Blog do Téo José

Pobre futebol brasileiro

Téo José

Não é de hoje que toco neste assunto aqui no nosso espaço e, também, nas transmissões da Band. O futebol brasileiro está perdendo suas características. Um jogo, que deveria também ser um espetáculo esportivo, está cada vez mais burocrático nas nossas competições. Claro que o reflexo está na Seleção e formação de novos jogadores.

De uns tempos pra cá, comecei a procurar dados que mostram bem isto. E nos jogos que transmito levanto sempre a bola para os comentaristas, principalmente o Edmundo, que está mais comigo na cobertura dos clubes do Rio.

Vamos lá:

– O Vasco, quarto colocado no Brasileiro, tem uma média de quatro finalizações certas por jogo e sete erradas. Acerta quatro cruzamentos e erra 15. Em dribles, a situação é ainda pior já que consegue sucesso em 11 oportunidades e fracassa em quatro. Ou seja, durante 90 minutos somente 15 tentativas de passar pelo adversário com a bola dominada.

– Vamos para o time do Santos. Cruzamentos certos, três. Errados, 11. Finalizações corretas, quatro. Erradas, sete. Mesmo com Neymar, o time dribla 11 vezes por jogo e erra a tentativa quatro vezes.

– Para fechar os números, vamos ver o Cruzeiro. Finalizações no gol, quatro. Erradas, sete. Cruzamentos certos, quatro. Errados, cinco. Em dribles, oito certos. Errados, três.

A média da competição é mais ou menos esta. Muda pouca coisa. Alguns vão dizer que isto é devido a falta de treinos. Não é. Isto acontece porque temos cada vez mais um futebol que tenta marcar e se esquece de atacar. Se esquece de realmente jogar o nosso futebol. Claro que os jogadores têm culpa. Eles é que estão em campo. Mas a maior parcela [culpa] está nos tais “professores”. Estes é que t~em de pagar a conta. Aniquilam os jogadores mais criativos e adoram os volantes de marcação.

Deixo só mais um fato para reflexão: o atual 10 da seleção brasileira é reserva em sua equipe na Europa. Estou falando do Oscar, no Chelsea.

  1. Lauro Peil

    19/09/2012 03:52:39

    Téo concordo plenamente com você. A conjuntura do futebol brasileiro (dirigentes, treinadores, árbitros, jogadores, mídia, ...) está matando o futebol brasileiro. Nunca pensei que preferiria ver um jogo da Europa a um jogo do Brasil, mas hoje para quem gosta de futebol bem jogado só assistindo aos jogos da Liga dos Campeões, Premier League, Bundesliga, pois os nossos jogos são muito ruins. Vários fatores parecem ser responsáveis por este assassinato em massa da maior paixão nacional que é o futebol, sendo que os maiores são os mesmos que assola o resto do pais que são: a Corrupção, a Impunidade e a Incapacidade Administrativa, presentes em todas as escalas da nossa sociedade. Infelizmente para todos nós que amamos o Futebol esta conjuntura esta conseguindo acabar com a nossa maior paixão e um dos nossos maiores orgulhos que é o Futebol.

  2. Jenisson Edy Viana Bartniski

    18/09/2012 23:34:05

    Você está super certo, na minha opinião os times poderiam jogar apenas com um volante e que este seja ofensivo, tais como Ramires e Paulinho; admiro muito o trabalho do Tite, mesmo ele usando dois volantes, ele dá uma grande liberdade para o Paulinho e deixa o Ralf mais na marcação, se não mudarem esse estilo de jogo, vai acabar aquela alegria que tínhamos em assirtir uma partida de futebol!

  3. Takato

    18/09/2012 20:39:32

    É completamente perfeita a sua analise, o que vc mostra a gente em casa ve a todo momento, para os amantes, para os apaixonados pelo esporte., seria como formula um sem ultrapassagem, como volei sem aqueles fantasticos ralis....onde a bola não cai e a adrenalina vai a mil. hj o futebol ser resume a isso., lances de bolas paradas, jogadas de força e marcação desproposital....Dois , trez volantes de marcação, jogadores cada vez mais limitados e adorados pelos tecnicos, meu DEUS o futebol arte acabou., como eu tenho saudades de ver o MESTRE TELE no comando do SÃO PAULO....

  4. Vilmar José Manfrin

    18/09/2012 17:01:10

    Temos os melhores jogadores do mundo, um plantel a nível nacional de dar inveja. O que está acontecendo? Creio que a culpa é dos técnicos, Alem de escalar mal não deixam que os jogadores mostremsuas qualidades fazendo assim um futebol feio e sem objetivo.A seleção se continuar como está não vai passar da primeira fase na copa do Brasil.É vergonhoso estarmos nesta situação se o nosso futebol sempre mostrou ao mundo o maisbelo futebol de todas as seleções.Ou existem cartolas ganhando dinheiro por tras de tudo isso.

  5. Thiago

    18/09/2012 13:56:03

    Parabens Teo, vc junto com Luciano, Pietro, Luis Roberto, alguns do Sport TV e Espn que salvam as narrações.Já fui muito fanatico pelo Galo, mas hoje assisto só por ver mesmo o futebol, tomei nojo da politicagem e dinheiradaabraço

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso