Blog do Téo José

Palavras do Dorival Júnior

Téo José

Na edição de hoje do Jornal O Globo tem uma longa entrevista com Dorival Júnior. Ele fala da fase atual do Flamengo, que planeja e já coloca em prática um trabalho de longo prazo de recuperação e do momento do futebol brasileiro. O repórter Carlos Eduardo Mansur conseguiu tirar boas palavras do técnico. Aqui coloco algumas partes bem interessantes.

O Fla mudou

¨Agora se prioriza a administração do clube. Vão dar o passo certíssimo. O Flamengo tem potencial para estar nos grandes times do mundo. E o clube já conseguiu alguns reforços sem gastar. Pode esperar que vai dar resultado.”

Meta de resultados

“O imediatismo brasileiro apaga tudo. É um ano de transição. Só que grandes trabalhos são iniciados com dificuldades, mas mostramos claramente uma realidade e deixamos uma estrutura melhor. No Brasil o técnico que planta trabalho muitas vezes não chega no momento da conquista. Eu vivo o momento.”

Formação de jogadores no Brasil

“Nunca fomos grandes formadores no Brasil. Sempre revelamos jogadores que, simplesmente apareciam sem que soubesse exatamente como. E não melhorávamos estes atletas. Nos últimos anos ficamos estagnados. O vôlei se preocupou com a formação. É um modelo. O futebol não. Éramos os primeiros do mundo, perdemos todas as referencias. Nossos jogadores passaram a dar demonstrações negativas. É o reflexo do país, perdemos duas instituições fortíssimas: Família e educação. Aí, desmoronou tudo. O garoto não tem alicerce para crescer. Os clubes nunca se preocupam em melhorar os jovens.

Ficamos para trás, seleção caiu no ranking não passa mais respeito. A culpa é de dirigentes, treinadores, jogadores e imprensa. Que perderam responsabilidade, identificação. São desmandos de 20, 25 anos. A Espanha, hoje, é o resultado de 15 anos de trabalho.”

O jogador brasileiro deixou de ser um profissional confiável

“Chega nos clubes mal preparado, é um destro que não sabe bater de esquerda, cabecear…O argentino é preparado na parte técnica e emocional. Sai do país e não volta por saudade da família. A primeira desculpa, a primeira mentira é esta do jogador brasileiro. Envolvido com a noitada…ele não aprendeu a ser cobrado como profissional. Na base os clubes põem a mão na cabeça são paternalistas. Olhem o Messi, porque os brasileiros não foram mais de duas vezes ou três melhores do mundo? Não se mantém no topo. A conduta do Messi é o maior exemplo.”

Perfeito, concordo plenamente com o Dorival. E você?