logo depois da etapa, estou adorando ver este clima carregado por causa destas ordens de equipes idiotas e quando os dois pilotos ainda têm chances matemáticas de buscar o titulo.

Como o fato aconteceu neste ano, indica que já tinha rolado acordo antes. Até mesmo na Red Bull, que era a mais correta e que dava mais liberdade. Na Ferrari, que utiliza a interferência do box na pista a torto e a direito, todo mundo acha normal este tipo de ação. Eu repito que a normalidade é se um dos dois pilotos não tem mais chances do objetivo final.

Voltando ao caso Red Bull. O clima nunca foi bom entre os dois pilotos e agora azedou de vez. Webber sabe que não ficará no time no ano que vem. Teve o compromisso renovado por não ter ninguém melhor para ser o segundo. Agora, o português Antônio Felix da Costa, de 19 anos, com passagem pela F-Renault 3.5, aparece como aposta para ser um novo Vettel.

A equipe deve sim apostar em alguém jovem e barato. Nesta situação, o australiano não vai ser mais o cordeirinho e não sei se acatará ordens dos boxes. Vettel já vimos do que é capaz. Todo grande campeão não é 100% bonzinho. Isto é histórico. Mesmo na Fórmula Indy. O único que coloco como exceção é o Alessandro Zanardi. O pequeno alemão não foge à regra e vai ser ainda mais espaçoso e folgado dentro da equipe.

Vejo, agora, um duelo aberto na Red Bull. Com ou sem ordem de equipe.

Massa, o mais rápido

Felipe Massa terminou o dia de treinos livres na China como o mais rápido. Indica que está realmente com a confiança lá em cima e tem um carro competitivo. A Ferrari me parece ter uma boa evolução e, entre as três primeiras corridas deste ano, esta é a que tem mais chances de vencer. Vamos ver na classificação.

A cobertura completa do GP da China está no www.amigosdavelocidade.com.br