Blog do Téo José

Cadê o 10?

Téo José

Estamos vivendo de novo a Copa São Paulo de Futebol Junior, e a acho inchada com quase 100 times, mas é uma competição bem legal e a que mais motiva os garotos até 18 anos incompletos. Já estive dando uma olhada e em alguns times pensei que se tratava de categorias de base da Europa. Garotos altos, bem fortes com muitos volantes e zagueiros se destacando. Sei que ainda é cedo, mas não vou ver camisas dez como Zico, Neto, Raí, até mesmo Kaká. Esta é uma posição em extinção no Brasil, o jogador de meio de campo que se torna um maestro para quem joga um pouco mais na frente.

Os grandes destaques do Brasil lá fora são jogadores de defesa e volantes. Quando um time europeu precisa de alguém no meio de campo com marcação, já pensa logo no Brasil. Por aqui nos últimos anos os destaques no campeonato brasileiro foram Conca, D’Alessandro e Montillo. Três argentinos, que quase nunca tem chance na seleção argentina. Três que podem e muitas vezes fazem a função do 10. O último que apareceu foi o Paulo Henrique Ganso, que ainda considero uma promessa. Na minha visão ainda precisa provar é que tudo isto que muita gente fala e ele pensa que é.

O foco da falta do 10 é o medo cada vez maior dos treinadores de entrarem em campo para vencer. Às vezes o não perder significa ainda mais tempo no comando e ganhando salários no Brasil que poucos ganham lá fora. Estes treinadores das equipes profissionais vão buscar nas equipes volantes e zagueiros, pode perguntar para maioria dos técnicos da garotada.

Por isso estamos vendo o nosso futebol perder a característica e seleções que antes adoravam uma marcação, como a Alemanha, e o Uruguai, começaram ter um futebol, que nós tínhamos e enchíamos os olhos do mundo. O Brasil da forma que está no futebol, vai continuar procurando este 10, na Argentina e o pior perdendo suas características, com este futebol de marcação e marcação.

  1. Tiago

    08/01/2012 11:47:32

    A seleção brasileira ja era.Com esses "craques'' que temos no momento ,estamos é frito.Acho que o Neymala esta mais para cantor com Michel telló do que para craque.

  2. alessandro

    08/01/2012 08:58:51

    ai vai uma pergunta pra vc o meia mateus do corinthians o 10 pode ser uma alternativa para o tecnico tite no time principal ja que pra contratar um meia no caso do montillo ta tao dificil

  3. leandro pinheiro

    06/01/2012 17:04:21

    muito legal a copinha !!! concordo com vc téo ...............TIMÃO VAI SER CAMPEÃO .............

  4. Luiz

    05/01/2012 15:20:43

    Triste constatação que não é recente. Nas duas últimas copas que vencemos (1994 e 2002), os times já atuavam com essa característica de forte marcação. A qualidade individual de poucos jogadores (Romário e Bebedo, em 1994; Ronaldos e Rivaldo em 2002) fez a diferença. Vencedor foi o sistema tático com ênfase na defesa e não no ataque.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso