Motores Mercedes e Ferrari começam na frente
Téo José
A Mercedes e Ferrari dominaram os primeiros testes com os novos carros da Fórmula 1. O Renault, da campeã Red Bull, por enquanto, um fiasco. Cheio de problemas. Não deu nem para analisar as curvas de potência. Antes de se pensar em performance é preciso buscar a confiabilidade, que sobrou principalmente na marca alemã.
Felipe Massa, com sua Williams, fechou o último dia na frente utilizando pneus duros e novos. Colocou mais de um segundo em Fernando Alonso – com médios usados. Um bom resultado. Não se deve olhar somente tempos agora, são testes. Como bem disse o piloto e a escuderia, o importante foi a confiabilidade do motor.
Não dá para dizer que o carro da Williams nasceu muito bem, disto só teremos uma ideia melhor nos novos testes do Bahrein a partir do dia 19 de fevereiro. Se deve ter, sim, um otimismo moderado. O importante foi saber que o motor Mercedes começa na frente e não mostrou fragilidade mecânica.
Gostei da postura 'pé no chão' do Felipe e da Williams. Observe mais abaixo que a melhor marca foi feita com pneus médios novos e no mesmo dia, Felipe estava com duro usado. Não deixa de ser um ponto para ser analisado, mesmo, repito, sabendo que são testes iniciais.
A Renault saiu bastante preocupada, mas mantem o otimismo. Garante que detectou as falhas e que estas serão corrigidas nestas próximas três semanas. Tenho duvidas. Um trabalho, quando começa assim, com problemas a cada saída de box, atrasa tudo. Não dá para iniciar o desenvolvimento e coloca pressão nos engenheiros e desconfiança nas equipes.
Entre as favoritas, Mercedes e McLaren ficam um pouquinho na frente. Mas a Ferrari sabe onde precisa melhorar. Não dá para dizer muita coisa, as temperaturas também estavam mais amenas. Até agora o motor foi o foco, aerodinâmica e pneus ficaram em segundo plano.
No Bahrein, sim, teremos uma ideia melhor. A impressão que ficou foi de mudança de forças para 2014. Espero que não tenhamos alguém muito na frente. A Fórmula 1 precisa mais é de equilíbrio.
Veja os números fornecidos pela Pirelli e tire suas conclusões:
– Um total de 22 pilotos participaram dos testes de Jerez, completando 1.470 voltas e 6.509 quilômetros;
– O teste em Jerez no ano passado acumulou 3.531 voltas e 15.634 km;
– O piloto da McLaren, Kevin Magnussen, estabeleceu o melhor tempo do teste de Jerez, com 1m23s276 na quinta-feira. A título de comparação, o tempo mais rápido no teste de Jerez no ano passado foi 1m17s879, cravado por Felipe Massa em uma Ferrari;
– O maior número de voltas totais concluídos no teste de Jerez deste ano foi de Nico Rosberg, que acumulou 188 voltas com a Mercedes;
Os números do teste:
– Número total de jogos de pneus levados a Jerez: 250, que equivale a 1.000 pneus, dos quais;
– Supermacio: 2 conjuntos;
– Macios: 9 conjuntos;
– Médios: 52 conjuntos;
– Duros: 52 conjuntos;
– 'Inverno': 69 jogos;
– Intermediários: 36 conjuntos;
– De chuva: 30 conjuntos;
A quantidade total de conjuntos utilizados: 99
– Supermacio: 1 jogo;
– Macios: 2 conjuntos;
– Médios: 23 conjuntos;
– Duros: 11 conjuntos;
– 'Inverno': 32 jogos;
– Intermediários: 20 jogos;
– De chuva: 10 jogos;
Maior total de voltas consecutivas:
– 10 com composto supermacio
– 9 com composto macio
– 17 com o composto médio
– 24 com o composto duro
– 23 com o composto 'inverno'
– 26 com o composto intermediário
– 13 voltas com o composto de chuva
– Maior / menor temperatura ambiente durante quatro dias: 17°C / 5°C
– Maior / menor temperatura da pista durante os quatro dias: 23°C / 6°C
Tempos do teste:
Dia 1
1. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min27s104, com composto ‘inverno’, novo
2. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min27s820, composto ‘inverno’, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min30s082, ‘inverno’, usado
Dia 2
1. Jenson Button (McLaren ), 1min24s165, médio, novo
2. Kimi Raikkonen (Ferrari), 1min24s812, médio, usado
3. Valtteri Bottas (Williams), 1min25s344, ‘inverno’, novo
Dia 3
1. Kevin Magnussen (McLaren), 1min23s276, médio, novo
2. Felipe Massa (Williams), 1min23s700, duro, usado
3. Lewis Hamilton (Mercedes), 1min23s952, médio, novo
Dia 4
1. Felipe Massa (Williams), 1min28s229, duro, novo
2. Fernando Alonso (Ferrari), 1min29s 145s ) , médio, usado
3. Daniel Juncadella (Force India), 1min29s457, macio, novo