Blog do Téo José

F1: dia de patinho feio no Canadá. E precipitação de Massa

Téo José

Massa

Por Rogério Elias

O domingo foi de patinhos feios em Montreal. O jovem australiano Daniel Ricciardo, que faz um campeonato exemplar em sua primeira temporada com a Red Bull, venceu o GP do Canadá. Ele largou da sexta colocação para sua 1ª vitória na carreira. É bem verdade que se aproveitou de um problema no carro de Nico Rosberg, que liderava. A falha ainda não está totalmente explicada pela Mercedes. Me parece que aconteceu uma pane com o sistema de freios.

A Red Bull, que era o patinho feio do ano na pré-temporada, mostrou um carro bem equilibrado nas últimas provas. Eles reagiram. E a partir dessa reação, Ricciardo mostra protagonismo. Quando a maioria pensava que o tetracampeão Sebastian Vettel lideraria a equipe a partir de um carro mais competitivo, essa função até agora está com o seu companheiro australiano.

Guerreiro – Rosberg também é um patinho feio. Poucos acreditam na sua capacidade. Nas rodas de aposta, ele sempre fica por último. Preferem o Lewis Hamilton, o Fernando Alonso, o Vettel… e por ai vai. Mas Rosberg sobreviveu nesse domingo com maestria. Fez uma corrida cerebral, perfeita diante das circunstâncias, com um carro que simplesmente não rendia. Foi um guerreiro ao volante para levar a Mercedes até o final.

Nico ficou em segundo. Deixou Montreal com 18 pontos no bolso. Viu seu companheiro não marcar pontos e assim desferiu mais um golpe, agora no estômago, de Hamilton. Sua vantagem na liderança agora é de 22 pontos. Rosberg tem 140 contra 118 do piloto inglês.

Williams – Felipe Massa sempre teve nas mãos um carro rápido em Montreal. Mas não aproveitou. Infelizmente, no primeiro pit stop, perdeu muito tempo por causa de uma falha de equipamento na troca de pneus. Mas reagiu e nas voltas finais brigava claramente pelo pódio. Ficou preso atrás do companheiro Valtteri Bottas algumas voltas, passou e deslanchou. Mas bateu na última volta na luta pela 4ª colocação.

Entendo que houve uma precipitação no cálculo na aproximação à Sergio Pèrez (Force India). Massa estampou a traseira do carro do mexicano.

E a Ferrari foi mais do que discreta nesse fim de semana. Acho que o projeto 2015 estará totalmente na pauta das reuniões dos próximos dias.

ATUALIZAÇÃO: Os comissários esportivos do GP do Canadá decidiram punir Sergio Pèrez pelo acidente, na última volta, que envolveu também o brasileiro Felipe Massa. Os fiscais julgaram que o mexicano mudou sua trajetória. Ainda assim, acho que houve uma avaliação precipitada do piloto da Williams com relação àquela situação.

Veja a cobertura completa no Amigos da Velocidade

Rogério Elias, editor do site Amigos da Velocidade, escreve neste espaço como convidado do narrador Téo José que dedica-se quase integralmente a Copa do Mundo nas próximas semanas.