Blog do Téo José

Rio na luta contra os torcedores do ‘Mal’

Téo José

Pouca coisa foi noticiada nacionalmente. Uma pena. Por isso mesmo, passado cinco dias, resolvi tocar no assunto. No Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça resolveu ampliar os poderes dos Juizados Especiais Criminais dos estádios – que agora podem atuar em crimes cujas penas ultrapassem dois anos de prisão. Torcedores estão sendo monitorados não só em dias de jogos, mas também em redes sociais. Na prática, a Justiça do Rio já tinha banido dos estádios no mês passado as torcidas Força Jovem [do vasco] e a Jovem Fla. A Young Flu está suspensa cinco jogos e um torcedor do Flamengo, condenado em Niterói, pegou 18 anos de prisão em regime fechado por tentativa de homicídio qualificado e formação de quadrilha armada.

Não é só isso. No dia do jogo entre Botafogo e Corinthians, um ônibus da Gaviões foi detido antes de chegar ao Rio, ainda na Via Dutra, porque foram encontrados pedaços de madeira e barradas de ferro. Vários, inclusive mulheres, foram levados para presídios. Inquérito foi instaurado. Agora, o Ministério Público estadual resolveu banir dos estádios cariocas as torcidas Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde – esta última do Palmeiras. Os torcedores estão proibidos de levar instrumentos musicais, bandeiras, faixas, camisetas e quaisquer símbolos das duas torcidas.

São medidas assim, na prática, que começam a mostrar uma luz no fim do túnel contra alguns baderneiros infiltrados nestas torcidas. Todo estado poderia endurecer as regras como o Rio tem feito. Nós da imprensa teríamos também de divulgar mais ações assim e não só as brigas e tragédias envolvendo este tipo de gente.

  1. Leandro Liga dos Campeoes

    05/10/2012 01:33:56

    O problema é esse, mostrar soluções é mais produtivo mas não dá audiencia, mostrar tragedias dá audiencia, mas nem sempre leva as soluçoes. A imprensa tem responsabilidade social e precisa mostrar matérias como esta. Parabéns Teo Jose!

  2. ricadoneydossantosgalvao

    03/10/2012 18:12:08

    Para se tomar qualquer atitude, tem que mudar as leis no Judiciario, pois a minha colaboração seria construir uma cadeia vertical para os brigoes, com uma pena ja previamente estabelecida de 3(treis) meses de detençao. para todos que a policia pegase. Garanto que a violencia acabaria.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso