Red Bull em apuros
Téo José
Sabemos quem nem sempre os testes da pré-temporada são um espelho do ano na Fórmula 1. Além da durabilidade do equipamento, das marcas no cronômetro, precisamos analisar as declarações pós trabalho. Principalmente, pescar nas entrelinhas
A parte técnica da Red Bull se dividiu durantes os quatro dias de trabalho entre pista, sede da equipe e QG da Renault. Não estava programado. O motor apresentou muitos problemas de durabilidade e em nenhum momento mostrou as melhores curvas de potência.
A preocupação é geral tanto em baixa, como alta e principalmente confiabilidade. O carro, na parte mecânica e aerodinâmica, não pode ser muito exigido. Mas já se comenta que o projeto também precisa ser modificado.
Nos testes do Bahrein, que acontecerão entre os dias 19 a 22, muita coisa já vai ser nova. Só não se sabe se vai ter tempo de fazer o necessário. A direção esportiva da montadora já avisou que descobriu os atalhos. Será?
Motor e pneu – O motor Mercedes se mostrou mais completo, um passo à frente do Ferrari. A Mercedes está muito contente e tranquila. Acredito que não esperavam começar com esta vantagem e com tanta confiabilidade. Concordo com os que estão dizendo que neste começo de temporada, pelo menos nas quatro primeiras provas, será uma disputa de motor.
A volta do turbo, a velocidade menor e o consumo de gasolina limitado são fatores que, claro, mudam tudo.
Sobre pneus, não vi reclamações. Tá certo que este não era o foco principal. Mas se não falaram muito, este fator no começo da temporada vai ter um peso menor do que foi em 2013. Depois, com os carros mais desenvolvidos, poderemos ver o panorama diferente.
Ainda é bem cedo para falar algo, mas se fosse para fazer uma análise mais ampla, apesar de que isto no momento é perigoso, aponto Mercedes e McLaren na frente. Red Bull em apuros. A possibilidade de mudança de forças é bem grande em 2014.