A hora da verdade na Fórmula Truck
Téo José
A última etapa do campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, neste domingo (08/12), em Brasília, mais uma vez vai viver uma disputa pelo titulo. Quatro pilotos ainda têm chances. O líder Beto Monteiro, Regis Boessio, Leandro Totti e Felipe Giaffone. Uma briga entre quatro marcas de caminhão Iveco, Mercedes, Volkswagen e Man. Tá certo que as duas últimas trabalham juntas, com o mesmo motor Man, mas os caminhões ainda são diferentes.
Beto tem a vantagem da pontuação. Não precisa vencer, sem olhar os pontos extras e da bandeira amarela, necessita de um terceiro lugar. Em um campeonato tão disputado é sim, uma boa vantagem. De olho na vitória, vejo que os quatro tem boas possibilidade. O circuito utilizado na Capital Federal é o anel externo, com três grandes retas, principalmente a chamada oposta, com um belo ponto de ultrapassagem na freada da dois, depois da ponte. Aí tenho uma curiosidade para ver como vão se comportar os caminhões Volkswagen e Man, já que neste primeiro ano, o Man 12 litros, tem no torque o seu forte, mais pelo que vi em Curitiba ainda perde um pouquinho na velocidade final. A minha dúvida é se este pouquinho vai fazer diferença.
Não podemos pensar que só estes quatro lutarão pela vitória. Tem muito mais gente com chances e Roberval Andrade, se tiver durabilidade é outro forte candidato, como também Paulo Salustiano e Geraldo Piquet, este último sempre anda bem em casa. Além deles, poderia colocar mais cinco ou seis pilotos.
O bacana mesmo é chegar na ultima prova com quatro pilotos na disputa. O melhor, concordando ou não com as decisões, sem o papo de tapetão. Já que todos os recursos foram julgados no tribunal.
Estaremos juntos. Coloque na agenda, dia 8, uma da tarde na Band. É a hora da verdade dos caminhões mais velozes do planeta.