A hora da verdade para Castroneves
Téo José
Neste final de semana, a Fórmula Indy, no circuito de rua de Huston, disputa uma rodada dupla, com provas no sábado e domingo. Depois só vai faltar a etapa de Fontana, oval longo, no dia 19.
Helio Castroneves é o líder, com uma vitória e 49 pontos de vantagem para Scott Dixon, que venceu três vezes nesta temporada.
O brasileiro busca seu primeiro titulo na categoria, tem possibilidades de abocanhar o campeonato por antecipação na prova de domingo, no sábado não. As contas, pela pontuação da Indy são bem complicadas. Já que quem larga fatura cinco pontos, outro lado, o vigésimo colocado leva dez. Um piloto pode conquistar 54 pontos em cada corrida. Então Hélio para ser campeão precisa ter uma vantagem de 55 pontos.
Na situação atual é sem duvida o grande favorito, tem carro para ficar entre cinco facilmente, afinal de contas anda na Penske. Uma conta simples, é que não precisa mais vencer, se terminar as três provas em segundo será campeão, mesmo Scott fazendo todos os pontos que tem possibilidade. É uma grande vantagem numérica e maior ainda psicológica, a pressão está toda no piloto da Chip Ganassi.
Meu palpite é de titulo para Hélio, que já tem o contrato renovado com a Penske.
E o seu?