Blog do Téo José

A arbitragem é fraca

Téo José

Vou ser breve aqui em nosso espaço. O futebol brasileiro está em uma fase bem chatinha. A maior importância passou a ser a arbitragem [e seus integrantes]. Antes dos jogos, uma choradeira danada. Durante, pressão de jogadores, treinadores e torcedores.

Ontem, durante Atlético MG X Flamengo, até o reserva do Galo, Carlos Cesar, foi expulso, no aquecimento, por reclamação. Tudo bem que Claudio Meira Ricci não fez um bom trabalho. Errou muito e para os dois lados. Mas já encheu o destaque que estes senhores têm tido. O espaço dado na imprensa e nas conversas de torcedores é muito mais do que merecem.

Não tem nada de complô para ajudar ou prejudicar este ou aquele time. É só olhar para os jogos das séries A, B e C e ver que é bem simples. A grande maioria dos profissionais de arbitragem no Brasil – e aí a fatia maior está nos árbitros – é fraca.

Falta peito, personalidade para fazer o que é certo e tem gente que está mal preparada fisicamente. Você olha nos rostos destas pessoas e elas estão em pânico durante 90 minutos. Com a pressão e atenção maiores, agora, a coisa se complicou ainda mais.

Os tais assistentes auxiliares, que ficam ao lado dos gols, são mais inseguros ainda. Não têm ajudado nada. Têm, sim, se omitido.

O profissionalismo seria a solução? Pode ser. Hoje todo árbitro tem uma segunda e principal profissão. Mas este não é o maior problema. O que precisamos é de bons profissionais, gente que saiba as regras, seja esperto, tenha malícia e principalmente personalidade. É necessário uma reciclagem, principalmente dos dirigentes que cuidam desta área na CBF e federações. Preparação melhor.

Vou repetir e resumir em uma frase: o problema é que a maioria das pessoas que compõe a arbitragem no Brasil é fraca.

  1. LEANDRO JUNIO

    01/11/2012 15:17:56

    sim,a arbritagem é fraca!!!!!!!! mais não contra o flu,pois veja o jogo da ponte contra o flu o penalti do ibson no R49. estou convicto que alguém está ganhando alguma coisa com isso menos o galo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso