Blog do Téo José

Virou moda: “não tem mais bobo”

Téo José

Vou colocar a Copa de 98 como uma data, mas acredito que me refiro há um passado um pouco mais passado. Talvez 94 ou 90. Pois é, em qualquer jogo valendo entre Brasil e qualquer seleção da América do Sul, tirando Argentina e Uruguai, tinha o favoritismo absoluto. Contra Colômbia e Bolívia, com ou sem altitude, era vitória na certa. Venezuela era saber se seria com mais (ou menos) de quatro gols de vantagem. O México sempre foi simpático, mas também tínhamos total favoritismo.

Hoje o Brasil, com teoricamente seu time principal, na ''era'' Mano Menezes, fica difícil saber qual é o time principal. Encara o México e, muitos dizem, que vai ser um teste duríssimo. Concordo com quem pensa assim. Naquele tempo que me referia, não tinha dúvida em apontar favoritismo para nós. Hoje até a Costa Rica oferece resistência. É uma fase longa sem material humano? Claro que não. Neste tempo Ronaldo, Ronaldinho, Kaká já foram considerados os melhores do mundo. O problema são os treinadores. Gente como Parreira e Mano que querem inventar esquema de jogo que não cabe em uma seleção com bons jogadores. Cabe, sim, em time de cabeçudos. Enchem as equipes de volantes e mexem nas características de cada um. Inventam convocações.

A Espanha tem volantes que sabem jogar, tem jogadores habilidosos e o esquema de jogo é simples: jogar. Fazer aquilo que fazem no Real e Barcelona. Hoje os melhores times do mundo. Além disso, sabem motivar os jogadores. Este também é um trabalho duro dos treinadores, coisa que nossa turma não anda conseguindo. Tanto que tem gente, que ainda não é conhecida lá fora, uma promessa ainda, pedindo dispensa da seleção.

Claro que sempre existe pressão política. Só que hoje o que falta é gente com coragem para deixar os jogadores jogarem como fazem nos seus clubes. Não desaprendemos, ficamos sim medrosos e retranqueiros. Ficamos com a cara de treinadores. E não de nosso futebol.

Alguns vão falar que Parreira foi campeão do mundo. Foi sim e com méritos. Mas também com um futebol de pouco brilho. Viveu mais de atuações individuais de uns quatro, principalmente de um, que virou político. Pena que o treinador não aprendeu.

  1. Nesinho

    19/10/2011 19:42:17

    Gosto muito de ouvir suas narrações....só acho que vc ta exagerando qdo narra o messi jogandoParece que o cara é um genio da bola, só esquece que servindo ele tem mais um monte la no barcelona. se ele fosse esse craque que vc tanto elogia, jogaria da mesma forma na seleçãoargentina. Portanto...menos Teo José

  2. Vitor Rodrigues

    12/10/2011 00:13:31

    Grande Téo concordo literalmente com suas palavras e hoje no futebol não existe mais o conceito de galinha morta no futebol e os adversários do brasil teoricamente fracos passaram a estudar o perfil de jogo implantado pelos treinadores na seleção para realizar uma proposta de jogo diferente nos jogos contra a nossa seleção, e muitas vezes endurecer o jogo e aproveito encarecidamente este espaço para deixar uma pergunta no ar cadê aquele futebol convincente e vistoso que foi prometido durante a apresentação do Mano Menezes no ano passado? que até agora não foi resgatado durante seu trabalho.

  3. Jorge Henrique Shrodding

    11/10/2011 21:39:57

    Acredito que não só o treinador e um medroso e incompetente, mais que também a "Seleção Brasileira" está se tornando a "Seleção dos Vendidos", jogadores de hoje aqui no Brasil; só jogam com raça para mostrar sua imagem lá fora, e o técnico Mano só convoca para ganhar sua comissão na Mega Store Seleção Brasil. Há tanta corrupção nesta CBF, principalmente pelo seu maior mentor, criminoso e corrupto presidente, mafioso Ricardo Teixeira. Acho que quando o antigo técnico Dunga estava na Seleção, chutaram o balde com o nome dele, principalmente o comentárista Neto, que tem o rabo preso com o presidente do Corinthians Andres, que a princípio fez grandes mudanças no clube junto com o Grande Ronaldo, mas que tem a mesma liganção como Lixo Ricardo da CBF. Por fim a corrupção não está somente no Planalto Central, mais sim principalmente no Futebol. Esta Copa do Mundo vai ser a maior vergonha que este país pode passar, princípalmente em caixa 2, superfaturamento e desvio de verbas. Vejo que o governo prefere investir neste esporte, do que em escolas, universidades e hospitais, depois o povo que aguente as consequências deste grande roubo que estão preparando em nosso país.

  4. Virou moda: “não tem mais bobo” « JourliQ Entretenimento

    11/10/2011 16:56:25

    [...] Postado por teojose    3 Comentários [...]

  5. antonio jorge bento de oliveiraq

    11/10/2011 15:54:40

    Chegar se ridiculo o programa band esporte, so falar no corinthians, esse timinho que nunca ganho uma libertadores tem um titulo mundial arrumado, vcs que meter esse time guela abaixo, todos os apresentadores não tem mas que falar do corinthians, vamos falar do são paulo, santos, palmeira, cruzeiro, flamengo, internacional, e outros grande clubes brasileiro,e por isso que essa tão conceituada emissora, cada dia perde mas espaço para as outras, emissoras, por favor chegar de corinthinas, sera que essa emissora não um diretor uma pessoa sensata, desde ja deixo meu repudio, dessa programa de esporte, não assisto masa band.

  6. VC TA CERTO

    11/10/2011 13:12:18

    VALEU PRETO VELHO.

  7. VC TA CERTO

    11/10/2011 13:11:11

    VALEU TEO VC TA CERTO, TEMOS IR PRA CIMA DOS CARAS SOMOS O MELHORFUTEBOL DO MUNDO,NEM QUERO PENSAR EM PERDER A COPA AQUI.

  8. charles

    11/10/2011 12:55:54

    concorod em quase tudo, so tira tira a espanha do parametro de comparaçãp pq tanto ela quanto a alemanha sao os mesmo jogadores desde 2006 nao tem como comparar!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso