Blog do Téo José

Bem vindo à São Paulo Indy 300

Téo José

Depois de anos com o mesmo equipamento, em 2012 a Fórmula Indy entrou na pista com novos carros e a disputa de motores (com novas configurações e a volta dos turbos). Na primeira etapa eram 11 equipes com Chevrolet, de volta a categoria e com o propulsor sendo desenvolvido mais uma vez pela Ilmor; 10 times com Honda; e cinco escuderias optaram pela Lotus.
Os dois primeiros estão em patamares bem parecidos. O Lotus ainda precisa melhorar. Tanto que duas equipes já estão pulando fora depois da São Paulo Indy 300. A Chevrolet ganhou as três primeiras corridas, com isto a Honda está pedindo autorização para modificar seu equipamento. Até a conclusão destas linhas, eu não sabia do resultado deste pedido. Se conseguir, o propulsor japonês deve ganhar cerca de 15 cavalos de potência – o que na Indy, pelo equilíbrio, é muito. Se conseguir entra na competição de novo. Ou, até, coloca um pouquinho de frente. Todos os brasileiros correm de Chevrolet.
Saindo dos motores, chegamos nos carros. Todos têm o mesmo fabricante: a Dallara. Estão mais robustos e com a carenagem mais envolvente. No futuro, cada equipe poderá desenvolver um pacote aerodinâmico. Nesta temporada, as mudanças permitidas são mínimas. Quase zero. O objetivo da alteração é, principalmente, aumentar a segurança dos pilotos.
Com estas modificações na parte técnica, para a pista do Anhembi espera-se que os carros ganhem velocidade. Algo em torno de 35 quilômetros por hora nos finais da reta. Com isto, no fim da reta da marginal, a maior do calendário, as feras podem chegar a 340 Km/h. O que, para muitos, seria inimaginável em uma pista urbana.
Pelo que aconteceu nas três primeiras etapas, duas de rua e uma em misto permanente, a Penske começa o ano como favorita. Venceu as três. Uma com Hélio (St. Peterburg) e duas com Will Power (Alabama e Long Beach). A equipe está com cara daquela Penske dos anos 80 e 90. Bom para o Hélio, que começou o ano mais focado e pode finalmente chegar ao seu primeiro titulo na categoria. Will Power está cada vez mais à vontade nos ovais e, por isso, é um nome muito forte ao titulo. E também para vencer em São Paulo. Ele já abocanhou as duas vitórias por aqui.
Só que na Indy nem sempre os mais fortes vencem. O equilíbrio é seu ponto de destaque. Vejo outros pilotos em condições de aparecer bem. Como os dois brasileiros da equipe KV Racing – Tony e Rubens. O segundo cada vez mais a vontade em seu novo desafio. O francês Simon Pagenaud, o jovem (vencedor da Indy Lights) Josef Newgarden e, claro, os dois da Ganassi: Dario e Dixon.
Mas, como disse, na Indy a surpresa sempre está pronta para aparecer. Bia Figueiredo, apesar de estar na forte equipe Andretti, vai correr apenas em São Paulo e Indianápolis. Isto sempre é um fator complicador.
O que tenho certeza mesmo é que teremos um grande evento e que você, Amigo da Velocidade, terá muitos momentos para divertir e emocionar.
Boa prova! Bom fim de semana! E cuide-se bem!
  1. Eduardo Almeida

    02/05/2012 03:18:10

    E agora pessoal, qual será a desculpa da band para não passar os treinos e classificação?A desculpa éra pouco ibope, só que a indy ficou em segundo lugar isso é mais do que ótimo.Não se iludam não, a band só irá passar os treinos e classificação na indy 300 o que aconteceu e em indianapolis, o resto vamos ficar na vontade, ou façamos um abaixo assinado, ou podemos esquecer já disse isso antes e repito, o pouco que conheço do funcionamento da seleção pautas, já me permite afirmar que a única chance é um abaixo assinado com uma campanha muito grande dos fãs.AbraçosEdu

  2. cesar kmiecik

    27/04/2012 22:11:44

    pena que esta cobertura fica restrita apenas em são paulo e indianápolis, a band tem um nicho de audiência gigantesca com a indy e não aproveita...

  3. PEDRO PAULO

    27/04/2012 20:48:21

    gostei bastante de ter visto duas provas completas passadas pela Band. vcs estão de parabéns. a Indy tb esta bastante competitiva. seria ótimo se Rubinho conseguisse um pódio aqui em SP

  4. Gian Richard de Lamare dos REis

    27/04/2012 17:23:23

    A Band ta de brincadeira, Você e um Cara da Indy ai eles colocam o Luciano do Vale narrar a corrida não ta certo isso tem que mudar Téo.

  5. Ana Lucia Paschoal

    27/04/2012 15:53:25

    Com tanta coisa que nada tem a ver com nossa cultura tipo hagbi, okey, baisebol e outras idiotices a band teima em ficar noticiando essa corrida de carros pelas nossas ruas, acordem, aqui é futebol e bem longe vem o basquete, fórmula indi 300? lá no texas, quem sabe.

  6. flavio

    27/04/2012 02:03:45

    bom gente primeiro lugar falta passar os treinos ao vivo depois vamos ver os brasileiros ganhar no brasil força rubinho.

  7. Waldir

    27/04/2012 00:58:21

    Meu amigo se voce acha uma porcaria, não leia, nao asista e nçao comente. Isso é prejudicial a sua saude.Para quem curte tudo isso é muito bom, e tem que ser respeitado.

  8. Angelo Daldegan de Oliveira

    26/04/2012 21:55:28

    Grande espetáculo promovido pelo Grupo Bandeirante, parabens!! Vamos torcer pra que não chova tanto. Como disse Tony DiZinno no seu ultimo post, duas músicas ilustram a indy em sampa;"Who'll Stop the rain" e "Run through the jungle".Essa última bem típica de americano sobre o Brasil.Sábado e Domingo estaremos lá, prestigiando os formulas rasgando a reta a 340km/h.Abração Teo jose!!

  9. Paulo Sérgio

    26/04/2012 20:25:36

    Pelo que vi, parece que desta vez, passarão os treinos no sábado!Ponto para Bandeirantes!! Continuem assim, não só aqui no Brasil, como depois nas outras etapas!E vamos torcer pelos brasileiros, especialmente o Barrichello!

  10. C.A.R.T. 4Ever

    26/04/2012 19:05:37

    Em primeiro lugar , isso ai é a porcaria da INDY REACE LEAGUE, em segundo nunca vai vai chegar aos pés da C.A.R.T nos tempos de André ribeiro, emerson fittipaldi, al unser, Jimmi vasser , Indy car morreu isso ai e a porcaria da IRL , categoria inutil, nunca vai chegar aos pés da verdadeira indycar controlada pela C.A.R.T. nos anos 90, essa categoria e a formula 1 , são porcarias , cuitado de quem se ilude pensando que isso ai é indycar car e o chassi HORROROSO DALLARA , saudades do Reynard e Lola, não assistam IRL!!!!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso