A triste realidade brasileira
Téo José
Neste ano andei em quase todas as cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo. Sempre fui um defensor de eventos como este e, também, das Olimpíadas . Sempre disse, neste nosso espaço, que estas competições para as cidades, estados e país não significam apenas quatro ou três semanas de jogos. Tem todo um clima de um ano antes. As pessoas que vêm para fazer turismo e a imagem que deixam para sempre. Quase todos os países que receberam eventos grandiosos tiveram de imediato e, depois, a longo prazo ,um incremento muito grande de pessoas que gostariam de conhecer ou voltar às suas cidades.
Além de tudo isto, tem o lado do legado. A execução das obras que foram prometidas por cada sede e pelo país no geral. Não apenas estádios.
Pois é… deveria ser assim. Não vejo uma grande movimentação nas cidades. Para falar a verdade, onde as obras estão na nossa cara são no Rio de Janeiro e Curitiba. Hoje vejo a posição do governo do Amazonas, e prefeitura de Manaus, abandonando os projetos de mobilidade, que já tinham sido prometidos e com metade da verba de execução garantidos. A justificativa é a falta de tempo e também que não há necessidade, por causa de outros eventos que já acontecem por lá não terem sido um caos.
Que pena! Que absurdo! Estas pessoas que são eleitas para gerir nossas cidades e estados deveriam ter uma visão mais ampla. Este é só um exemplo. Recife está parada. Fortaleza, também. Cuiabá, da mesma forma. Imaginem as outras cidades que não são sedes e poderiam pegar carona com o fluxo de turistas.
É uma pena ver um país ter esta conquista [de ser a sede dos dois maiores eventos do mundo] e deixar o trem passar. O trem, sim. Porque os aviões vão ter muitas dificuldades em nossos aeroportos. Nenhum, mas nenhum mesmo, está sendo preparado como se deve. Nenhum vai chegar aos pés dos quatro maiores da África do Sul. Um lugar com muito mais problemas financeiros do que os nossos e que se preparou para uma Copa no meio de uma de suas maiores crises.
Por aqui se fala que o gigante acordou. Até acredito. Mas anda preguiçoso e com olhos sofrendo de hipermetropia.