Ideias do Bernie Ecclestone
Téo José
Leio nesta terça-feira no jornal espanhol Marca, uma nova ideia do Bernie Ecclestone para trazer mais equilíbrio aos campeonatos da Fórmula 1. O material foi retirado da publicação Tomorronewsf1. Pela reportagem, o todo-poderoso da categoria pode se inspirar no tênis para mudar o critério de pontuação.
Assim, nem todas as corridas teriam o mesmo peso na pontuação. No tênis temos os ATP 250, 500, 1000 e Grand Slam. Com pontuação que vai de 250 a 1000 pontos no ranking. Na F1, a maioria das provas continuariam dando 25 pontos ao vencedor mas algumas poderiam dobrar ou triplicar este número.
Passa pela cabeça do chefão, segundo os jornais, que algumas provas especiais signifiquem 50 pontos. Como Mônaco, Itália, Inglaterra e outras. E a corrida final valeria100 pontos ao vencedor. Desta forma o campeonato terá uma chance bem maior de ir para sua prova final com mais de dois pilotos em condições de vencer e dificilmente teríamos o panorama atual – com Vettel sendo campeão com três provas de antecipação.
Toda ideia para melhorar, buscar o interesse maior, é valida. Já temos isto em algumas categorias pelo mundo e já tivemos aqui. Só que não acho muito justo. Teria chance de termos um piloto ganhando seis provas e perdendo o campeonato para quem ganhasse duas e quem sabe subisse ao pódio em três ou quatro. Não iria privilegiar a melhor equipe e o melhor piloto.
E você o que acha?