Blog do Téo José

Semana de gala do automobilismo

Téo José

Iniciamos uma semana de gala do automobilismo. Já virou uma tradição, todo último fim de semana de maio temos um domingo com 500 Milhas de Indianápolis e com o GP de Mônaco da Fórmula 1. Em Indianápolis os treinos praticamente terminaram, agora falta apenas o que chamam de Carburation Day (que é o de aquecimento), marcado na quinta-feira. Pouca coisa poderá ser feita e todos andam bem pouco para economizar o equipamento, principalmente motor, para os 800 quilômetros de domingo.

Já disse aqui neste nosso espaço que pelo que mostraram até agora, Penske e Andretti são as favoritas. Mas em Indianápolis o imponderável quase sempre se faz presente. Com carros e motores novos, o equipamento fazendo a estreia em oval, muita coisa fora do script pode rolar no domingo. Mais do que nunca, o trabalho de box será fundamental. E, neste caso, ponto para Penske. Os representantes brasileiros fizeram um bom trabalho e a KV colocou seus três pilotos entre os dez — o que é um grande passo. O que me preocupa, apesar da experiência do ex-piloto e campeão na Indy Jimmy Vasser, é exatamente a retaguarda de box.

Em Mônaco não dá para falar muita coisa. Vamos esperar os treinos de quinta-feira. Lá se anda na quinta, sábado e domingo. Em pistas permanentes tivemos cinco pilotos e equipes diferentes vencendo. Em um circuito urbano e lento como do Principado, fica bem complicado qualquer projeção. O importante sempre é tração e pelo que vimos até agora, a Ferrari deve sofrar um pouco e em uma escala menor a Red Bull. Por isso já vou palpitar, mesmo não sendo meu forte nesta temporada, com favoritismo para McLaren e Lewis Hamilton.

Com tanto carro andando próximo neste ano, deve ser uma corrida bem interessante. Não deveremos ter distância muito grande entre os carros. Estou bem curioso.

  1. juan pereira santos

    08/06/2012 17:47:52

    Téo, fala pro Neto caipira, que DEUS EXISTE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS, POIS O CAIPIRA MAL EDUCADO, FALOU QUE DEUS NÃO ESTAVA ALI, FAZENDO REFERÊNCIA AO GOLEIRO DA POLÔNIA POR SUA ORAÇÃO ANTES DE DEFENDER O PÊNALTI. AINDA NÃO SEU QUAL MOTIVO A BAND CONTRATOU UM CARA FALANDO CARREGADO (O ALANFA DO NETO). COMPETÊNCIA NÃO FOI, CARISMA TAMBÉM NÃO FOI, CONHECIMENTO DE FUTEBOL TAMBÉM NÃO FOI, SÓ RESTOU A PEIXADA.

  2. José Lyra

    25/05/2012 18:41:50

    A F-1 é apenas corrida. A Indy é emoção e competição.

  3. Americo

    22/05/2012 14:49:31

    Oi Teo, tudo bem?Eu vi que a Band criou uma campanha contra bebida no trânsito e acho que toda idéia que conscientize os motoristas do que eles estão fazendo, deveria ser compartilhada. Ainda mais se a iniciativa vem do próprio bar. Olha essa idéia de um bar em SP: http://www.youtube.com/watch?v=jimso-tkZV8abraços, Américo

  4. Antonio José.

    21/05/2012 16:42:21

    Prezado Teo,Boa tarde!!!Realmente é de grande expectativa o próximo domingo. Na F1, principalmente por ser em Mônaco e não havendo fatores atípicos, o pole terá um considerado grau de favoritismo. Porém, nesta temporada, esta posição de largada não nos traz vinculação direta com a vitória (como em anos passados), mas se fosse apostar, cravaria o carro da posição 1 como vencedor.Já na Indy, a expectativa é enorme. Espero uma corrida muito disputada e com poucas amarelas. Torço muito pelos brasileiros. O Rubinho, com sua regularidade, tendo um carro acertado para o tráfego, pode sim chegar no top 5. Sonhar com a vitória ? sim, pode sim. Na Indy 500 todos os 33 que largam podem e devem sonhar em beber o leite no degrau mais alto do pódio.Gostaria de elogiar os técnicos (engenheiros etc) sobre o avanço na segurança dos carros da indy. A proteção nos pneus traseiros vincula uma enorme proteção. Infelizmente, como em muitas situações de nossa sociedade, a ação de melhoria, segurança etc só é implantada quando ocorre um acidente ou situação que o valha. Finalizando, ainda abordando a questão da segurança (falo especificamente agora do circuto de indianápolis), não entendo como os responsáveis não instalam um alambrado de segurança na reta dos boxes. Há apenas um muro baixíssimo entre a pista da prova e a de rolamento dos boxes. Qualquer carro que venha a escapar e decolar para aquele lado (DEUS queira que nunca aconteça) causará um acidente gravíssimo. A própria tradicional torre da reta é um elemento de risco (não há proteção). Ela, no meu entender, deveria ser removida e recolocada em local seguro. Podem dizer que ela faz parte da tradiçao, mas a segurança deve estar desvinculada de qualquer opinião e/ou tradição. Segurança é segurança, não podemos brincar com ela. Que DEUS proteja a todos e que tenhamos um belo espetáculo. Um grande abraço a vc e a todos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso