Blog do Téo José

Bahrein na rota

Téo José

Bahrein2010Sem descanso. A Fórmula 1 volta a pista neste final de semana. Sexta-feira, às oito da manhã – horário de Brasília – começam os treinos para terceira etapa da temporada. O circuito do Bahrein recebeu os testes da pré temporada, com a Williams de Massa andando na frente, depois vindo a dupla da Mercedes. Pelo que vimos nas duas primeiras provas, aconteceu uma evolução dos times grandes. Só que não creio em panorama muito diferente nesta prova. As equipes não tiveram tempo de evoluções. Claro que algo pode mudar, já que todos sabem das reações de seus carros com novo regulamento neste circuito.

A Red Bull, a que mais andou em desenvolvimento, parece ter resolvido os problemas de confiabilidade. Agora precisa melhorar potência e acertar o funcionamento do turbo nas retomadas, ainda está lento e brusco. Dá a impressão de ter encontrado o caminho. A Ferrari precisa de velocidade final e maior equilíbrio, resumindo: necessita de muito trabalho. A Mercedes ainda tem um desgaste de pneus que preocupa, mas com o melhor conjunto tem conseguido superar esta preocupação e se manter na frente com certa folga. É a grande favorita.

A Force India foi bem na Malásia e será um ótima oportunidade para sabermos se agora tomou o caminho certo e se é uma equipe para lutar pelo quarto posto. Nesta disputa deve estar a Williams. Como foi a mais veloz nos testes, existe no time uma expectativa maior. Eu tenho dúvidas. Como já disse aqui, fico com o pé atrás. Tem um bom motor, boa velocidade final, mas falta equilíbrio e gente nos boxes. Se tiver de andar é neste final de semana, se ficar com seus pilotos lutando pela sétima posição, vejo um ano complicado pela frente.

No caso do Felipe Massa, creio estar com mais autoconfiança. Só que o clima no time deve estar carregado. O brasileiro sempre teve boas relações ou pelo menos amistosas com seus companheiros. Já na segunda corrida foi criada uma rivalidade com Bottas. Situação nova pra ele. Agora é hora de se impor. Melhor do que qualquer conversa ou atitude nos boxes, é mostrar na pista. Colocar tempo no adversário é a melhor solução para ocupar o espaço.

A classificação será ao meio dia do sábado e a prova no mesmo horário no domingo, tudo no horário de Brasília.