Blog do Téo José

A destruição do autódromo do Rio

Téo José

Já tem tempo que digo neste nosso espaço que o Rio de Janeiro vai ficar sem autódromo. Sobre Jacarepaguá, a morte foi definida há cerca de seis anos com as obras para o Pan. Aliás, apenas para o Pan. Porque o parque aquático e velódromo não servem para Olimpíadas. Parece que só o ginásio serve.

Digo o mesmo sobre um tal projeto de um novo autódromo em Deodoro. Muita gente já falou sobre isto, mas hoje quero ir um pouco além:

Voltando no tempo, lembro que foi feito um acordo com a confederação (CBA), Prefeitura, comitê olímpico e Justiça para destruição do antigo circuito só com o novo pronto. Depois refizeram, poderiam começar a mandar tudo abaixo desde que as obras do outro começassem. Agora vão destruir, sem nem mesmo saber onde será o tal novo autódromo.

Resumo da ópera: papel aceita tudo e a Confederação de Automobilismo junto com a Federação Carioca são duas bananas. Baixam a cabeça para autoridades e acreditam em Papai Noel, Cuca, Morceganjo e por ai vai…

Bom, dito isto, quero apenas fechar este assunto. O automobilismo nacional está muito mal representado. Na direção, e isto já tem tempo, a situação às vezes é pior que no futebol. Tem dirigente quase vitalício. Entre os pilotos, a maioria não é profissional e – sim – fazem desta modalidade um hobby. E se é hobby, pra que se desgastar? Vende o carro o vai jogar golfe.

E mesmo da nossa parte da imprensa. O espaço nos grandes veículos é só para Fórmula 1 e às vezes Indy. Antes, não. Toda redação tinha uma pessoa encarregada das categorias nacionais. Hoje, também, qualquer um tem blog ou site. E se acha profissional. Muitos destes são credenciados e acham o máximo. Querem, na verdade, estar perto dos carros e dos pilotos. E só.

Nesta linha, como vamos querer respeito de alguém? Ainda mais das autoridades brasileiras que, a cada dia, nos enojam com mais escândalos. A verdade é uma só: o automobilismo brasileiro está na lama. A destruição de Jacarepaguá e o descaso com autódromo de Goiânia são apenas consequências.

O pior é que não vejo muita saída. Porque, como no futebol e todas modalidades esportivas, quem manda faz parte de uma patotinha e só vai sair se a patotinha quiser.

  1. Eduardo Pereira

    18/07/2012 15:37:53

    Teo quando eu comeceia acompanhar suas narrações foi jsutamente quando voce narrava as provas da Indy em outra emissora e por isso sei o quando voce é apaixonadop por automobilismo e está indigninado com o fim do tradicional autodromo do Rio.Tudo o que voce falou é verdade, mas infelizmente o que prefeitura e confederação só pensam em dinheiro.Se o autodromo não está trazendo retorno financeiro e grandes eventos de automobilismo eles querem acabar para construir algo que vai render mais dinheiro.Voce lembra bem que a indy veio para o brasil pela primeira vez foi no Rio de janeiro neste mesmo autodromo que agora será simplesmente destruido. Foi construido um circuito oval só para a indy e depois de dois anos de prova a indy não voltou mais para o brasil e asim o autodromo do Rio ficou esquecido somente com provas pequenas. A F1 chegou a passar por este autódromo nos anos 80, mas depois foi para interlagos e até que a indy viesse para o Rio em 1996 o autódromo ficou esquecido sem grande projeção na midia. Eu sou fã de automobilismo e também estou triste, mas infelizmente paixão por automobilismo não vai garantir o autódromno de Jacarepagua dé pé e muito menos os grandes eventos de volta.quem sabe se eles resolverem construir mesmo em Deodoro este novo autódromo e a indy vier para o Rio quem sabe teremos mais grandes eventos e investirão mais no automobilismo no Rio de janeiro

  2. Eduardo Pereira

    18/07/2012 15:35:33

    Teo quando eu comeceia acompanhar suas narrações foi jsutamente quando voce narrava as provas da Indy em outra emissora e por isso sei o quando voce é apaixonadop por automobilismo e está indigninado com o fim do tradicional autodromo do Rio.Tudo o que voce falou é verdade, mas infelizmente o que prefeitura e confederação só pensam em dinheiro.Se o autodromo não está trazendo retorno financeiro e grandes eventos de automobilismo eles querem acabar para construir algo que vai render mais dinheiro.Voce lembra bem que a indy veio para o brasil pela primeira vez foi no Rio de janeiro neste mesmo autodromo que agora será simplesmente destruido. Foi construido um circuito oval só para a indy e depois de dois anos de prova a indy não voltou mais para o brasil e asim o autodromo do Rio ficou esquecido somente com provas pequenas. A F1 chegou a passar por este autódromo nos anos 80, mas depois foi para interlagos e até que a indy viesse para o Rio em 1996 o autódromo ficou esquecido sem grande projeção na midia. Eu sou fã de automobilismo e também estou triste, mas infelizmente paixão por automobilismo não vai garantir o autódromno de Jacarepagua dé pé e muito menos os grandes eventos de volta.quem sabe se eles resolverem construir mesmo em Deodoro este novo autódromo e a indy vier para o Rio quem sabe teremos mais grandes eventos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso