Blog do Téo José

Domenicali fora da Ferrari

Téo José

domenicali

Stefano Domenicali apresentou sua renúncia para Luca de Montezemolo e esta foi prontamente aceita. O ex-diretor técnico da Ferrari disse que sai para uma mudança radical na equipe, na busca de melhores resultados. Assumiu a responsabilidade pela fase dos últimos anos e fez um agradecimento geral. Desde a última prova, no Bahrein,  a saída dele estava sendo negociada. A demissão na verdade foi de comum acordo. Tanto que Marco Mattiacci, presidente da divisão da Ferrari nos EUA,  foi nomeado imediatamente para o cargo.

Domenicali vinha sendo pressionado desde o primeiro semestre do ano passado. Com as mudanças radicais no regulamento, Montezemolo deu um voto de confiança. A coisa não andou. Hoje, com um grande orçamento, entre os maiores da categoria, a Ferrari com dois grandes pilotos, campeões, está longe de ganhar corridas em situação normal.

O problema é colocar uma pessoa que não tem nenhuma experiência na prática com a Fórmula 1. Montezemolo justificou a escolha e disse que Marco conhece muito bem a empresa. É um homem de confiança que vai seguir as determinações do chefe. Coisas de Ferrari. No fundo, as mudanças radicais podem ficar para o futuro.

Primeiro vão tentar se “arrumar” como uma grande família italiana. Não boto muita fé. A Ferrari precisa de grandes alterações. Ficaria com a dupla de pilotos e buscaria nas outras equipes os melhores em todas as áreas. Isto dificilmente vai acontecer, não é o estilo da Ferrari. E muito menos de Montezemolo.

Uma mudança radical no projeto deste ano poderia até dar resultado, mas não agora. Dificilmente uma alteração radical do rumo, com as corridas em andamento, dá certo. Vejo que o ano está indo para o ralo. O problema também é que Fernando Alonso não anda nada satisfeito e, no fundo, o relacionamento está deteriorado. Não será nenhuma surpresa se ele “pegar o seu banquinho” e desembarcar no ano que vem na McLaren. O time inglês vai ter motor Honda e quer também uma mudança grande.

Ferrari vive uma grande crise e agora começa a ser escancarada.