Blog do Téo José

F-1 pode terminar 2012 sem brasileiros

Téo José

A batata está assando. Ou melhor, as batatas estão assando na Fórmula 1. Duas já quentes nas equipes Williams e Ferrari – envolvendo os dois pilotos brasileiros. Na Ferrari, além de cobranças explicitas, antes mesmo da temporada começar, agora se vê notas no site oficial da equipe pedindo que ele ajude de forma mais clara Fernando Alonso na busca do título. Sim. Isto já está sacramentado e ele sabe: Massa é o segundo piloto do time, de fato.

Na equipe existe uma corrente querendo a troca já. Outra, mais tradicional, prefere esperar a temporada passar. A primeira acredita que Felipe perdeu a auto-confiança e os resultados ruins só estão servido para piorar ainda mais a situação.

No GP da Espanha, Adrian Suttil esteve pela primeira vez no paddock nesta temporada. Conversou na Force India. A especulação (forte) sugere que ele voltaria, levando grana, que sempre teve, e Paul di Resta desembarcaria na Ferrari. Seria testado até o fim do ano, mas na prática. As conversas já começaram.

Desmentidos saíram, por parte da Ferrari, mas não com muita força. Estas negociações estão rolando nos bastidores. Só vão parar se Massa conseguir resultados bem próximos aos do Alonso. Alguns sites na Inglaterra e Itália dizem que Mônaco pode ser a prova decisiva para o piloto brasileiro.

Na Williams, Valtteri Bottas, piloto finlandês, empresariado por Toto Wolff, agora sócio do time, já tinha comprado 15 treinos nas sextas de corrida. Na primeira sessão ele acelera e Bruno Senna assiste. O jovem colocou dois patrocinadores na escuderia, que vive basicamente da grana dos pilotos. Pastor Maldonado é o que tem a mala mais cheia e, agora, também conseguiu resultados – algo que nem o mais otimista por lá acreditava. O patamar do venezuelano mudou.

Bottas era uma aposta certa para 2013. Com a vitória do Maldonado existe uma pressão para que entre já, com argumento de que tem andado muito bem na sexta. O que é verdade. Bruno ainda se segura pela maior grana que leva. O que complica a vida do brasileiro é o envolvimento maior de Wolff com o time. Ele não é apenas empresário do piloto.

Hoje o finlandês corre atrás de mais dinheiro. Se conseguir, Bruno pode ter o seu contrato encerrado e levar uma banana do time. Lembro que foi-se o tempo em a “palavra” do Frank Williams valia. Hoje a voz dele anda bem fraquinha. Na saída de Barrichello, ele só avisou ao piloto depois de ter assinado com Bruno. A postura não foi a mais correta.

Na Fórmula 1, principalmente nos dias de hoje, o que menos importa é a postura e na Williams dinheiro e resultado andam nesta ordem. Senna tem o primeiro e precisa do segundo. Ou, então, torcer para que Bottas não traga uma mala mais recheada de grana.

O panorama para os pilotos brasileiros é cada vez pior. Desde 1970 não víamos uma situação destas e 2012 pode terminar sem nenhum piloto do país no grid.

  1. SILVIO DE ROCCO JUNIOR

    17/06/2012 02:58:22

    Haaaa olha ele aí o Peter rsrsrsrsr o convertido rsrsrsr mais sorte que eles tem?!?! vc tá doido?!?!? Eu levo minha barriga pra passear de Harley Davidson, bicicleta tô fora rsrsrsrrs

  2. Alexandre

    29/05/2012 17:32:27

    "...prestigiosa e prestigiada Revista VEJA." Tu tá de sacanagem né? Não aguento mais nem a direita nem a esquerda brasileira. Todos me dão NOJO!!

  3. Adierson Pedrão

    27/05/2012 22:25:59

    Silvião, Deixa os caras correrem, eles tem vontade e garra, só não tiveram sorte!Vamos dar uma volta de bike barrigudos como estamos que chegamos lá! AbraçosPedrão

  4. Antonio José.

    18/05/2012 13:41:58

    Bom dia!!!Assisto a F1 há muitos anos. A categoria, basicamente, vive em um universo de mercado, em viés de alta acentuada ano após ano. Logicamente, aliada à paixão que exerce sobre os amantes da velocidade, busca (já há varios anos) resgatar uma competitividade há muito em baixa. Torcemos para que os pilotos brasileiros, os que estão e os que virão, possam desenvolver seus trabalhos de maneira justa e sem comparações, mesmo em um ambiente que em muitos momentos, infelizmente, nos parece ser muito hostil. Força Massa e Senna!!!

  5. Luiz Carlos Moraes

    17/05/2012 23:17:05

    Este ano a f1 esta sensacional,pena que os pilotos brazucas não estão conseguindo acompanhar os demais.....mas acho que Massa se redime em Monaco......força Massa e Bruno Senna.

  6. Denis

    17/05/2012 15:09:39

    Diante da sua resposta, devo colocar o fraco desempenho do Felipe exclusivamente na conta de quem? Da Ferrari, por não atuar de forma ética e imparcial, na do próprio Felipe, que perdeu a motivação ou na de ambos?

  7. José Lyra

    17/05/2012 14:03:26

    A F 1 é apenas corrida. A Indy é emoção e competição.

  8. Pedro Henrique

    17/05/2012 05:51:13

    É, eu acho que Alonso é destruidor de companheiro de equipe. É melhor chamar Hamilton para correr com ele na mesma equipe. A segunda opção, seria o experiente piloto Jarno Trulli, o italiano deu trabalho quando eles correram juntos na Renault. O Brasileiro Felipe Massa,infelizmente é apenas um coadjuvante e tem a missão de da o suporte que o astro Alonso precisa e,que não tem feito isso,deixando de tirar pontos dos seus concorrentes. Quem sabe o brasileiro não arruma um papel principal em outra equipe,mas tem que se destacar um pouquinho. Vai que é tua Felipe Massa!

  9. Pedro Henrique

    17/05/2012 04:18:50

    Eu acho que correr com pressão é, muito complicado. Se o individuo não tiver uma cabeça centrada no que está fazendo,perde o foco e acaba se perdendo e para se encontrar de novo fica difícil,ai que entra palavra mais correta para explicar o foco do piloto"o cara é um gênio" caso contrario vai ficando cada vez pior.

  10. Nilson `Paes

    16/05/2012 20:16:12

    Correção, ela está sem brasileiros desde a morte do Senna e a aposentadoria do Rubinho por coincidência ocorrida no Sábado daquele fatídico final de semana.

  11. teojose

    16/05/2012 17:38:20

    Em nada, neste caso.

  12. ricardo damasceno

    16/05/2012 13:31:37

    Teo, a F1 já ficou pra taz... a onda agora é Indy !!!

  13. Denis

    16/05/2012 11:27:28

    Teo, como vc não possui nenhum compromisso com a emissora concorrente, posso perguntar uma coisa: até onde a influencia de patrocinadores e outras fontes de influencia (ex. as próprias emissoras de tv) podem interferir na postura de uma equipe quanto a estrategias e prioridade sobre os pilotos? É muito claro que o Felipe Massa está correndo só para cumprir contrato e que ele está com o foco em qualquer lugar, menos nas pistas. Alguns apontam para o fato dele ter sofrido o acidente em 2009 e agora não ter os mesmos reflexos. Mas na sua volta, em 2010, ele estava largando e chegando na frente do Alonso em algumas corridas e sendo competitivo. Após a fatídica corrida em que ele foi obrigado a dar passagem para Alonso, tudo mudou, acabou o Felipe Massa e o que vemos não é nem a sombra do que ele foi em 2008.Saudações.

  14. Ricardo Henriques

    16/05/2012 01:52:18

    Já foi o tempo onde a fórmula 1 revelava grandes talentos guiando carros grotescos e de difícil compreensão estrategista. Hoje a fórmula 1 vive de grana e o mérito dos pilotos são cobrados a todo custo dentro das pistas. Com a ascensão tecnológica, no final da década de 80, o esporte se tornou uma piramide de grandes pilotos onde poucos conseguiam chegar ao topo e consequentemente ser um verdadeiro vitorioso. Falando de pilotos brasileiros nesta temporada, fico muito triste com os resultados nas pistas de Felipe Massa e Bruno Senna, pois os dois já deveriam ser demitidos já no GP da Espanha pois não estão cumprindo e Honrando os patrocinadores nem tão pouco as equipes. Com resultados medíocres. Bruno Senna é o maior fiasco da fórmula 1 em todos os tempos! o Felipe Massa já demonstra sua imparcialidade confiante em guiar um carro de corrida. Já falei tudo e não quero levar essa polemica adiante.

  15. Jose Rafael

    16/05/2012 01:09:36

    Que triste este cidadão falar de política aqui. Ainda mais para elogiar a Veja que foi pega rmLigações com um contraventor. A cegueira Nao se cura n com fatos. Triste. Tão triste quanto Massa na Ferrari. Pífio desempenho.

  16. Raul Neto

    15/05/2012 23:25:46

    Sr. Gilson Kiraly, não venha encher nosso saco de apaixonados pelos esportes com suas elocubrações fora de hora. Procure relaxar e sai dessa de mensalão e Cachoeira. Relaxe velho, relache !

  17. Henrique Pessôa

    15/05/2012 22:23:36

    Teo , eu tenho uma opinião muito particular principalmente sobre o Massa. Se você observar bem nos treinos ele sempre trabalha no desenvolvimento do carro para a corrida , por isso está sempre mais lento (muito mais lento que o Alonso). Depois quando o treino é de classificação a Ferrari erra em momentos que não poderia e isto acontece com o Massa , por exemplo na última corrida a equipe soltou ele para a volta rápida , não calculou o momento exato e acabou colocando o cara no trafego de oito carros.Assim complica , eu acho sinceramente que o Massa está sendo fritado. Não pode ser só falta de competência do Felipe.

  18. Gilson Kiraly

    15/05/2012 20:32:30

    Téo, novamente, com todo o respeito, sei que aqui é um espaço destinado para comentários acerca de esportes diversos, principalmente o futebol, mas meu caro articulista, enquanto cidadão consciente, estou muito preocupado com a atual situação política e até da Justiça no Brasil de hoje, onde uma turma de bandidos atualmente alocados no governo federal, estão tentando calar a imprensa livre e combativa da prestigiosa e prestigiada Revista VEJA.Também to preocupado com o julgamento do mensalão, pois entendo que essa CPMI do Carlinhos Cachoeira está sendo usada pelo PT para obscurecer o maior escandalo de corrupção da história nacional, ou seja, o Mensalão.Infelizmente, o PT possui a maioria no congresso nacional e o apoio de verdadeiros destruidores da nação (Sarney, Calheiros, Jucá, Collor, etc…).Toda essa ofensiva anti-democratica petista está sendo orquestrada por dois bandidos, o ex presidente LULA e o maquiavélico JOSÉ DIRCEU, simbolos maiores da corrupção atual, ajudados claro pelos ladrões de sempre José Sarney, Romero Jucá, Collor, RenanCalheiros, etc…Até o órgão máximo do judicário está me preocupando, pois existem 2 ministros no Supremo Tribunal Federal que eram filiados ao PT e, pelo visto, obedecem cegamente ao Lula e ao Dirceu, sendo eles os os Ministros Diás Tóffoli e o Ricardo Lewandowski.Ambos, a bem da Justiça, deveriam ser declarados impedidos ou no mínimo suspeitos para atuarem no julgamento do Mensalão.Mas, a parte boa do Brasil está reagindo e, o grande jornal o globo, sob o título “Roberto Civita não é Rupert Murdoch”, publicou um editorial que ficará na história das lutas democráticas no Brasil.O jornal da família Marinho levantou-se contra as tentativas políticas de criminalizar o trabalho jornalístico de VEJA comparando-o à teia de ações ilícitas promovidas por publicações do australiano Murdoch na Inglaterra. “Blogs e veículos de imprensa chapa-branca que atuam como linha auxiliar de setores radicais do PT desfecharam uma campanha organizada contra a revista VEJA na esteira do escândalo Cachoeira/Demóstenes/Delta”, escreveu o jornal.O Globo lembra que a motivação da campanha é uma vingança contra a revista por suas reportagens contundentes que desbarataram quadrilhas de corruptos e desagradaram a alas petistas. O jornal desmontou a acusação mais odiosa contra Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e editor de VEJA: “Comparar Civita com Murdoch é tosco exercício de má-fé”.Na sexta-feira passada, também em editorial, o jornal Folha de S.Paulo reafirmou sua convicção de que o movimento orquestrado contra VEJA tem motivações políticas: “Tampouco surgiu até agora qualquer indício de má conduta que justifique a intimação de jornalistas da revista VEJA para depor”. O alvo mais direto da armação política é Policarpo Junior, diretor da sucursal de VEJA em Brasília e um dos redatores-chefes da revista. O ex-presidente e atual senador por Alagoas Fernando Collor pediu sua convocação para depor na CPI. Policarpo não é propriamente admirado entre aqueles políticos que se movem nas sombras do poder. Como repórter, foi autor de inúmeras reportagens que revelaram gigantescos esquemas de desvio de dinheiro público e abreviaram a carreira de muitos corruptos.É dele a reportagem que deu origem ao escândalo do mensalão. A justificativa para convocar Policarpo? Segundo Collor, o impoluto: “Esclarecer eventuais ligações com a quadrilha”. Bastaram os dois primeiros depoimentos na CPI para derrubar a farsa collorida. Os delegados federais Raul Alexandre e Matheus Rodrigues, responsáveis pela investigação, foram categóricos em afirmar que Policarpo agiu apenas em busca de informações, não trocou favores com o investigado e fez o que se espera de um bom jornalista: obteve informações dentro dos limites legais em benefício do interesse público.VAMOS REAGIR GALERA CONSCIENTE E QUE QUER O BEM DA NAÇÃO, DETONANDO A BANDIDAGEM QUE TENTA DESTRUIR OS BONS JORNALISTAS!

  19. ADENILSON FRANCISCO DA SILVA

    15/05/2012 20:23:29

    Geisel, para os dois competirem com os demais pilotos, deveriam dar a primeira volta sózinhos, ai quando os outros, dessem a volta de apresentação, eles estariam na segunda, ai tinham chanse. DE PONTUAR.

  20. Gilberto

    15/05/2012 20:07:42

    Teo. Eu sempre assisto as corridas de fórmula 1 e a muito tempo o circo deixou de ser um campenato competitivo para se tornar uma tenda de grandes negícios, cujo o interesse é só o dinheiro. Em particular os pilotos no caso da ferrari, como o alonso é quem trouxe o dinheiro do Santander, veja que o carro dele ganhou 02 asinhas abaixo do retrovisor (aerodinâmica) já o do massa não tinha, ou seja, eles sabem que vai funcionar e porque não testa com os dois pilotos?No caso do Bruno não, o que lhe falta é ainda experiencia de corrida e ele não é idiota como chamou o trapaceiro Shummi.

  21. Leonardo Rusca

    15/05/2012 19:48:07

    será Teo acho que o Massa quer sai da Ferrari e entra em outra equipe grande mais o Bruno Senna deve voltar a marca pontos até o fim da temporada ele tem potencial e acho que os brasileiros ficam ate o fim da temporada

  22. Mauro

    15/05/2012 19:32:15

    Como pode um piloto manter sua motivação quando as próprias equipes conspiram contra, afim de justificar suas limitações ou interesses escusos?Lembrem-se que quando Alonso entrou na Ferrari, numa corrida em que Massa liderava a prova e o campeonato, o Alonso que vinha logo atrás cortou a frente do Massa na entrada dos boxes quase provocando acidente numa atitude mais bizarra que a do Schumacher espremendo Barrichelo nos muros em outra prova. Com isso Massa teve que esperar o pit do Alonso, sua equipe preparar o seu e ver sua chance usurpada. O Alonso diria: " This is ridiculous"Com a indiferença da equipe neste incidente ridículo, Massa passou a cumprir o contrato. Esforçar e arriscar a troco de que? A Ferrari prefere perder do que vencer com um brasileiro.Deve ser birra por o Airton Senna te-la esnobado quando convidado. ( inúmeras vezes).

  23. Bruno Marcel

    15/05/2012 19:26:59

    Téo realmente as coisas para os brasileiros estão ficando cada vez mais difícil na formula 1 , principalmente no caso do Felipe Massa, infelizmente é um piloto muito fraco e com todas esta especulações que surgem no padock cada vez mais o animo dele ira cair, acho que ele não termina a temporada se terminar vai ser por força maior ou seja com ética da própria Ferrari, e no caso do Bruno Senna se ele não começar a andar bem e mostrar realmente que sabe também caíra antes do final da temporada pois hoje a Willians vive de dinheiro e se o Brottas trazer mais um grande abraço para o sobrinho do tri-campeão, pois sua corrida em Barcelona foi simplesmente pifea andando por mais de 10 voltas atrás do Kova, enquanto Pastor andava no mesmo ritmo da ferrari.

  24. Vander Resende - Recife - PE

    15/05/2012 19:26:14

    Meu amigo Téo José, na minha opnião Felipe Massa não passa de um pílito normal, nada que o credencie a correr em uma escuderia como a Ferrari... Rubéns Barrichelo é muito melhor que ele, somente na Ferrari não deixaram evoluir pois tudo na equipe era para Schumacher... Quanto ao Bruno Senna, infelizmente esse está correndo com a sombra do tio... não é grande coisa.....Abraços...

  25. Claudio Salgado

    15/05/2012 19:17:08

    É uma pena, não termos mais representantes numa categoria que nos deu tantas alegrias, o Felipe Massa agora esta pondo a desculpa na sorte, que esta sem sorte nos treinos, sem sorte nas corridas, ano passado eram os pneus, será que Fernando Alonso tem tanta sorte assim de esta disputando a ponta do campeonato este ano, ou o ano passado os compostos dos pneus eram tão diferentes, Assim como Rubinho só teve uma chance de ser campeão do mundo pela Brawn, pendendo para Jenson Button, Massa teve sua chance uma unica vez, perdendo para Lewis Hamilton e não terá outra. Quem sabe conseguira uma boa equipe da stock car aqui no brasil para 2013.

  26. Emerson Antonio

    15/05/2012 19:10:39

    Téo, sei que o assunto é chato, mas, como escreveu acima, os fracassos recorrentes dos brasileiros esse ano e a instabilidade política e econômica das principais equipes podem, já no fim dessa temporada, causar a saída deles. Se isso acontecer, há algum brasileiro em quem você apostaria para a próxima temporada? E Barrichello, que recentemente falou sobre o interesse em retornar a categoria, você vê alguma chance disso acontecer?

  27. SILVIO DE ROCCO JUNIOR

    15/05/2012 19:08:40

    O Felipe Massa é o tipo de piloto que se a Ferrari colocar mais 4 carros ele será o quinto piloto. Assim como o Bruno Senna e Barrichello , não nasceram para ser campeões. São bons pilotos , são talentosos até porque para estar sentado num formula 1 o individuo tem que ser muitas qualidades. Mas não passam disso, e no caso do Massa é pior ainda porque ele está ao lado do melhor piloto atualmente . Minha única crítica é o repertório de desculpas que eles insistem em dar, me lembro de uma entrevista em que o Barrichello perde e o cara me lança o seguinte: Sou apenas um brasileirinho!! PQP e o Senna era o que? HUngaro?Gosto de a companho a formula 1 muito antes da era Senna, não acordo cedo para assistir pelo fato de haver brasileiros apenas para compor o grid, mas sim para assistir os talentosos competirem.

  28. gesiel

    15/05/2012 18:19:28

    Teo, não sei se depende deles certas decisões, mas acho que, se o Massa e o Bruno, "ENTRASSEM NA PISTA COM MAIS ANTECEDENCIA, DE FORMA QUE PUDESSEM FAZER MAIS VOLTAS RÁPIDAS NOS TREINOS"; os resultados poderiam ser melhores!

  29. José Luiz Negreiros

    15/05/2012 18:13:07

    Teo, em verdade, há muito tempo não tínhamos uma situação tão delicada na F1 como agora.Seus comentários têm razão de ser. A F1 é mais negócio e menos esporte de há muito.Partindo-se, enfim, desta tese, a Globo, grande parceira da F1, por estar neste trabalho há quase 40 anos, não vai ficar quieta, caso queiram tirar nossos pilotos de lá, assim, no jogo sujo. Por isto, quero acreditar que pelo menos um piloto brasileiro teremos até o fim da temporada.Fossem os critérios técnicos a essência deste negócio, jamais o Rubinho sairia de Williams como saiu. Não tenho dúvidas de que com o Rubinho na Williams, a equipe estaria entre as quatro melhores nesta temporada de 2012, também pelo da equipe ter o motor Renault, o qual se melhor enquadrou nesta F1 de pneus de terceira categoria.

  30. Anchieta Ferreira

    15/05/2012 16:47:24

    Hoje não são os pilotos que guiam as máquinas. E sim, as máquinas guiam os pilotos!

  31. adailson dos santos

    15/05/2012 13:20:28

    o que falta é uma categoria de base mais forte,incentivar o kart,deste jeito que ta ano que vem nao termos mais nenhum brasileiro na formula 1,titulo entao vai demorar mais dez anos para conseguir.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso