Blog do Téo José

Ganso: direto ao ponto

Téo José

Ontem, no programa “Bem Amigos”, do canal SporTv, Paulo Henrique Ganso foi direto ao ponto sobre as atuações na seleção brasileira. Segundo o meia, falta mais liberdade para jogar com amarelinha e que as características dele, e do Neymar, acabam sendo alteradas pelo esquema de jogo imposto. Não citou o nome do treinador. Mas afirmou ainda que o nosso futebol tem a essência no drible, na criatividade, no improviso.

Fico feliz de ver alguém com muita qualidade mostrar, também, personalidade e abrir a boca. Isto é claro. Não só na seleção, mas em vários clubes. Temos falando bastante, neste espaço, sobre a forma com o que os tais “professores” estão acabando com nosso futebol, povoando o meio de campo com um monte de marcadores. E só. A seleção é o espelho disto. Mano é um destes principais “professores”.

Espero ver de volta o futebol brasileiro e ver os jogadores na seleção com esta liberdade apregoada pelo Ganso. Assim, com certeza, vai voltar o prazer de jogar bola. Ele também fez uma afirmação, que acho perfeita: “Fizemos um jogo só de muita qualidade, que foi o primeiro, contra os Estados Unidos”.

Foi mesmo. Porque era o primeiro, Mano estava na onda da novidade, não teve tempo de treinar e deu liberdade aos jogadores. Contra os EUA vimos uma nova geração jogando bola. Depois apareceu o velho futebol dos brucutus – mesmo tendo um monte de gente que tem esta habilidade e criatividade.

Ainda sonho com um time do meio para frente com: Arouca, Ramires, Ganso, Lucas, Neymar e um centroavante – que pode ser o Damião. Ainda sonho em ver de volta o nosso futebol na seleção. Mas com tanto “professor” atuando como treinador, a coisa anda bem complicada.

“Para nooooossa tristeza”!

  1. Daniel

    16/05/2012 19:53:30

    Numa coisa eu concordo com este louco: os narradores da Band torcem descaradamente pelos times de São Paulo. Principalmente os comentaristas, que chegam a ridicularizar o time adversário, principalmente se ele é 'pequeno', desrespeitando os torcedores deste time e todos os demais espectadores. Vocês precisam entender que não é apenas o paulista que vê jogo na Band. Há um Brasil inteiro ligado ali. Se tem jogo do Corinthians ou do Palmeiras ou do São Paulo contra qualquer time pequeno, eu e mais um monte de brasileiros - que não torcemos para estes times - ficaremos ali, assistindo o jogo, torcendo pelo time pequeno, ou simplesmente curtindo o espetáculo. Dando audiência, consumindo os produtos dos anunciantes. Até na edição de imagens, super exibem o técnico do time paulista e quase nem mostram o do time adversário. Já tem cansado ver o Neto subindo o tom da voz, exaltando-se quando um paulista é ameaçado por um time do Paraná ou de Goiás ou Santa Catarina... Um pouco de neutralidade favoreceria o espetáculo. Não é a toa que cada vez mais gente desliga o áudio da tevê durante as transmissões, para não ficar se irritando com os comentários desequilibrados e tendenciosos de jornalistas esportivos que escolhem um lado para torcer - como se fossem torcedores da geral, como se estivessem narrado o jogo para uma torcida só. Não é apenas porque os índices de IBOPE são medidos apenas na capital paulista - e que isso decide o valor dos anúncios - que vocês deveriam assim se comportar. O Brasil é muito maior que o estado de São Paulo - 75 % da população brasileira não reside em terras paulistas. E o futebol brasileiro é bem mais interessante do que as narrações dos atuais locutores esportivos. Sei que vai se irritar com este comentário, mas é uma crítica construtiva de quem sempre acompanhou e continua acompanhando os jogos na Band. Saudades do Silvio Luiz... Um abraço,

  2. Le

    13/05/2012 02:01:44

    kalunga..comédia!!!

  3. Le

    13/05/2012 02:01:13

    kalunga ???? só podia..que comédia

  4. teojose

    13/05/2012 01:45:47

    Você deve ser louco, para falar estas coisas. Só pode, Não perderei meu tempo.

  5. Márcio Henrique

    12/05/2012 00:58:43

    Nada, absolutamente nada sobre o time que vc diz ser do coração...de tanto trabalhar na band se tornou um goialista (goiano com paulista); o verdão jogando um futebol bonito (certo que ainda não ganhou nada mas está resgatando a tradição de toque de bola de que tanto o goiás era conhecido) e nem uma linha, quero muito ver vc no programa da renata fan comentando o confronto do Goiás com o São Paulo nas semifinais da copa do brasil 2012 porquê sei que os caras que lá estarão irão menosprezar o maior do centro-oeste em detrimento do time de Sampa como sempre fazem quando há esses confrontos; e eu nunca te vejo lá defendendo o teu, o meu e o time de milhões de goianos como vc e eu, porquê será ? Não tenho a intenção de te ofender apenas falo o que penso e tento não ser grosso e mal educado usando palavras de agressão como fez qdo da última vez que te enviei um email e me chamou de babaca e me mandou lavar a boca dando a entender que faz algo em prol do seu time como comentários e defesas...o fato é que se o faz eu nunca ví. Quero ressaltar o meu respeito a vc enquanto jornalista ou apresentador ( não dei de sua formação profissional); mas enquanto goiâno e torcedor do goiás eu não te entendo....vê em todas as oportunidades os "netos", "Dr. Osmar" , "Ulisses costa"..e etc sempre desfazerem do "seu" time do coração e nunca reage...não sei como consegue nem ensaiar uma linha de defesa pelo menos em seu blog....uma pena pois um torcedor esmeraldino ilustre como o Sr. nos seria de muita valia.

  6. Valdemir Rizzi

    09/05/2012 02:00:39

    vamos voltar a jogar bonito e pra frente porque ficar atras e tentar sair no contra ataquee para timinho pequeno não para uma seleção que ja foi campêa do mundo.....vamos ao futebol arte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Julio CEsar da Silva Freitas Queiroz

    08/05/2012 23:03:28

    A Seleção Brasileira deve ser ataque do meio Campo pra frente, todos dominando jogada e atacando logo em seguida e a zaga, alem de se defender avançar sempre que puder, e o restante voltar, sempre que sofrer contra golpe; com muito preparo fisico e jogadas rapidas e passes certo, é só alegria e comemorar os gols: pra frente brasiiiiiiiiillll..

  8. Santos Campeão

    08/05/2012 19:58:31

    Parabéns Ganso. É de pessoas como você que o País, a Seleção brasileira precisa. Gente de personalidade.

  9. giba

    08/05/2012 17:49:29

    O Brasil é povoado por gente que pensa como o Sr. Kalunga. Quer dizer que só pode opinar depois de ganhar alguma coisa?? É por isso que o Brasil está essa porcaria. Só os velhos podem falar. E os Jovens que estão jogando muito não podem falar?? A propósito, Campeonato Paulista: 2010, 2011,2012 ,Copa do Brasil: 2010,Copa Libertadores da América: 2011 isto não dá o direito de falar nada?? Tirando o Rivaldo, o que o Socrates e o Zico ganharam com a Seleção?? Acho que deve pedir desculpas é o Sr.Kalunga!!!Mas não se preocupe o Sr. tem um dia e meio para isso!!!

  10. vanilton

    08/05/2012 15:51:54

    e só colocar esse mano para fora,voces comentarista não vao pedir o filipão e nem o murisoca e nem o joel e nem outros retranqueiro pelo amor de deus,chega desse tecnico.

  11. K@lunga

    08/05/2012 13:55:27

    Esse Ganso é brincadeira não jogou, muito menos ganhou "patavina alguma" com a camisa da seleção e quer ter tratamento de Zico,Sócrates ,e Rivaldo ,não adianta fazer média com o Galvão Bueno porque a Globo ainda não está escalando o time ,o Ganso fala pouco e quando abre a boca sempre pede desculpas depois de 48 horas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso