Os pneus da Fórmula 1
Téo José
A Pirelli fez nesta semana o lançamento dos seus pneus para temporada 2013 da Fórmula 1. Não muda nada, apenas as marcas de cores, para identificar cada tipo. Segundo os engenheiros da fábrica, a duração continuará sendo uma das variantes desta temporada, como foi no ano passado. Fala-se em pelo menos duas paradas a cada prova e em algumas pistas poderemos ter três ou até quatro.
Gosto de corridas cheias de alternativas, e também gosto de um equilíbrio maior, mas acho que ficar esperando este equilíbrio apenas pela escolha dos pneus, pela durabilidade, não é muito bacana, parece artificial demais.
Sei que o poder econômico é um empecilho para a competitividade, uma vez que quem investe mais, anda mais rápido, mas o dinheiro dá sim velocidade para um carro nas competições de automobilismo. Por isso precisa-se em pensar em algo mais sólido e duradouro.
Ainda sobre os pneus gostei do que disse o Nigel Mansell outro dia: “Faria uma mudança e não limitaria os jogos de pneus nos treinos livres e classificação. Assim os pilotos mais jovens e equipes menores poderiam andar mais. Sem contar uma disputa maior na definição do grid.” Concordo com ele. É só se acertar comercialmente com o fornecedor e não deixar esta conta, que não seria tão alta para equipes.
Pneus sempre foram importantes em um carro de corrida, hoje talvez o fator mais fácil para se ganhar performance, mas agora a importância está ainda maior. E o pior é que temos fornecedor único. O que dá uma certa maquiada nesta disputa.