Blog do Téo José

Williams na hora da definição

Téo José

Nos últimos meses pelo menos meia dúzia de pilotos passou pela segunda vaga na equipe Williams de Fórmula 1. As especulações não pararam e não param. De confirmado mesmo só o venezuelano Pastor Maldonado. Hoje saiu em boa parte da imprensa europeia o fim do acordo com a AT&T, a empresa de telefonia norte-americana não renovou seu contrato de patrocínio. Isto não é novidade para ninguém, já existia uma posição oficial.

Rubens Barrichello, Bruno Senna e Adrian Sutil são os pretendentes mais próximos a vaga. Não a redito que o nome do anunciado saia fora deste trio, apesar que na Fórmula 1, quase tudo é possível. A hora da verdade está bem próxima e quem sabe antes mesmo de escrever estas linhas já tenha acontecido. De fora e ouvindo todas as partes falar, algumas publicamente, outras não eu vejo que o time tem um dilema. Para o novo projeto e com o motor Renault, Rubens Barrichello é a pessoa mais indicada. Já conhece como tudo funciona, tem um bom relacionamento com grande parte do time e muito mais conhecimento técnico, além de ser melhor piloto, que os outros dois. Apesar de para muito estar velho, Rubens demonstrou para o time que ainda tem lenha para queimar e não está nem um pouco acomodado.

Por outro lado o orçamento ainda não fechou. O time precisa de grana e esta viria com Bruno e Adrian. Mas a parte técnica ficaria prejudicada. Por isso a demora da definição. Por isso vejo que o leque ainda está aberto e qualquer decisão é tida dentro da normalidade. Eu diria que as chances são quase iguais e que nesta segunda pela manhã, Rubens Barrichello ainda não pode ser descartado.

  1. Fernando Cruz

    05/01/2012 15:10:40

    Aos que dizem que o Bruno não tem 1 décimo do talento do tio e se aproveitou do sobrenome: Quase nenhum piloto de segunda geração tem o talento do familiar que inspirou a sua carreira. No caso do Bruno temos ainda a agravante de um hiato de uma década. Será que o Ayrton seria o piloto que foi se a família o tivesse impedido de seguir a sua carreira na altura própria? Claro que não! O talento também se trabalha, não há milagres.No entanto, apesar de todo o tempo que perdeu na sua carreira, mesmo correndo com o sobrenome Lalli o Bruno estaria agora na F1, pois mostrou talento nas categorias de acesso. Não usar o nome Senna não o tornaria mais lento. Em vez de 2 épocas na F3 e mais 2 na GP2 poderia até eventualmente gastar 3 épocas na F3 e 3 na GP2 mas tinha tudo para chegar à F1 na mesma. Talvez até tivesse mais sorte, não chegaria em má altura (2009) e não teria passado 3 anos (2009, 2010 e 2011) sem uma época normal num carro competitivo. Mas não devemos condená-lo por fazer uma coisa que qualquer outro no lugar dele teria feito. Só porque não é filho de Ayrton já não podia usar o potencial de marketing do nome Senna em seu favor? Ele começou tarde e para os padrões atuais (com pilotos a chegar cada vez mais jovens) convinha não ficar muitos anos nas categorias de acesso.O Bruno até tem rasgos que fazem lembrar o tio (qualificações de Spa e Interlagos com a Renault), sendo também bom no piso molhado (vitórias em Donington e Mugello na F3 inglesa ou em Silverstone na GP2, desempenho à chuva nos treinos de Spa, com o F1 da Renault). O que lhe falta é uma época de F1 completa num carro minimamente competitivo, onde poderá mostrar muito mais do que entrando a meio. Falta-lhe experiência, sem a qual não poderá ganhar a confiança e consistência próprias de um campeão.

  2. Paulo Silva

    04/01/2012 00:04:17

    Cara entrega você seu emprego (se tiver) para alguém mais novo...se ele está é porque alguma coisa sabe...o Bruno vai ter a chance dele.

  3. Leonardo Salles

    03/01/2012 12:42:18

    O que a Willians precisa é de um bom piloto de testes para desenvolver o seu carro. Acho ridículo uma equipe de Formula1 querer que um piloto tome a responsabilidade tecnicamente ref. ao carro. Vettel é um garoto e conhece bem pouco tecnicamente de ajustes, mas a RBR tem pessoas qualificadas para isso que somente colhendo o feedback do piloto resolve. A Willians deveria optar pelo Bruno Senna e contratar um piloto de testes bem experiente. Não sei porque de tanta demora.. O que estamos vendo na Formula 1 é uma reformulação geral, se percebermos muitas equipes estão apostando em jovens, por isso acho que o Bruno tem muita chance. A F1 está sendo totalmente reformulada. Até o Trulli poderá ser sacado pra fora.

  4. douglas

    03/01/2012 02:22:05

    Vi uma entrevista do Barrichello a um tempo e achei que ele é uma pessoa extraordinária, gente boa mesmo, mas como piloto acredito que ele TODAS as chancer de ser um campeão na F1, pois pilotou na Ferrari e na Brawn GP quando ambas eram imbatíveis.Se o Barrichello ainda acredita que será campeão na F1 acredito que deveria repensar alguns aspectos. Sei que deve ser extremamente difícil para ele decidir parar principalmente porque ele corre por amor ao que faz, mas creio que ja esta na hora de dar oportunidades para outros também.Se o Barrichello fosse para a Stock car aqui no Brasil acredito que teria grandes possibilidades de ser campeão sem falar que a sua popularidade aumentaria muito aqui no Brasil.Nesta direção gostaria de ver o B. Senna ter uma chance em uma equipe como a Williams desde o início da temporada. Nas poucas provas que teve na Lotus Renault ele mostrou ser rápido, principalmente nos trinos livres das corridas, lembrando que ele competia com o Vitaly que tinha mais de 2 anos Felipe Massa não se adaptou mesmo em um carro competitivo como a Ferrari. Sem falar que o carro da Renault Lotus teve quase nenhuma atualização no final da temporada.

  5. Eduardo

    02/01/2012 23:21:27

    Se a Williams quiser o que há de melhor para o desenvolvimento do seu carro vai optar pelo Barrichello. Agora, se o principal for dinheiro e uma aposta pro futuro, deveria escolher o Senna.Bruno só saiu da Renault pq o chefe da equipe é o empresário do francês capenga (a primeira temporada do Grosjean na F1 foi ridícula!).

  6. Herminio

    02/01/2012 21:18:03

    Sem comentários

  7. Fernando Cruz

    02/01/2012 20:21:22

    O ponto forte do Brawn em relação ao Honda foi também muito o fato dos japoneses terem tido muito tempo para projetar um carro bom, depois do falhanço que foi o carro de 2008. A sorte de Barrichello foi os japoneses terem abandonado e Bruno Senna não ter tido ocasião para fazer mais nenhum teste depois daquele em que rivalizou com o Button em velocidade pura. Assim não admira que a experiência de um veterano tenha levado a melhor.Mas o Bruno merecia muito mais ganhar essa vaga na Brawn do que por exemplo o Damon Hill mereceu ganhar a vaga na Williams de 1993, pois fez muito mais do que o inglês nas categorias de acesso. A diferença é que na altura do Hill os testes eram quase ilimitados enquanto o Bruno chegou na altura em que deixou de haver testes. Por isso o Hill entrou na melhor equipa da altura enquanto o Bruno perdeu a vaga na Brawn para um piloto muitíssimo mais experiente. Com a Honda ele teria todo o inverno europeu de 2008/2009 para se preparar e condições para fazer um excelente campeonato ao lado do Button. Com a saída dos japoneses teve de arriscar a disputa pela vaga na Brawn e perdeu tudo, pois quando perdeu já não havia lugares disponíveis na GP2. Entretanto passaram três anos e Barrichello já não tem a mesma velocidade que tinha em 2009 e mesmo o ano passado. Após 19 anos de F1 está mais do que na hora de dar lugar aos novos. Em 2011 só Maldonado levou o Williams ao Q3, por 4 vezes! Barrichello nem uma! Não fosse Hamilton atirar o venezuelano para fora da pista em Mónaco e Maldonado teria marcado pelo menos 8 pontos, só aí mais do que os 4 que Barrichello marcou na época toda. Barrichello já não tem futuro e devia dar lugar ao Bruno Senna.

  8. jean

    02/01/2012 20:05:36

    gente meu blog de futebol com noticiais atualizadas acessem mais não deixem de acessar a band parabens a todos que participam do jogo aberto valew http://lancesportnews.blogspot.com

  9. Fernando Cruz

    02/01/2012 19:52:23

    O Bruno ganha claramente a Barrichello em muitos aspetos - marketing do nome Senna, patrocínios mais avultados (mais dinheiro para desenvolver o carro), conhecimento dos motores Renault e potencial de crescimento de um jovem que já mostrou que pode ser bastante rápido (qualificações de Spa e Interlagos). Além disso dá também um feedback técnico muito bom, apesar de ter muito menos experiência. Fazendo uma temporada completa, em condições de igualdade com os outros pilotos, tem condições para melhorar bastante e ser muito mais consistente.Acho que Bruno Senna só não ganhará a vaga na Williams caso a vontade da equipa em ter um piloto muito experiente seja muito forte. Mas neste caso Adrian Sutil tem argumentos para bater Barrichello. Não tem tanta experiência mas é mais rápido, mais consistente e tem muito mais futuro. Além disso é capaz de levar mais dinheiro do que o veterano. Barrichello só vence no conhecimento que já tem da equipa e por não estar envolvido em problemas com a justiça.

  10. joel belmonte fialho

    02/01/2012 18:37:20

    Minha opinião é que a Williams precisa de dinheiro sim! muito dinheiro , agora o projeto já nasce na prancheta dos engenheiros , o a escolhe do segundo piloto é essencial pois a F1 não pode esperar o fato é crucial e o tempo passa de pressa, todos os 3 candidados teem experiencias e o fator veterano não ajuda tanto assim poi cada ano a evolução tecnológicacria novos desafios e deixan os veteranos a nivel de igualdade entre todos os pilotos , pois cada ano a forma de ver a circo F1 modifica e o fator essencial é os reflexos mais apuradosnão acham.. O meu candidato é Bruno Senna por ser um jovem piloto que sabe como dominar esta cavalaria dos carros de hoje.

  11. joel belmonte fialho

    02/01/2012 18:29:45

    A situação é que a Williamns precisa de grana, muita grana e está atrás das outras equipes , agora fica o dilema salvar o time e projetar um futuro a curto prazo , bem a verdade é a seguinte, para o desenvolvimento tecnológico necessiitarão dos dolares ea grande questão é o segundo piloto? Quem conseguiria mais patrocinio? quem seriao suficiente bom nesta tarefa? A questão veterano aqui não faz tanta diferença porqueuma máquina como formula 1 já nasce com seu DNA na prancheta dos engenheiros eo piloto deve corresponder a espectativa inicial, vejamos Ferrari problema tunel vento ,Mc laren difusor traseiro, Renalut escapamento , os pilotos são muito bons porém o projeto teve problemas , então onde concentra-se a dificuldade na grana? não é no projeto em si ...... Bruno Senna é o meu favorito para a vaga

  12. Anderson

    02/01/2012 15:33:11

    Sorte e o que desejo a ele pois quando estava na Honda pensavam que ele era velho, e mudaram o motor e a mesma passou a chamar BRAW-GT, e se não fosse o maldito stall que jogava o carro em ponto morto na hora da largada, teria dado muito mais trabalho a Buton, engraçado o que um motor difierente pode fazer, o que o da Renault poderia fazer de diferente na Willians em relação ao Cosword. Vai lá Rubens você tem minha torcida.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso