Blog do Téo José

Por que lutam pela Sul-Americana?

Téo José

Todos os anos, na metade do Campeonato Brasileiro, alguns times sem sucesso na competição começam a falar que é importante uma vaga na Copa Sul-Americana. E é mesmo, tem grana em jogo, possibilidade de ir para Libertadores do outro ano e a Recopa Sul-Americana. Mas é só começar o torneio, o que para nós seria como a antiga copa da UEFA (agora UEFA League),  que dizem ter dificuldades em atuar na competição da America do Sul e Brasileirão. Sempre é assim.

Na boa, se não querem a Sul-Americana que abram mão. Melhor. Hoje estarei narrando Aurora, da Bolívia, e Vasco. O Aurora, que também está no campeonato boliviano, ganhou cinco jogos e perdeu um, vai com seu time principal. O Vasco, na sua prévia, só tem de titular o Fernando Prass. Pior, só levou 15 jogadores.

O Botafogo, jogando em casa na semana passada, também entrou com a maioria de reservas. Se fosse Libertadores, todos titulares estariam em campo. Porque no primeiro semestre é assim.

Se a Sul-Americana ainda não é um grande torneio é, também, por estas atitudes. Entendo que a viagem é desgastante, que o Vasco é líder no brasileiro, mas acho que tudo tem de ser pensando na preparação do ano. Que se tenha um elenco onde possa descansar jogadores em todas as competições e não abrindo mão de uma. Mas o vasco já está na Libertadores de 2012. Ok, mas poderia mesmo assim entrar em campo com alguns titulares a mais, era só ter planejamento. Na Europa é assim e não só com os times grandes.

E pra você, qual seria a solução para Sul-Americana?

  1. vinicius fiel

    06/10/2011 04:13:07

    ESSA HISTORIA DE POUPAR JOGADORES E SO COISA DO BRASIL NA INGLATERRA E DISPUTADO VARIOS CAMPEONATOS COMO TAMBEM NA ITALIA E NA ESPNHA E OS CLUBE LEVÃO A SERIO AQUI JOGADOR GANHA UMA FORTUNA PRA FICAR DE PERNA PRACIMA

  2. vinicius fiel

    06/10/2011 04:09:21

    libertadores e sulamericana deverião ser disputado aralelamente e a copa do brasil junto com o campeonato brasileiro assim os time entrarião com mais vontade na sulamericana e os time que disputasse a libertadores poderião disputa a copa do brasil e no final do ano teriamos a decisão da copa do brasil e do campeonato brasileiro de pontos corrido e tão facil faser a tabela o CBF BURRA AQUELE RODRIGO PAIVA SO MAMANDO NAS TETA SEM FASER NADA

  3. geovane souza

    06/10/2011 02:43:58

    teo, o jornalismo esportivo da band vai se tornar o melhor do brasil, apartir da hora em que demitirem o neto, acho que comentarista deve ser imparcial, nao ficar claramente torcendo pra um determinado time. obrigado.

  4. Jefferson Silva

    06/10/2011 02:22:21

    O São Paulo não deveria vender um jogador como o Dagoberto. E se o Luis Fabiano se introsar no time tem chance do time ser campeão brasileiro?

  5. Stelio Nunes Nova Europa SP

    05/10/2011 23:01:43

    Só o fato do campeão da Sulamericana ter direito de participar da Libertadores já é um bom motivo para se levar a sério essa competição;a Copa do Brasil e o Brasileirão são mais difíceis.

  6. Sérgio Murilo de Oliveira

    05/10/2011 22:39:17

    Na Europa é como é porque o calendário não tão apertado quanto o Brasileiro, o calendário Brasileiro é totalmente diferente, por isso o times precisam priorizar mais uma competição do que a outra.Sendo assim, não é falta de planejamento.

  7. Natanael Felipe Rhoden

    05/10/2011 21:16:44

    A solução seria fazer como na Europa. A Libertadores e a Sul-Americana ser disputadas junto, assim evitaria que times jogassem as duas competições, o que acontece nos países vizinhos, exemplo a LDU que jogou a Libertadores esse ano e joga a Sul-Americana. Mas pensar que a Conmebol faça algo mais sensato é acreditar em conto de fadas

  8. SILVA

    05/10/2011 19:27:55

    Amigo Téo Jose!O grande problema é o calendário do futebol brasileiro... Só mudará, caso o calendário for no "modo europeu" de competições...Eu acho que a Sul Americana deveria ser disputada junto com a Libertadores (como ocorre na Liga Europa e na Liga dos Campeões), pois a valorização seria maior!!! Sobre a Copa do Brasil, acho que deveria ser disputada junto ao Campeonato Brasileiro (como acontece com o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, Campeonato Italiano e Copa da Itália, enfim...)Mande um alô para a galera de SC, que gosta de acompanhar suas narrações, tanto na F Indy, quanto no Futebol!!!Abraço!!!

  9. Ricardo Ferreira

    05/10/2011 19:05:38

    Soluções para a Sulamericana:1) Diminuição do número de times classificados pro Torneio.Se ao invés desse oba-oba em que classificam oito times pro torneio, se classificarem apenas quatro, se mataria dois coelhos com uma cajadada só. Primeiramente daria mais fôlego para o meio da tabela. Pega por exemplo times como Internacional e Coritiba, neste brasileirão. Esses dois times não serão rebaixados, dificilmente se classificarão para a Libertadores e com o número grande de vagas pra Sulamericana, pode se afirmar que dificilmente esses times estarão fora da faixa. Em segundo lugar acabaria com o entrega-entrega que ocorreu nos campeonatos de 2009 e 2010, já que os times que perdessem pontos pra prejudicar o adversário, correriam o risco de ficar fora do torneio. 2) Realização do torneio simultaneamente com a Libertadores. Ao invés de perderem tempo com os ridículos estaduais, os times fora da libertadores se preocupariam mais com essa disputa de um torneio internacional já que ele coincidiria com os campeonatos de várzea que dificilmente acrescentariam alguma coisa para os times, especialmente os da série A.

  10. Peter Rocha

    05/10/2011 13:58:16

    Com certeza Téo José teriam que estar mais preparados, mais o custo disso tudo é muito alto, ainda mais para um time como o Vasco que já está na Libertadores e ainda está brigando pelo Campeonato Brasileiro.Abraços.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso