Blog do Téo José

Motores Mercedes e Ferrari começam na frente

Téo José

A Mercedes e Ferrari dominaram os primeiros testes com os novos carros da Fórmula 1. O Renault, da campeã Red Bull, por enquanto, um fiasco. Cheio de problemas. Não deu nem para analisar as curvas de potência. Antes de se pensar em performance é preciso buscar a confiabilidade, que sobrou principalmente na marca alemã.

Felipe Massa, com sua Williams, fechou o último dia na frente utilizando pneus duros e novos. Colocou mais de um segundo em Fernando Alonso – com médios usados. Um bom resultado. Não se deve olhar somente tempos agora, são testes. Como bem disse o piloto e a escuderia, o importante foi a confiabilidade do motor.

Não dá para dizer que o carro da Williams nasceu muito bem, disto só teremos uma ideia melhor nos novos testes do Bahrein a partir do dia 19 de fevereiro. Se deve ter, sim, um otimismo moderado. O importante foi saber que o motor Mercedes começa na frente e não mostrou fragilidade mecânica.

Gostei da postura 'pé no chão' do Felipe e da Williams. Observe mais abaixo que a melhor marca foi feita com pneus médios novos e no mesmo dia, Felipe estava com duro usado. Não deixa de ser um ponto para ser analisado, mesmo, repito, sabendo que são testes iniciais.

A Renault saiu bastante preocupada, mas mantem o otimismo. Garante que detectou as falhas e que estas serão corrigidas nestas próximas três semanas. Tenho duvidas. Um trabalho, quando começa assim, com problemas a cada saída de box, atrasa tudo. Não dá para iniciar o desenvolvimento e coloca pressão nos engenheiros e desconfiança nas equipes.

Entre as favoritas, Mercedes e McLaren ficam um pouquinho na frente. Mas a Ferrari sabe onde precisa melhorar. Não dá para dizer muita coisa, as temperaturas também estavam mais amenas. Até agora o motor foi o foco, aerodinâmica e pneus ficaram em segundo plano.

No Bahrein, sim, teremos uma ideia melhor. A impressão que ficou foi de mudança de forças para 2014. Espero que não tenhamos alguém muito na frente. A Fórmula 1 precisa mais é de equilíbrio.

Veja os números fornecidos pela Pirelli e tire suas conclusões:

– Um total de 22 pilotos participaram dos testes de Jerez, completando 1.470 voltas e 6.509 quilômetros;

– O teste em Jerez no ano passado acumulou 3.531 voltas e 15.634 km;

– O piloto da McLaren, Kevin Magnussen, estabeleceu o melhor tempo do teste de Jerez, com 1m23s276 na quinta-feira. A título de comparação, o tempo mais rápido no teste de Jerez no ano passado foi 1m17s879, cravado por Felipe Massa em uma Ferrari;

– O maior número de voltas totais concluídos no teste de Jerez deste ano foi de Nico Rosberg, que acumulou 188 voltas com a Mercedes;

Os números do teste:

– Número total de jogos de pneus levados a Jerez: 250, que equivale a 1.000 pneus, dos quais;

– Supermacio: 2 conjuntos;

– Macios: 9 conjuntos;

– Médios: 52 conjuntos;

– Duros: 52 conjuntos;

– 'Inverno': 69 jogos;

– Intermediários: 36 conjuntos;

– De chuva: 30 conjuntos;

A quantidade total de conjuntos utilizados: 99

– Supermacio: 1 jogo;

– Macios: 2 conjuntos;

– Médios: 23 conjuntos;

– Duros: 11 conjuntos;

– 'Inverno': 32 jogos;

– Intermediários: 20 jogos;

– De chuva: 10 jogos;

Maior total de voltas consecutivas:

– 10 com composto supermacio

– 9 com composto macio

– 17 com o composto médio

– 24 com o composto duro

– 23 com o composto 'inverno'

– 26 com o composto intermediário

– 13 voltas com o composto de chuva

– Maior / menor temperatura ambiente durante quatro dias: 17°C / 5°C

– Maior / menor temperatura da pista durante os quatro dias: 23°C / 6°C

Tempos do teste:

Dia 1

1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min27s104, com composto ‘inverno’, novo
2. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min27s820, composto ‘inverno’, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min30s082, ‘inverno’, usado

Dia 2

1. Jenson Button (McLaren ), 1min24s165, médio, novo
2. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min24s812, médio, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min25s344, ‘inverno’, novo

Dia 3

1. Kevin Magnussen (McLaren), 1min23s276, médio, novo
2. Felipe Massa (Williams), 1min23s700, duro, usado
3. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min23s952, médio, novo

Dia 4

1. Felipe Massa (Williams), 1min28s229, duro, novo
2. Fernando Alonso (Ferrari), 1min29s 145s ) , médio, usado
3. Daniel Juncadella (Force India), 1min29s457, macio, novo