Fim de semana de pole em Indianapolis
Téo José
Neste domingo será definida a pole position para as 500 Milhas de Indianapolis. Um novo sistema de classificação define 24 posições, da décima para trás, no sábado e os nove mais rápidos voltam para definição das três primeiras filas no domingo. Os treinos livres vão até a manhã do sábado. As chuvas durante a semana tem prejudicado os trabalhos. Foram poucas horas de pista seca.
A pole é importante pela premiação, que pode passar de 150.000 dólares e também pelo espaço de exposição durante toda semana. Em termos de corrida, com cerca de três horas e meia de disputas, significa muito pouco. Claro que é sempre bem bacana largar na frente em Indianapolis.
O maior problema é o pouco tempo para definir o acerto e estratégia de corrida, isto sim é importante. Depois da definição da pole serão mais dois treinos: um na segunda-feira, uma novidade, pista aberta cinco horas e outro curto no fim de semana, apenas para checagem geral, uma hora na sexta-feira. Se continuar a chover a pista também tem mudanças e o emborrachamento muda para corrida. Pode ser a edição com o menor tempo de preparação o que abre ainda mais o leque dos candidatos a vitória.
O ano está começando com a Andretti andando muito bem, das grandes é que se encontrou com mais facilidade nos circuitos mistos, mas não sabemos como vai estar em ovais. Hoje é simplesmente impossível apontar um, dois ou três favoritos. Apesar do equilíbrio da categoria, estou muito curioso para ver como vão andar os motores. A Andretti está nesta temporada com Honda e a Ganassi com o mesmo Chevrolet da Penske. Duas novidades.