Blog do Téo José

Felipão em vantagem

Téo José

Tudo indica que Luiz Felipe Scolari será novamente o treinador da Seleção Brasileira. Pelo que noto, a opinião pública vê com bons olhos a chegada de Guardiola, mas o espanhol está descartado pelo comando da CBF. Só tem um ponto que vejo como complicado o investimento no melhor treinador do futebol atual: pouco tempo para conhecer os jogadores.

Pep sabe bem daqueles que jogam nos grandes clubes. Mas nunca deve ter visto Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Flamengo e tantos outros atuais jogarem. Seria disparado o melhor nome se já estivesse por aqui. Chegando agora, o risco é enorme.

Mas os dirigentes não pensam assim. No fundo eles acham que tudo de melhor do futebol ainda está aqui. O que é um erro. Ficamos para trás. Não temos mais a essência. Os nossos ''professores'' acabaram com o nosso verdadeiro futebol. E gente como Guardiola o adaptou e se dá muito bem.

Sobre Felipão, vejo outro risco. Apesar de ter estado em três copas, duas com Portugal e uma com Brasil [tendo resultados muito bons, inclusive um titulo], o vejo desatualizado e a cada vez mais sem paciência. Com tudo e com todos. Não o vejo também com humildade para fazer uma reciclagem.

Por outro lado, tem liderança e independência. Estes os dois pontos, de qualidade, e importantes para a bagunça que existe na CBF com comando bem atrapalhado. Mas não basta.

Felipão vai precisar abrir seus horizontes, se modernizar e pode até ser que está modernização esteja no próprio passado do treinador. Ele foi ficando mais rodado, mais cansado, mais impaciente e perdeu muito do jogo de cintura – que já teve e hoje, mais do que nunca, é necessário no futebol.

Apesar de ser inexperiente em seleção e tendo pouco tempo para trabalhar, apostaria no Tite. Um treinador ainda em crescimento e cada vez mais com a cabeça aberta para o novo.

Como me parece carta fora do baralho, só resta dar boa sorte ao Felipão e esperar que os últimos insucessos possam ter mostrado a ele um novo caminho. Competência tem, ou teve, e nestes casos não dá para desaprender.

  1. douglas dias medeiros

    29/11/2012 16:37:32

    teo eu nao sou torcedor do goias mas torci para que o goias voltasse para primeira divisao.a respeito de seleçao eu nao torço e nem penço em torce , pois uma seleçao que so pença em renovaçao nao deveria ter trazido felipao e parreira.abraço teo

  2. jose carlos de souza

    27/11/2012 21:08:21

    sou mais o tite,ele tem muita paciÊncia eé competente.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso