GP de Mônaco será uma corrida diferente
Téo José
Neste domingo, a Fórmula 1 acelera novamente nas ruas de Mônaco. A sexta etapa da temporada. Como se tata de uma pista urbana, com curvas de baixa e retas mais curtas, os pneus não devem ser problema. O desgaste que vimos nas últimas provas deve ser bem menor e cada equipe poderá fazer sua tática de acordo com o que achar melhor -analisando todos os aspectos e não apenas os compostos de borracha. A Pirelli, mesmo disponibilizando os pneus super macios e macios, espera apenas duas paradas. E vai ser por ai mesmo.
A FIA também determinou a reta dos boxes como única zona de ativação da asa móvel. Com tudo isto e, claro, as características do traçado, será uma prova mais previsível, diferente das outras cinco já realizadas. O treino de classificação tem uma importância maior, quem larga na frente ganha uma vantagem gigantesca. Diria que faz 70% do trabalho para vitória.
Muita equipe vai trabalhar o carro para a classificação e pronto. É uma prova onde o equilíbrio é bem maior. Não que um carro pouco competitivo tenha seus problemas resolvidos, mas as diferenças sempre são menores e as ultrapassagens bem complicadas.
Sem problemas de pneus vejo, a Mercedes muito forte na disputa pela vitória, principalmente com Lewis Hamilton – que tem um estilo de pilotagem bem interessante para o Principado. Por lá, ele tem uma vitória e um segundo lugar.
O treinos começam nesta quinta-feira, sexta é dia de folga e a prova no domingo, às 9 da manhã (horário de Brasília).