Blog do Téo José

O duelo final na Indy

Téo José

Neste sábado, com largada 21h50 e transmissão ao vivo da Band, a Fórmula Indy chega a sua etapa final. A decisão acontece no oval longo de Fontana, na Califórnia [EUA]. Esta pista já teve o status de ser a mais rápida da categoria. Tem 3.200 metros e serão 250 voltas para conhecermos o novo campeão. Apenas dois pilotos estão na disputa: Will Power, australiano da Penske, é o líder com 17 pontos de vantagem para Ryan Hunter-Reay — americano da Andretti.

Power tem três vitórias no ano, mas nenhuma em oval. Ryan tem quatro e duas em ovais. Sem olhar os pontos extras [um pela pole e dois pelo maior número de voltas], Power precisa de um terceiro lugar para ficar com seu primeiro titulo.

Sabemos que o forte dele não é este tipo de pista, onde só tem um triunfo na categoria, mas tendo esta vantagem e sendo piloto da Penske, onde Briscoe e Castroneves estarão correndo a seu favor e são especialistas de ovais, vejo que sua tarefa fica pelo menos um pouquinho mais fácil. Mesmo assim vai ser um duelo muito interessante.

Em prova longa como esta, o trabalho de box será fundamental e neste ponto a Penske também tem vantagem em cima da Andretti. Ryan anda melhor nos ovais, mas para ele não basta apenas vencer. Esta é sua maior dificuldade e temos ainda pelo menos mais sete ou oito pilotos em condições de ganhar.

Sem ficar em cima do muro, coloco Will Power como favorito. Apenas um palpite. Porque certeza mesmo é de que teremos uma bela disputa.

  1. MÁRCIO

    18/09/2012 11:48:39

    Amigo Téo José,Pode me dizer porquê os Carros Indy Turbos de 1996 chegavam aos 410 km/h em Fontana ou Michigan, e hoje não passam de 350 km/h ? É redução de aerodinêmica, ou outro acerto?Haverá nova montadora a entrar na Indy em 2013?Obrigado.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso