Blog do Téo José

Fim do futsal e do futebol feminino no Santos

Téo José

O Santos terminou 2011 mostrando muito profissionalismo e enchendo seus torcedores de otimismo com os planos para o centenário. Manteve o treinador, Neymar, contratou Pelé – com objetivo de fortalecer a marca pelo mundo. No projeto inicial, estava manter a forte equipe do futsal, com Falcão e grandes nomes, e o futebol feminino, encabeçado pela Marta. Mesmo com mais grana dos direitos de TV e, teoricamente, uma exposição maior depois de disputar o Mundial, apesar de ter fracassado, a diretoria começou 2012 com o pé no freio e dando passos para trás.

O futsal acabou no mês passado e hoje a informação oficial é do termino das atividades do futebol feminino. Segundo a diretoria, as duas modalidades custavam cerca de sete milhões de reais por ano e no orçamento não tem espaço para esta grana. Dirigentes pedem mais apoio do governo, porque sem este fica difícil novos projetos. Neste ponto sou contra. O futebol é profissional, como o futsal e, de certa forma em escala menor, o futebol feminino. Se não deram retorno financeiro, é outra história. Não vivo o dia a dia do clube, mas isto não é culpa do governo. Antes de alguns se adiantarem, digo que também não concordo com ajuda em dinheiro para construção de estádio de time profissional. O governo, mesmo de uma forma torta e aplicando erradamente seus recursos e às vezes de forma questionável, apoia com várias ações. O que falta é uma lei mais clara e direta para ajudar, com isenções de impostos, as empresas que patrocinam o esporte e a cultura. Aí, vamos passar pela câmara e senado, que também nunca olham como deve para o esporte. Mas grana viva do governo para modalidades profissionais não é o correto.

O Santos é um time que subiu degraus, isto é claro, mas ainda precisa de mais. Mesmo com apoio de um conselho, meio que velado, de profissionais competentes do mercado financeiro que torcem pelo time, o clube, como a maioria do Brasil, precisa se profissionalizar em todas as áreas e não apenas no futebol. O marketing tem de ir para as ruas e não ficar apenas na boca de um ou outro dirigente. O futebol, mesmo com cifras exageradas para jogadores e treinadores, é um negócio rentável. O esporte é rentável em dezenas de países e aqui, com a exposição que tem, também pode e deve ser. Para isto, é preciso um projeto sólido, de longo prazo, com gente profissional e dirigentes que tenham visão de empresa. Que tratem o clube como se fosse o seu negócio particular.

Uma pena ver projetos como do Santos acabar. Mostra também que o clube, apesar dos avanços, ainda precisa caminhar bem mais. Que os passos que foram dados realmente fiquem para trás e estas duas atitudes não sejam um total retrocesso.

  1. santos futebol feminino

    07/12/2012 02:01:48

    Foi realmente muito triste quando a diretoria santista desistiu de manter funcionando o futebol feminino do Santos! Após vários títulos conquistados simplesmente acabaram, é por essas e outras que o futebol feminino no Brasil não cresce!

  2. marquinhoa

    09/01/2012 15:15:05

    fica bem claro os anos passarao a moderninadade global tomou conta mas ainda a diferença no esporte é gritante. um mês de salario de um jogador do santos da pra manter um ano o time de futebol feminino do santos. será que é falta falta de verba ou influencia politica predominam aos interesses

  3. carlosgota

    05/01/2012 16:21:07

    (juliana cabral,millene domingues) porque as mesmas nunca abraçaram esta causa. PORQUE SO USARAM O FEMININO E DEPOIS DESCATARAM.

  4. Santástico

    05/01/2012 12:11:16

    Galinha preta vindo falar mal aqui, se liga corinthiano, vai cuidar do seu time, falar que corinthians é bem administrado, passou anos sendo roubado igual ao santos, deu sorte com o gordo no final de carreira, se não fosse isso, e se dependesse da base corinthiana estaria no bico do urubu como vc disse sobre o santos, administração do Luis Alvaro está revolucionando o futebol, fez uma coisa que ninguem acreditava, segurando as duas estrelas do time, coisa que nenhum outro time do Brasil já conseguiu, tem que controlar o orçamento, a culpa maior nessa historia toda, é das emisoras que não apoiam outros esportes a não ser o futebol profissional, a Band fala, fala, fala, mas não transmitiu um unico jogo do futebol feminino e nem do futsal.

  5. Vanderson

    05/01/2012 01:34:41

    Afff tinha que ser o Santos.Ele tinha o melhor das quadras que é o falcão e a melhor jogadora que é a Marta e agora acaba com ambos os times,tdo isso apostando no Neymar,tdo bem que o Neymar é um grande jogador mas ñ podemops apostar tdo nele,pq ñ sabemos o dia de amanhã.O Santos tem que apostar em outras modalidades e nem focar só no neymar,esperto foi o inter que se aproveitou a burrrice do Santos e contratou o Falcão.affff

  6. Marcia

    04/01/2012 23:36:47

    Eu particularmente estou muito chateada, minha filha é santista até debaixo d'agua, ela treina desde os cinco anos de idade, e o sonho dela é fazer um teste no santos por muitas vezes tentei tirar essa idéia de sua cabeça mas não obtive sucesso, hoje ela está com quatorze anos ,e hoje está sem chão e disse por varias vezes lutei tanto para nada.isso dói e como dói senhor presidente por favor não mate os sonhos das nossas meninas deve haver uma luz no fim do túnel senhor Edson Arantes (pelé) salva o nosso futebol feminino devolva o sorriso para as nossas meninas .um abraço e muito obrigado.

  7. SUELI FERREIRA DA SILVA

    04/01/2012 21:04:06

    fiquei muito trite com está noticia pois nosso SANTOS tem tudo para ir para o topo ,mas como sempre uns só pensam em si mesmo,ai ´ é que faz a diferença, os jogadores do tempo de PELÈ faziam tudo pela camiza e seu time , NEYMAR PEÇO AJUDE OFUTISAL E AS SEREIAS DO NOSSO SANTOS

  8. otavio

    04/01/2012 20:38:53

    Sera que existem Euricos Mirandas aindacaixa que entra pouco dinheiro não vale a penapor o dedoporque sobra pouco (pra mim)

  9. André

    04/01/2012 20:20:11

    Opa...Acho que eu não assisti a mesma entrevista. Em nenhum momento eu ouvi o presidente do S.F.C. pedir dinheiro público para ajudar com as despesas do clube, ele quis dizer que o futebol masculino profissional, que é rentável e vai muito bem no Santos, não tem como sustentar outras duas modalidades (feminino e futsal) com a mesma verba pois não conseguiria se manter competitivo.Ele pediu simplesmente que o governo fizesse a sua obrigação de apoiar outros esportes além fo futebol masculino mas pelo visto ninguém deu a mínima. Por essas e outras que vamos tão bem nas Olímpiadas.Para os torcedores de outros times que estão criticando, os vossos clubes também possuem uma grande parcela de culpa pois se investissem nesses esportes tanto quanto o Santos investiu, com certeza os clássicos trariam mais mídia para esses esportes além de renda e público.Concorda Téo?Sem mais.André - Santos f.c. - MAIOR TIME DAS AMÉRICAS 2011

  10. carloa

    04/01/2012 18:59:27

    produção do BAND SPORT. POR FAVOR O AMÉRICA MINEIRO É SEGUNDA DIVISÃO!!!! POR FAVOR FIGUEM LIGADOS .... FALTOU PROFISSIONAIS COMPETENTE ????? TEO JOSÉ FALA MUITA BEISTEIRA!!!!

  11. Jânio

    03/01/2012 22:37:29

    Nem mal começou o ano e ja esta vindo a tona a péssima adm desse presidente .Ele quer dar o pulo maior que a perna ,mas em um time como o Santos isso não é possivel.Esse presidente tem que entender que o Santos nào tem torcida para isso.O faturamento que obtem são cotas de tvs e patrocinadores.Ele nào pode contar com ingressos da torcida como o Corinthians que fez 20 milhões em jogos no Pacembu.O Neymala leva tudo do Santos agora.Vamos ver até qdo eles vão aguentar.

  12. harley

    03/01/2012 21:43:11

    hum q chato minha irma vai fica tristi com essa notícia,ela joga no santos PEPE.

  13. TUBARÃO BRANCO

    03/01/2012 21:01:49

    Caro Téo, vc foi preciso em suas observações. Apenas um detalhe, o Santos na pessoa de seu presidente Alaor, não pediu nenhuma verba ao governo Dilma e sim que ele interferisse junto as emissoras de TV que abrissem suas grades e, desta forma, estaria ajudando o futebol feminino e o futsal e isto ficou sem nenhuma adesão.Não tenho procuração para defender o Alaor e pelo que me parece é um cara muito competente, arrojado e com uma articulação nos altos meios financeiros de nosso país. Haja visto o esforço que ele fez em manter o NeyMar em nosso país. Apenas acho que esta mulher que esta no governo não tem a mesma força política que teve o Sr. Lula que conseguiu até estádio para o seu corintians. Aí sim, de uma forma ou de outra, com recursos extra privados, ou não é???

  14. Lucas

    03/01/2012 20:43:24

    VERGONHA, É POR ISSO QUE O BRASIL NO FUTEBOL FEMININO SEMPRE PARA NA FINAL, POIS NÃO TEM APOIO.

  15. QUATA

    03/01/2012 18:37:28

    O SANTOS ESTA MAL ADMINISTRADO ESTAO GASTANDO MAIS DO QUE ARECADANDO NAO TEM UMA ADMINISTRAÇAO CONSISTENTE COMO A DO CORINTIANS.SAO PAULO ETC. ESTA NO BICO DO URUBU O DESMANCHE DO TIME PROFISIONAL E QUESTAO DE TEMPO .

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso