Indy na Califórnia- Veja como foi o primeiro dia de treinos
Téo José
Por Fernando Svevo
Domingo a Fórmula Indy corre em Long Beach. Terceira etapa do ano, última antes da prova no Brasil. Os treinos livres começaram hoje. Foram duas sessões, cada uma com 45 minutos.
No primeiro, o melhor tempo foi do canadense James Hinchcliffe, piloto da Andretti, que venceu a primeira corrida do campeonato. Em segundo ficou Mike Conway. Ele disputa apenas essa etapa no ano. Está na equipe Rahal Letterman. E aí uma lembrança. O inglês venceu por lá em 2011, única vitória dele na categoria.
Os sempre favoritos ficaram mais atrás. Hunter-Reay em quinto, Will Power em décimo terceiro, Hélio em décimo quinto e Kanaan uma posição atrás. Mas isso não quer dizer nada, certo? Mais ou menos.
No segundo Conway andou de novo lá na frente, foi o segundo. Tá certo que boa parte dos 45 minutos não tiveram carro na pista por causa de uma acidente com Justin Wilson.
Essa é mais uma coisa curiosa, entre tantas da Indy. O cara não está na categoria. Vai lá para apenas uma corrida, naquele esquema de ter só essa grana e sabe que anda bem por lá. E aí anda na frente. Coisa meio impossível pensando no automobilismo geral, mas que na Indy pode sim acontecer.
Bom, voltando para a pista o treino acabou com Ryan Hunter-Reay em primeiro. Fez o tempo de 1m09s4224, o melhor do dia. Will Power foi o terceiro. O novato Tristan Vautier o quarto. Esse francês está andando muito nesse começo de ano. E Hélio Castroneves ficou em quinto.
Tony foi apenas o décimo oitavo, vai ter que trabalhar muito se quiser andar bem nesse final de semana e Bia Figueiredo com sua Dale Coyne foi a 22ª. Resultado esperado por ter um carro que não tem o mesmo ritmo dos outros.
A Penske e a Andretti começam essa temporada na frente. Andretti com uma pequena vantagem, mas sem poder relaxar. Quem ainda não se encontrou foi a Chip Ganassi. No segundo treino de hoje Dario foi o oitavo e Dixon o 11º.
Como sempre Long Beach vai ser uma corrida bem legal. O lugar é tradicional na Fórmula Indy, tem retas longas, curvas apertadas e tudo o que um circuito de rua tem direito. É torcer para vermos boas ultrapassagens na pista, sem essa de vencer no pit. E também hora de saber quem chega mais forte aqui no Brasil.
Confira os tempos:
1. Ryan Hunter-Reay – Andretti, 1min09s4224
2. Mike Conway – Rahal Letterman, a 0s0379
3. Will Power – Penske, a 0s0942
4. Tristan Vautier – Schmidt Peterson, a 0s1433
5. Hélio Castroneves – Penske, a 0s2384
18. Tony Kanaan – KV, a 1s0732
22. Bia Figueiredo – Dale Coyne, a 1s7725
A Band mostra a prova ao vivo colada no fim do futebol.